Livro: Guia do Maker para o Apocalipse Zumbi

Guia do Maker

Recentemente a Novatec lançou a versão em português do Livro: Maker’s Guide to the Zombie Apocalypse escrito por Simon Monk e lançado pela No Starch Press.

O livro Guia do Maker para o Apocalipse Zumbi, é narrado sobre a temática do apocalipse Zumbi, onde os projetos apresentados formam um guia de sobrevivência baseados em circuitos simples, Arduino e Raspberry Pi.

Vamos explorar os detalhes desse ótimo guia de sobrevivência, cujo objetivo é colocar em prática as habilidades de um bom maker, para sobreviver a um mundo sem eletricidade, com poucos suprimentos e com perigo eminente de ser atacado a qualquer momento por uma horda de zumbis.

Aprenda a gerar sua própria eletricidade, aproveitar componentes eletrônicos de aparelhos e a criar dispositivos eletrônicos que ajudarão nessa missão sobrevivência.

Guia-do-Maker-para-o-Apocalipse-Zumbi-img-01
Figura 1 – Sobreviva ao apocalipse Zumbi
Fonte: http://dailydead.com/

Sobreviva seguindo os passos do “Guia do Maker para o Apocalipse Zumbi”

O “Guia do maker para o Apocalipse Zumbi” apresenta uma leitura divertida e envolvente, apresentando soluções para sobrevivência após o dia Z. Esse cenário permite explorar recursos e apresentar soluções criativas para sobreviver a situações que estamos acostumados a ver na ficção. São exploradas as habilidades básicas dos makers, porém para quem ainda não as possui, no apêndice B são apresentadas dicas essenciais que ajudarão nessa tarefa. O guia é dividido em 11 capítulos, onde são desenvolvidos 20 projetos, que o ajudarão a sobreviver ao apocalipse zumbi.

O primeiro capítulo apresenta uma visão geral sobre o apocalipse zumbi, introduzindo o leitor ao cenário onde serão desenvolvidos os projetos dos próximos capítulos.

O capítulo 2 aborda a geração de eletricidade, já que após o dia Z a rede elétrica provavelmente só funcionará por poucos dias. O projeto 1 exibe uma solução para carregar uma bateria automotiva através de um painel solar e um controlador de carga. Já o projeto 2 explica como aproveitar um alternador de carro em conjunto com um pedal de bicicleta para carregar uma bateria automotiva, criando um gerador movido a pedal. Esse capítulo é muito interessante, pois além de apresentar a utilidade dos projetos propostos, aborda a teoria de eletricidade de uma forma bem didática e clara, construindo a base para suprimentos de energia para os dias difíceis que você terá que enfrentar.

Após aprender a gerar sua própria energia elétrica e armazená-la em uma bateria é necessário saber utilizá-la. No capítulo 3 são apresentadas formas para alimentar dispositivos usando a bateria de carro. Você poderá usar energia armazenada na bateria, usando tomadas de acendedor de cigarro, usando alimentação USB e até mesmo usando um inversor AC, que converte os 12 V DC da bateria em 127/220 V AC, que pode alimentar aparelhos comuns. Nesse mesmo capítulo são apresentados 2 projetos. O projeto 3 que ensina como fazer a iluminação usando LEDs e o projeto 4 que ensina como criar um monitor de bateria utilizando arduino e alguns componentes externos. Estudando esse capítulo você saberá usar corretamente a energia da bateria, e poderá iluminar seu refugio durante a noite, além de conseguir monitorar a quantidade de energia da bateria.

Diante de tal situação, ocorre o desgaste físico e chega uma hora que é necessário descansar para repor as energias. Porém, para que se possa dormir com segurança, será necessário criar um sistema que consiga detectar a aproximação de zumbis à sua base. Com energia armazenada e meios para usá-la, a primeira aplicação será criar alarmes de detecção de zumbis. No capitulo 4, são exibidos 2 projetos para detecção de zumbis. O primeiro é um alarme acionado por corda e o outro um alarme de proximidade baseado em sensor PIR e Arduino. O alarme acionado por corda é bem simples de ser feito, porém há o problema do sinal sonoro gerado pela buzina, que pode atrair mais zumbis. Já o projeto de detecção usando Arduino e sensor PIR, permite que você visualize o alarme no display e também possa silenciar o buzzer. Com esses projetos você terá mais segurança para descansar.

Avançando, o capitulo 5 é focado em sistema de vigilância com Rapberry Pi, permitindo o monitoramento dos zumbis à distância. O projeto 7 apresenta uma solução para monitoramento com uma câmera USB conectada a Raspberry Pi, já o projeto 8 exibe uma solução de vigilância usando uma câmera Wi-Fi.

