Conheça a Gedeaninha - Uma plataforma Arduino para projetos vestíveis e makers

Olá gente! Hoje venho falar de uma campanha de arrecadação coletiva para uma uma placa nacional com o propósito de ser uma alternativa à Arduino Lilypad: a Gedeaninha.

 

Gedeaninha - Embarcados
Octavio Nogueira, da Tato Equipamentos, foi o responsável pelo desenvolvimento. Ele já desenvolveu vários projetos, dentre eles a Tatuino. Expliquei a necessidade de uma versão Arduino para wearable que fosse fácil de encontrar e de preço acessível.

 


Para quem é usuário de Lilypad Arduino, sabe dos muitos desafios em utilizá-la. Como é uma versão de Arduino sem USB, é necessária a conexão de um conversor serial para gravação. Acarreta alguns erros, principalmente porque os pinos não são demarcados.

 

 

Detalhes da Gedeaninha

 

A Gedeaninha foi baseada em meu logotipo, possui cerca de 52 mm de altura, 44 mm de base e 1 mm de espessura. Trata-se de uma plataforma com microcontrolador Attiny841, uma alternativa ao consagrado Attiny85 com mais pinos. Possui 8 pinos disponíveis na placa mais um GPIO para os leds dos ‘olhos’ e um GPIO para um botão. Abaixo segue esquemático da plataforma:

 

Assim como o Arduino Gemma e Franzininho, a Gedeaninha já possui entrada USB, porém seu maior diferencial é ter um micro USB na coroa (parte superior), onde você pode plugar o cabo micro USB de um celular Android.

 

Gedeaninha - Embarcados
A seguir, um passo a passo para utilização da Gedeaninha com Arduino IDE.

 

 

Tutorial Gravação de sketchs na IDE Arduino

 

Utilizei a versão 1.8.5 da IDE Arduino, porém, se a versão permitir a instalação de placas (como ESP8266, Adafruit, etc) já é possível a utilização.

 

No menu Arquivo => Preferências…  copie e cole o seguinte endereço .JSON em URLs Adicionais para Gerenciadores de placas.

 

https://raw.githubusercontent.com/watterott/Arduino-Boards/master/package_watterott_index.json

Gedeaninha - Embarcados


Caso já tenha instalado outras placas por este método, separe os links por vírgulas. Clique em OK para fechar a janela.

 

Em Ferramentas =>Placas => Gerenciador de placas, escolha a opção Watterout AVR Boards e clique em Instalar.

 

Quando terminar, aparecerá a palavra INSTALLED em letras verdes no título, conforme a figura. Clique em OK.

 

Gedeaninha - Embarcados

 

Agora selecione a placa em Ferramentas => Placa => Attiny841 (8 MHz). Vamos gravar o Blink como exemplo.

 

Gedeaninha - Embarcados

 

Ao conectar a placa ao computador, não será reconhecida nenhuma porta USB. Isto se deve à placa não possuir serial (trata-se de uma versão V-USB, como a Franzininho). Portanto, não é possível realizar leituras no Serial Monitor.

 

Abra o sketch Blink em Arquivos => Exemplos => Basics => Blink. Para carregar o sketch, clique no ícone com seta para direita (Upload).

 

Aperte o botão RESET (botão próximo aos ‘olhos’ da placa) para ativar o modo de bootloader. Se tudo ocorrer bem, aparecerá no rodapé a mensagem conforme a imagem abaixo:

 

Gedeaninha - Embarcados

 

Placa em funcionamento

 

Gedeaninha - Embarcados

 

Algumas dicas

 

  • A IDE no Windows (no meu caso) demora um certo tempo para compilar o arquivo. Preste atenção à barra de status sendo preenchida em verde à direita, próxima ao rodapé. Quando ver a palavra CARREGANDO aperte o botão RESET para ativar o modo bootloader;
  • Nas versões MAC e Linux este carregamento é quase simultâneo à compilação. Ao clicar em UPLOAD, já aperte o botão RESET. Este procedimento deve ser rápido, pois pode gerar erros na hora de gravar.

 

 

Financiamento coletivo

 

Para divulgação e arrecadação de fundos para a produção da Gedeaninha, criamos uma campanha no Catarse chamada Gedeaninha - Placa de Desenvolvimento.

 

Gedeaninha - Embarcados

Trata-se de uma campanha flexível, ou seja, independente de atingirmos a meta ou não, faremos e entregaremos as recompensas.

 

Temos além do apoio da Tato Equipamentos a DuoNerds, que fará os adesivos entregues para recompensas a partir de R$ 10,00; a Mouser e o Instituto Newton C. Braga.

 

Entre as recompensas, você tem a placa com kit de adesivos por R$ 60,00, kits com leds wearables e linha condutiva. Lembrando que a campanha se encerrará em 12/5/2018 e os itens serão enviados a partir do encerramento. Os fretes serão por conta dos apoiadores.

 

Seja um apoiador desta campanha, incentivando o desenvolvimento de plataformas brasileiras. Compartilhe com sua rede de contatos e realize sua contribuição. Acesse catarse.me/gedeaninha.

 

Há um repositório no Github com as informações e imagens do projeto. Acesse aqui.

 

Agradeço à galera do Embarcados pelo apoio e oportunidade de divulgação. Muito obrigada a todos e até as próximas!

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Gedeane Kenshima
Mestranda em Automação e Controle de Processos, Engenheira de Controle e Automação, Técnica em Automação Industrial, todos pelo IFSP. Pesquisadora no LABORE (Laboratório de Robótica e Reabilitação do IFSP). Hobbista e Maker, realizou projetos, palestras e oficinas nas áreas de Arduino, Wearables voltados para entretenimento e Mulheres no mundo Maker. Fã de Angry Birds ?

Deixe um comentário

avatar
 
  Notificações  
Notificar