Hackaton 44º Semish – Veja os projetos ganhadores

Hackaton SEMISH

Aconteceu neste domingo e segunda na Universidade Mackenzie em São Paulo, dias 2 e 3 de Julho um Hackaton promovido pela Qualcomm e realizado durante o 44º SEMISH, Seminário Integrado de Software e Hardware, principal fórum científico do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC). Seis equipes trabalharam para resolver problemas do dia a dia utilizando tecnologia da Qualcomm.

Foram disponibilizados para as equipes os seguintes hardwares para dar suporte a solução de seus problemas:

  • DragonBoard 410c
  • Grove Starter Kit for 96boards

Seis Mentores ficaram a disposição das equipes, ajudando as mesmas a resolver problemas referentes à implementação de sua solução.

As três equipes campeãs estão a seguir. Uma delas foi composta apenas por mulheres, que desenvolveram uma solução para ajudar mulheres agricultoras de hortas urbanas de uma comunidade do Nordeste.

Veja a seguir a descrição da solução das três equipes campeãs.

Dona

Participantes:

  • Cleitianne Oliveira da Silva
  • Rhayane da Silva Monteiro
  • Letícia Mara Berto
  • Simony César

A solução desenvolvida tem foco em otimizar o sistema de cultivo oferecendo dados climáticos em real time para mulheres agricultoras de hortas urbanas da comunidade do Passarinho.

Segundo o médico e geógrafo Josué de Castro, a fome e a miséria não se dão pelo excesso populacional e escassez de recursos naturais, mas sim por conta da má distribuição das riquezas, concentradas cada vez mais nas mãos de menos pessoas. Castro defendia que a problemática da fome não seria resolvida com a ampliação da produção de alimentos, mas com a distribuição não só de recursos, como também da terra para os trabalhadores produzirem. A tecnologia age nesse cenário como catalizador e instrumento de empoderamento para melhor monitoramento e produção de alimentos orgânicos produzidos pelas mulheres de passarinho.

Sensores utilizados: umidade, temperatura.

Instructable: http://www.instructables.com/id/DONA-1/

BitBucket: https://bitbucket.org/leticiaberto/

Daninha’s Finder

Participantes:

  • Alessandro Murta Baldi
  • Gabriel Elias Faria Lemos
  • Leonardo Mauro Pereira Moraes
  • Sidney Maldonado
  • Ubirajara da Costa Lima Junior

Nosso trabalho tem como objetivo encontrar a erva daninha antes do plantio. Para isto utilizamos um sistema de identificação da planta e diferenciação do solo. Este processo é, atualmente, realizado através da identificação de cores por meio de gravações de máquinas desenvolvidas especialmente para isto e/ou drones. Sendo assim, temos a proposta de elaborar robôs que percorrerem o campo e identifiquem esse pontos, ou regiões afetadas, com a erva daninha.

Para isto, utilizamos uma Dragonboard 410c para analisar o terreno por meio de uma análise com um LED vermelho e um LDR, verificando a intensidade de luz refletida para identificar a cor a fim de diferenciar a planta do terreno. Em seguida, os dados coletados são enviados para uma plataforma IoT (Xively). Posteriormente, as informações são reprocessadas e apresentados numa interface gráfica online.

Instructable: http://www.instructables.com/id/Daninhas-Finder/

Jardineiro Inteligente

Participantes:

  • Antonio Sousa Veira de Carvalho Júnior
  • Bruno Georgevich Ferreira
  • Edson Damasceno Carvalho
  • Jonatas Duarte Fraga

Problema  : Desperdício de água na irrigação de culturas agrícolas

Solução    : Uma infraestrutura capaz de detectar quantos litros de água seriam necessários para irrigar uma determinada cultura de plantas diariamente.

Descrição : Foram utilizados cálculos dos métodos de evapotranspiração para identificar qual o volume de água perdido pelo solo e pela cultura, descobrindo dessa forma qual a quantidade necessária de água que deve ser injetada no sistema, para mantê-lo irrigado com o mínimo possível.

Sensores utilizados:

  • Sensor DHT11 -> Mede temperatura e umidade do ar
  • Linker Mezzanine Card

Instructable: http://www.instructables.com/id/Coleta-De-Dados-Do-Sensor-DHT11-E-Envio-Para-O-Fir/

Hackaton 44o Semish – Foto dos campeões

IMG 5016 1
Website | Veja + conteúdo

O Embarcados tem como foco inspirar qualidade e inovação tecnológica, disseminando o conhecimento da área de sistemas embarcados.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Comentários:
Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Talvez você goste:

Séries

Menu