O capitulo 6 apresenta soluções para melhoria da base, acrescentando o acionamento remoto das fechaduras e detecção de abertura de porta. Com esse sistema instalado é possível agilizar a abertura da porta em caso de uma emergência e também detectar a entrada de intrusos.

Além do risco de ataques de zumbis, é importante ficar atento aos riscos causados no ambiente. No capitulo 7 são apresentados dois projetos, o primeiro é um alarme silencioso para incêndio e o segundo é um alarme de temperatura. São projetos que irão melhorar a segurança da sua base, e permitirá antecipar problemas futuros.

Para facilitar a leitura de sensores e também para concentrar todas as informações elaborados anteriormente, é interessante criar uma central de controle para a base. O projeto 13 exibe como criar uma central de controle utilizando Raspberry Pi (responsável por concentrar e exibir as informações) conectada a um Arduino (responsável pela interface com sensores). Você ainda pode acrescentar uma comunicação sem fio entre Arduino e Raspbery Pi, seguindo os passos do exemplo 14. Dessa forma você terá todas as informações em uma única tela.

Mesmo com todos os sistemas elaborados, pode chegar uma hora que será necessário sair da base para buscar mais suprimentos, ou até mesmo fugir para outro local. Você pode criar distrações que chamarão a atenção dos zumbis, atraindo eles para longe ou até mesmo para uma armadilha fatal. O primeiro projeto do capitulo 9 apresenta como criar distrações usando um flash de câmera. Já o segundo projeto, cria distrações através de movimentos e sons.

Em uma situação com essa é importante unir forças e encontrar bases maiores para proteção. Os capítulos 10 e 11 exibem projetos para comunicação, permitindo a busca de sobreviventes nas proximidades ou até mesmo em outra cidade. O projeto 17 exibe um transmissor de radio FM com Raspberry PI e o projeto 18 um analisado de frequência de radio com Arduino. O projeto 19 ensina como criar um sinalizador de código morse com Arduino, permitindo o envio de mensagem através sinal luminoso. O projeto 20 apresenta uma sistema de comunicação usando RF e um motor de vibração, permitindo a comunicação de forma silenciosa, entre pessoas de uma equipe.

Para dar suporte aos projetos, o livro apresenta 3 apêndices: O apêndice A exibe informações sobre os componentes usados nos projetos. O apêndice B é um guia rápido das habilidades em eletrônicas que serão necessárias para sobrevivência. Já o apêndice C apresenta uma introdução rápida ao Arduino.

Agora que você já tem todos os detalhes do livro, que tal começar a colocar em prática os projetos propostos. Para mais detalhes sobre o livro acesse esse link. Aproveite o desconto especial para os leitores do Embarcados usando o código de desconto: EMBARCADOS.

Conclusão

Sem dúvida essa é uma obra envolvente que permite o aprendizado de eletrônica e programação de uma forma divertida e didática. Apesar de ser baseada em um ambiente fictício, muitas das soluções apresentadas podem ser aplicadas em projetos do nosso dia a dia. A forma que o autor expôs a teoria, relacionada com a prática e apresentando soluções criativa, permite que o leitor desenvolva suas habilidades em projetos, e também use componentes de outros aparelhos para criar projetos inovadores.  É um excelente livro para a comunidade maker e hobbystas. Apresenta a teoria para cada projeto desenvolvido, dando uma boa noção para que o leitor possa desenvolver seus próprios projetos no futuro.

 

Ganhador do Livro  Guia do Maker para o Apocalipse Zumbi

O Embarcados realizou em parceria com a NOVATEC o sorteio de um exemplar deste livro. O sorteio foi realizado no dia 12/02/16 e o ganhador foi:

Engenheiro, especialista em sistemas embarcados. Hoje é diretor de operações do portal Embarcados, onde trabalha para levar conteúdos de eletrônica, sistemas embarcados e IoT para o Brasil.

Também atua no ensino eletrônica e programação. É entusiasta do movimento maker, da cultura DIY e do compartilhamento de conhecimento, publica diversos artigos sobre eletrônica e projetos open hardware.

Com iniciativas como o projeto Franzininho e projetos na área de educação, leva a cultura maker para o Brasil capacitando e incentivando professores e alunos a usarem tecnologia em suas vidas. Participou da residência hacker 2018 no Red Bull Basement.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Home » Livros » Livro: Guia do Maker para o Apocalipse Zumbi
Comentários:
Notificações
Notificar
guest
7 Comentários
recentes
antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Ciro Peixoto
Ciro Peixoto
10/02/2016 10:30

Cara desculpe, mas que coisa idiota este livro. Li sim, o artigo inteiro, ok?
Muita perda de tempo!!! Sorry….

