Genuino 101

genuino101 1

A empresa Arduino lançou a placa Genuino 101 com um módulo Intel como a unidade principal de processamento. Você pode ler sobre o lançamento dessa placa no post de Fábio Souza publicado no Embarcados ou mais um pouco sobre essa placa no post publicado pela Mouser neste link.

O processador que comanda essa placa faz parte do Módulo Intel Curie. Ele traz um processador de 32 bits Quark dual core com duas arquiteturas, x86 e ARC (Argonaut RISC Core), operando a 32 MHz cada core, com 24 KB de memória RAM, 196 KB de memória Flash e 20 IOs que suportam até 5V, 4 dos quais podem ser usados como PWM e 6 como ADC. Toda a lógica é feita em 3V3.

Como periféricos já inclusos na placa, destacam-se os seguintes componentes:

  • Módulo Bluetooth Low Energy;
  • Acelerômetro de 6 eixos;
  • Giroscópio;
  • RTC – Real Time Clock.

O BLE, o acelerômetro e o giroscópio, todos eles estão integrados no Módulo Intel Curie, junto com o processador dual core Quark. Esse módulo possui encapsulamento BGA, sem pinos aparentes e está no meio da placa. A antena do Bluetooth fica em uma das extremidades da placa.

O interessante foi que o pessoal do Arduino fez com que a placa realmente parecesse uma placa Arduino UNO com BLE e com acelerômetro de 6 eixos. O conector USB também manteve-se o mesmo. O pessoal do Arduino continuou usando nessa placa o conector USB mini B.

A placa vem com um RTOS desenvolvido pela própria Intel e seu código fonte estará disponível em breve.

A placa traz onboard 3 circuitos integrados que são conversores bidirecionais de tensão da Texas Instruments, LSF0108, que são responsáveis pela conversão de nível lógico de 3V3 para 5V.

Há uma memória Flash externa que também pode ser usada no desenvolvimento de sua aplicação. O CI escolhido para essa placa é o Winbond-Electronics W25Q16DVSSIG.

Um conector de alimentação externa está disponível e pode ser alimentado até 17V. Um conversor da Texas Instruments é responsável pela conversão de tensão de entrada para 5V, o TI TPS62153RGT. Para conversão de 5V para 3V3 da alimentação de entrada, a placa conta com o CI LM1117DTX-3.3 da Texas. 

A placa possui dois botões de Reset: Um master Reset, que reinicia todo o sistema, incluindo o RTOS que vai na placa, e também um Reset que apenas reseta os sketches de Arduino.

genuino101-3

Acesse o esquemático completo neste link.

Para programar o Genuino 101

Para programar a placa é necessário que se utilize uma versão 1.6.7 ou mais nova.

Algumas bibliotecas disponíveis para o Curie podem ser acessadas na sessão de exemplos:

  • CurieBLE – Para controlar o Bluetooth Low Energy;
  • Curei EEPROM – Funções para uso da memória;
  • CurieI2S – Funções para comunicação I2S;
  • CurieIMU – Para controlar o Acelerômetro de 6 eixos e o Giroscópio;
  • CurieSoftwareSerial – Para comunicação Serial;
  • CurieTimer – Para controlar os Timers;
  • CurieTimerOne – Para controlar o Real-Time Clock.
IDE Arduino 1.6.9 com a biblioteca Intel Curie para o Genuino 101
IDE Arduino 1.6.9 com a biblioteca Intel Curie

Nos próximos textos vou mostrar como é facil programar essa placa. Caso já tenha utilizado esse Arduino, deixe o seu comentário.

Website | Veja + conteúdo

Sou formado em Engenharia Elétrica na USP Sao Carlos, com mestrado em Engenharia Elétrica no Rochester Institute of Technology pelo CsF. Tenho 17 anos de experiência em projetos de circuitos eletrônicos. Escrevo regularmente para o Embarcados, adoro eventos sobre tecnologia, onde posso rever amigos e conhecer pessoas do ramo.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Comentários:
Notificações
Notificar
guest
1 Comentário
recentes
antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Ciro Peixoto
Ciro Peixoto
04/07/2016 15:06

É curioso ter ficado de fora a integração com a internet embora tenha o Bluetooth. É uma placa interessante e barata para se testar programas para o Módulo Intel Curie que convenhamos é um verdadeiro canhão se comparado com os singelos ATMEGA. Não sei se existirá emprego para tal maquina nas aplicações ditas “Maker” (vai saber lá o que é isto de fato!) mas como tudo que tem “duino” dá grana…. Olha, pra falar a verdade o que vale a pena nesta placa é a possibilidade de programar a CPU com a estrutura simples do Arduino…. Só observo que não… Leia mais »

Talvez você goste:

Séries

Menu