Gesto: a maior plataforma de controle por gestos

gesto

Hoje em dia, quando se fala em controle por gestos pensamos em câmeras nos filmando, executando algoritmos complexos que reconhecem apenas gestos muito específicos, após repetidas calibrações. A empresa Gesto tem como propósito mudar esse paradigma.

Totalmente open-source e com uma plaquinha baseada no microcontrolador ATMEL Atmega, a Gesto Caelum é uma placa com 4 cm de comprimento e largura, capaz de reconhecer uma vasta gama de gestos/movimentos que podem ser usados para controlar qualquer dispositivo por comunicação Bluetooth.

dimensoes-gesto
Dimensões do gesto

É o usuário quem cria os gestos dependendo da aplicação: movimentos dos dedos, movimentos da mão, ou de outra parte do corpo, desenhos no ar, e permite até mesmo que a superfície seja transformada numa interface de toque (touch). Caelum unifica a maioria dos sistemas de reconhecimentos de gestos num só dispositivo.

gestos-hardware
Gestos: hardware

Isso é possível devido a utilização de 4 sensores musculares e 1 acelerômetro de três eixos. O Bluetooth da Caelum tem HID (Human Interface Device) o que significa que é visto como um periférico por outro dispositivo (como um teclado ou mouse é visto pelo computador), enviando comandos diretamente sem aplicações rodando em background: teclas isoladas de teclado ou combinações, clicks de mouse, movimentos do mouse, media keys, entre outras.

esquematico-gesto
esquematico-gesto

Como funciona? Com dois passo apenas. Imagine que queira controlar os slides de powerpoints no computador com gestos:

1 – Sincronize o Caelum com o seu Smartphone. Com a app de Setup, cria os gestos e escolhe os comandos que desejar. Para o exemplo considerado, criou-se dois gestos: mover a mão para a esquerda e mover a mão para a direita. No app seleciona-se os comandos “left arrow key” e “right arrow key”, respectivamente.

 

gesto
Gesto

2 – Sincronize o Caelum com o dispositivo que deseja controlar e utilize gestos para controlar. Neste caso, abra o powerpoint e mude os slides com gestos como se tivesses a usar um teclado.

Como o projeto é open-source, o sotfware disponível pode ser usado para outro tipo de aplicações como análise muscular e ergonomia, tais como reabilitação motora, performance e técnica de atividades físicas/desportivas. Gesto Caelum tem a vantagem de não precisar de elétrodo de referência, diminuindo o ruído nas medições e facilitando o seu uso na prototipagem de dispositivos weareables.

A Gesto vai começar uma campanha de crowdfunding muito em breve para pre-order da Caelum de uma versão compatível com Arduino divulgada apenas na campanha. Subscreva no site para ser notificado quando a campanha começar.

A Gesto tem lançado vários demos e aplicações nas redes sociais (Facebook, Twitter, Youtube, Google+, LinkedIn), lá você pode seguir todos os progressos e desafiá-los a experimentar novos gestos ou aplicações.

Veja o video abaixo:

Não há nenhum hardware disponivel atualmente. Quando for liberados, o post será atualizado.

O texto foi enviado pelo pessoas do Projeto Gesto e traduzido por mim, Thiago Lima.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Comentários:
Notificações
Notificar
guest
1 Comentário
recentes
antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
André Lucas Silva
André Lucas Silva
09/06/2015 00:02

Sensacional! Alguma aplicação ou trabalho já desenvolvido pensando em acessibilidade? Acredito que possa ser a maior contribuição do Projeto Gesto.

Talvez você goste:

Séries

Menu