Um Guia Maker para todos: Impressão 3D desmistificada

Guia Maker da Impressão 3D - Teoria e Prática consolidadas
Impressão 3D de baixo custo já não é mais novidade para ninguém. Livros e mais livros já foram publicados, desde os que tratam da eletrônica a fundo, até os que tratam da operação de algumas impressoras 3D de forma mais detalhada. Artigos sobre impressão 3D pipocam nos blogs técnicos e até o portal embarcados já teve vários deles (veja alguns no final do artigo). Muitos profissionais de embarcados e tecnologia em geral se envolveram de tal forma com a impressão 3D que são o alvo predileto dos amigos e familiares para resolver dúvidas - que impressora eu compro? Para que eu vou usar? Meu filho consegue operar? O plástico é muito caro?
 
Infelizmente, a informação desencontrada torna-se um labirinto por onde é difícil navegar. E, além das obras atuais não oferecerem uma contextualização muito prática, raramente tratam do assunto com a abrangência suficiente. Alguns livros exploram o lado de impressoras importadas de marca (geralmente traduções de obras em outras línguas), outros falam da tecnologia sem entrar nos pormenores práticos das operações de dia-a-dia, como fatiamento, limpeza e acabamento de peças.
 
É para suprir esse vácuo que criei a obra "Guia Maker da Impressão 3D - Teoria e Prática consolidadas". Além de contextualizar a impressão 3D com um viés tupiniquim (inclusive com um resgate bem detalhado da história da impressão 3D de baixo custo no Brasil), o livro tem seções bem comentadas da inserção dessa tecnologia no cenário maker. Também oferece seções sobre como ganhar dinheiro com a tecnologia e a "inovação sem fricção" que não usa patentes para os aprimoramentos. Melhor ainda, ao entrar na parte da tecnologia, a obra foi escrita para que uma pessoa de 12 anos a entenda, dado que cada elemento da impressora é explicado em termos simples, de modo que você pode recomendar ao filho do vizinho e a outros que tenham pouco contato com tecnologia.
 
O livro também não se exima de explicar com passo-a-passo cada parte da operação da impressora, em especial o fatiamento, analisando não apenas um, mas os três fatiadores de mercado mais populares, em versões atualizadas. E tem informação única que não consta em nenhuma outra obra, como um especial detalhamento do acabamento químico de peças.
 
E o melhor? O livro, todo em português, é open source. Toda a "fonte" dele, pronta para quem quiser corrigir, acrescentar ou colaborar de alguma forma, está disponível via github. Uma versão impressa dele sairá em algum momento, mas por enquanto dá para gozar dos downloads em epub, PDF, mobi e outros formatos. Ele é escrito pelo trabalho voluntário do autor e se você gostou e deseja contribuir financeiramente, aceita doações, caso em que poderá também influenciar na direção futura de novas versões.
 
 
 

Saiba mais

 
NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Cláudio Sampaio
Formado em engenharia de computação, perfil misto de administrador de sistemas Unix e desenvolvedor de software com anos de experiência, "Patola", como é conhecido, tem paixão por sistemas Linux e software livre. Envolveu-se com o Movimento Maker e explora as vantagens do uso de software livre e, quando possível, hardware livre em seus tópicos.

Deixe um comentário

avatar
 
  Notificações  
Notificar