GUIX Studio: crie interfaces gráficas (GUI) com a Plataforma Renesas Synergy™

Com o decorrer dos anos a interface gráfica (GUI) evolui atendendo as necessidades de cada período. Atualmente, é usada em diversas áreas e é necessário que a GUI seja de fácil interatividade e manuseio. Neste artigo vamos apresentar o GUIX Studio, onde é possível criar Interfaces Gráficas (GUIs) de forma rápida e otimizada usando a Plataforma Renesas Synergy .

O GUIX Studio é uma solução avançada, de nível industrial, desenvolvido principalmente para soluções embarcadas, de tempo real e IoT que necessitam de interface para usuários. Essa ferramenta permite que os desenvolvedores criem uma GUI customizada em seu desktop, e depois embarcado no microcontrolador.

Recursos do GUIX Studio

O GUIX Studio fornece um ambiente WYSIWYG (“what you see is what you get”) completo para o desenvolvimento de telas, o qual permite que o usuário arraste e solte elementos gráficos utilizados para desenvolver uma aplicação provida de interface gráfica. Desse jeito fica muito mais fácil desenvolver as telas da aplicação e a parte gráfica ainda pode ser testada no seu próprio computador, antes mesmo do seu hardware ficar pronto, graças à compatibilidade do GUIX Studio com o Microsoft Visual C!

Os usuários podem produzir fontes pré renderizadas para uso em um aplicativo usando a ferramenta de geração de fonte integrada GUIX Studio. As fontes podem incluir qualquer conjunto de caracteres, incluindo Unicode, para aplicações multilíngues e podem ser gerados em formatos monocromáticos ou anti-aliasing, que evita o serrilhamento e gera uma GUI mais nítida.

Se caso o seu projeto necessite importar arquivos nos formatos PNG e JPG ou conversão para pixelmaps o GUIX Studio atende a essas necessidades.

Possui widgets pré-definidos mas também é possível optar por customizar de acordo com a aplicação realizada, dando liberdade ao desenvolvedor para adaptar o conteúdo e aparência da UI. E também é possível adicionar outros idiomas, fazendo com que fique mais acessível ao público do seu projeto.

Contém drivers de displays genéricos para todas as formatação de cores, e é integrado com a maioria dos controladores populares de LCD e aceleradores de hardware. GUIX suporta touchscreen, caneta e dispositivos de entrada de teclado virtual.

Qualquer hardware com saída gráfica é compatível com o GUIX, e suporta múltiplos displays. Roda na maioria dos microprocessadores de 32 e 64 bits. Além de ser bem compacto usando apenas 13.2KB de FLASH e 4KB RAM para o suporte básico, sem contar a memória requerida pelo projeto.

Interfaces para o usuário

O GUIX e o GUIX Studio oferecem recursos necessários para você criar  interfaces de usuário com maior facilidade de visualização e interação. Como por exemplo, é possível simular de forma rápida e eficiente um dispositivo médico, um smart watch, alguma aplicação em automação residencial ou controle industrial.

GUIX Studio
Figura 1: Interface para aplicações médicas.
GUIX Studio
Figura 2: Interface para smart watch.
GUIX Studio
Figura 3: Interface para aplicações em automação residencial.
GUIX Studio
Figura 4: Interface para aplicações na indústria.

Instalação e primeiros passos com o GUIX Studio

A seguir, o vídeo ensina como você deve instalar e também os primeiros passos para criar uma aplicação simples com um dos exemplos que já vem no pacote de instalação. Veja como é fácil:

Para quem ainda está começando ou está com algumas dúvidas pode consultar  esse Glossário da Plataforma Renesas Synergy™ para se familiarizar com os jargões e componentes relacionados.  

Referências

Instalação e primeiros passos:

https://synergygallery.renesas.com/media/products/8/160/en-US/r11um0002eu0531_synergy_guix_studio.pdf
https://www.renesas.com/en-us/products/synergy/software/tools/guix-studio.html

* Este post foi patrocinado pela Renesas Electronics Brasil

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Software » GUIX Studio: crie interfaces gráficas (GUI) com a Plataforma Renesas Synergy™
Comentários:
Notificações
Notificar
guest
5 Comentários
recentes
antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Marco Gonzaga
Marco Gonzaga
17/05/2018 09:35

Bom dia !

Onde consigo fazer um curso em SP para aprender a utilizar a familia S7G2 ?

Grato.

Andre Oliveira
Andre Oliveira
Reply to  Marco Gonzaga
04/06/2018 08:21

Bom dia Marco,
Não conheço alguém que de treinamento para o Synergy em SP, mas para você começar, eu recomendo a literatura da Renesas:
https://www.renesas.com/en-us/products/synergy/trending/synergy-book.html

Marco Gonzaga
Marco Gonzaga
Reply to  Andre Oliveira
04/06/2018 12:21

Obrigado ! Existe este treinamento em outras cidades ? Quais seriam ?

Andre Oliveira
Andre Oliveira
Reply to  Marco Gonzaga
04/06/2018 14:54

Prezado Marco, Neste momento não temos no Brasil nenhum curso regular para a Plataforma Synergy . Estamos tentando formar algumas parcerias para termos cursos regulares, mas ainda sem definição quanto à data. Como recursos para estudos podemos indicar o canal do Youtube RenesasPresents: https://www.youtube.com/user/RenesasPresents Forum da Renesas: https://renesasrulz.com/synergy/ Também contamos com três design houses no Brasil que podem prestar consultoria em projetos e eventualmente, treinamentos. São elas: Dev Tecnologia – São Paulo/SP – http://devtecnologia.com.br/ eSysTech – Curitiba/PR – http://www.esystech.com.br/ Lactec – Curitiba/PR – http://www.institutoslactec.org.br/ E também temos webinars gravados na plataforma do Embarcados, que você pode acessar aqui: https://www.embarcados.com.br/webinars/synergy-turbinado-com-o-ssp1-4/ https://www.embarcados.com.br/webinars/webinar-renesas-s5d9-iot-fast-prototyping-kit/… Leia mais »

Marco Gonzaga
Marco Gonzaga
Reply to  Andre Oliveira
07/06/2018 11:40

Ok, Obrigado pela sua atenção e ficarei a espera de um treinamento futuro.

Talvez você goste:

Séries

Menu

WEBINAR
 
Porque o RTOS não faz o que eu quero?

Data: 28/10 às 19:30h - Apoio: Mouser Electronics
 
INSCREVA-SE AGORA »



 
close-link