E quanto aos circuitos….

Tudo baseado em outros artigos, NENHUMA CRIATIVIDADE!

Enfim, um aproveitador que quer ganhar uma grana em cima do “Walking Dead”

Nem merecia estar aqui!

Fabio_Souza_Embarcados
Fabio_Souza_Embarcados
Reply to  Ciro Peixoto
10/02/2016 11:16

Olá Ciro, obrigado pela sua resposta. O livro tem um abordagem não convencional para livros técnicos. Porém, no meu ponto de vista o livro é indicado para inciantes e o publico maker e talvez para um profissional avançado no assunto não seja tão interessante. O escritor usou essa abordagem para despertar a criatividade nos iniciantes e mostrar aplicações que podem ser usadas em projetos “makers”. Na minha opinião é um excelente livro. O livro foi muito bem aceito, inclusive por referências da área como por exemplo, Max Maxfield da EE Times, conforme sua declaração: “I devoured this book (metaphorically speaking)… Leia mais »

Rafael Paixão Buzzatto
Rafael Paixão Buzzatto
02/02/2016 08:10

Eu já tinha visto este livro diversas vezes, mas nunca tive interesse em clicar para ler ou ver algo a respeito. Mas parece ser um livro muito interessante, e o bom é que ele traz a explicação de diversos circuitos e também dos fenômenos elétricos de uma forma bem inusitada. Acredito que dessa forma seja mais fácil atrair o interesse de adolescentes e claro também de adultos para o mundo da eletrônica.

Torcendo aqui para ganhar esse sorteio, mas caso não ganhe tratarei de adquirir um exemplar!

Obrigado por trazer essa resenha Fábio.

Abçs

Fabio_Souza_Embarcados
Fabio_Souza_Embarcados
Reply to  Rafael Paixão Buzzatto
02/02/2016 08:48

Olá Rafael, realmente é um livro bem interessante. Gostei da forma que foram apresentados os projetos, soluções e teorias. Foram apresentados projetos bem criativos mas sem deixar de lado a teoria.

Boa sorte no sorteio.

Abraços

Ciro Peixoto
Ciro Peixoto
Reply to  Fabio_Souza_Embarcados
10/02/2016 11:49

Desculpe Fábio. Discordo 180Graus. Ensinar eletrônica ou seja lá o que for a “nivel principante” não tem nada a ver com isto!!! —- A revista SABER ELETRÔNICA na sua Época (e exalto aqui o Sr. Newton Braga que mantem um excelente site, agora que se”aposentou” – Esta entre aspas porque ele jamais fará isto, pois tem o ensino correndo nas veias) nunca substimou as pessoas, sempre ensinando eletrônica com seriedade e objetivo (Eu escrevi, na época para a NE e dois anos contratado pela NOVA ELETRONICA – EDITELE) http://www.newtoncbraga.com.br/ Agora fazer um livro misturando esta estória de Zumbis (que é… Leia mais »

Fabio_Souza_Embarcados
Fabio_Souza_Embarcados
Reply to  Ciro Peixoto
10/02/2016 12:39

Todos os canais e profissionais citados são excelentes, fizeram e estão fazendo um excelente trabalho. Eu admiro e acompanho a maioria. O intuito desse artigo é apresentar o livro para a comunidade para que fique mais fácil a decisão de compra ou não do livro. Infelizmente o ensino da eletrônica hoje está difícil e vejo que estão buscando outras alternativas para despertar a curiosidade e criatividade dos alunos. Hoje está tudo na mão e não precisa mais “pensar” para fazer uma aplicação, em muitos casos é só pegar um arduino e copiar um código. Apesar de ter um cenário baseado… Leia mais »

Ciro Peixoto
Ciro Peixoto
Reply to  Fabio_Souza_Embarcados
10/02/2016 13:06

Veja bem Fábio: Não estou aqui fazendo apologia ao crime de graça. Voce tem experiencia e muito boa vontade principalmente pelo fato de estar aqui (de graça) procurando incentivar o aprendizado nesta area realmente muito carente de bons exemplos….. Mas, o buraco é mais embaixo: Hoje temos nosso pais vendido e entregue nas mãos de gente que oprime o “pensar” e se não fosse pela INTERNET realmente acho que seria pior… E quando digo nosso pais diigo nós brasileiros que preferimos o facil, o lúdio ALL THE TIME!!! Caraca, o ARDUINO é um ótimo proejto. Tem no seu cerne a… Leia mais »

Talvez você goste:

Nenhum resultado encontrado.

Séries

Menu