GPS: Tecnolocia GNSS nos mantém na direção certa

Existem mais de 4.000 satélites orbitando a Terra, e cada um opera em um sistema diferente. GPS refere-se ao sistema de posicionamento global de propriedade do governo dos EUA. GNSS refere-se ao Sistema Internacional de Satélites Multiconstelação que inclui GPS, GLONASS (russo), Baidu (chinês), Galileo (Europa) e qualquer outro sistema de constelação.

Sistemas diferentes, designs diferentes. Mas o conceito é o mesmo. Os satélites combinam-se com os receptores para determinar a latitude e longitude de qualquer receptor por meio de triangulação. Podemos acessar esses dados interconectados em tempo real por meio de telefones celulares, dispositivos IoT e outros meios. Tem aplicações em quase todas as esferas da vida, incluindo comércio e fins militares. No comércio, eles ajudam a levar nossos ativos do Ponto A ao Ponto B. Os militares usam a tecnologia há décadas.

Os engenheiros de projeto têm uma variedade de produtos para dispositivos que exigem soluções de posicionamento global. Neste texto avaliaremos tecnologias da STMicroelectronics, módulos IoT da Quectel Wireless Solutions e redes sem fio LoRa e LoRaWAN da Advantech.

Placas, Módulos e Redes Sem Fio

A placa de avaliação STMicroelectronics AEK-COM-GNSST31 testa o módulo GNSS Teseo-LIV3F certificado com IC receptor Teseo III embarcado. A placa é usada em conjunto com o firmware X-CUBE-GNSS1 para fornecer a funcionalidade necessária de aquisição, rastreamento, navegação e saída de dados sem suporte de memória externa. A placa também pode ser conectada a um MCU SPC5 para desenvolvimento de aplicativos automotivos como parte da iniciativa AutoDevKit™. O módulo é preciso e reduz o tempo até a primeira correção (TTFF) por causa do oscilador de cristal com compensação de temperatura de 26 MHz (TCXO) integrado e do oscilador de relógio em tempo real (RTC) de 32 KHz.

Os módulos GNSS IoT da Quectel Wireless Solutions são compatíveis com aplicações como máquina a máquina (M2M), dispositivos portáteis, assistentes digitais pessoais automotivos, de segurança e industriais. O módulo L96 possui uma antena de chip embarcado, trinta e três canais de rastreamento, noventa e nove canais de aquisição e 210 canais PRN. O módulo L86 Patch on Top (POT) inclui uma antena patch e usa o chipset GNSS de nova geração da MediaTek, MT3333. O módulo GPS L80 POT possui um encapsulamento que economiza espaço, ideal para dispositivos em miniatura.

O módulo sem fio Advantech WISE-4610 LoRa e LoRaWAN é um módulo de E/S de rede de longa distância de telecomunicações sem fio que permite comunicações de longo alcance e baixa taxa de dados entre aplicações IoT. O WISE-4610 suporta sistemas GPS/Galileo/BeiDou/GLONASS e opera com tensão de entrada de 10VDC a 50VDC e um alcance externo de linha de visão de 5km. Este módulo LoRaWAN possui uma potência de transmissão de até +18dBm e proporciona longa vida útil da bateria devido ao baixo consumo de energia da rede LoRa.

Conclusão

A tecnologia GPS e GNSS nos permite continuar caminhando na direção certa. Em conjunto com os receptores, eles determinam onde estamos e nos ajudam a encontrar nossos destinos. Como os sistemas de posicionamento global fornecem dados para tantos dispositivos, soluções inovadoras de design de navegação sempre serão possíveis graças a essa tecnologia.

Artigo escrito por Tommy Cummings e publicado no blog da Mouser Electronics: New Tech Tuesdays: GPS, GNSS Technology Keeps Us Going in the Right Direction

Traduzido por Equipe Embarcados.Visite a página da Mouser Electronics no Embarcados

(*) este post foi patrocinado pela Mouser Electronics

JUNTE-SE HOJE À COMUNIDADE EMBARCADOS

Sem licença Creative Commons
Home » Engenharia » GPS: Tecnolocia GNSS nos mantém na direção certa
Comentários:
Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Talvez você goste: