Garotas Makers - Mulheres brasileiras que inspiram na Tecnologia

Figura 1 - Garotas Makers (fonte: própria)

Olá pessoal! Este ano tive a ideia de inspirar mulheres para o mundo Maker através de histórias, inicialmente, de cinco mulheres que possuíam projetos e iniciativas estilo Faça-você-mesmo, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, em março.

 

Porém, a repercussão foi tão boa que buscamos outras histórias inspiradoras, que nos geraram cinco temporadas, com 24 artigos no total. Hoje, falaremos resumidamente sobre cada uma, que estão em diversas regiões do Brasil.

 

Marcela Santos: Professora, Mestra em Engenharia Elétrica pela UFRGS e Engenheira de Computação pela UFRN, Marcela Santos é natural de Anápolis-GO e reside em Porto Alegre-RS. Realiza e coordena diversas atividades de incentivo a mulheres e crianças para Tecnologia. Possui um blog sobre Mundo Maker, Robótica e Tecnologia chamado A Jornada de Tchellita.

 

Garotas Makers - Marcela Santos
Figura 1 - Marcela Santos

 

Confira a história completa: https://innovation.embarcados.com.br/garotas-makers-parte-1/

 

Giane Mariano: Estudante de Tecnologia em Análise de Sistemas pela Fatec Carapicuíba, Giane Mariano Pedro é de Osasco-SP. Se interessou por Arduino após participar de uma feira náutica e atualmente tem se dedicado ao seu trabalho de Graduação com Arduino e redes, além de projetos de incentivo a mulheres na Tecnologia.

 

Giane Mariano
Figura 2 - Giane Mariano

 

Confira a história completa em: https://innovation.embarcados.com.br/garotas-makers-parte-2/

 

Thainá Moraes: Graduanda em Engenharia de Controle e Automação pelo IFMT, Thainá de Oliveira Moraes é Maker e Youtuber do Canal Arduino Brasil, idealizado por Josué Nascimento Jr, em Cuiabá-MT. Pelo Canal, ela tem divulgado conhecimentos básicos de programação e Eletrônica, entrevistas e diário de Bordo de viagens do grupo.

 

Thainá Moraes
Figura 3 - Thainá Moraes

 

Confira a história completa em: https://innovation.embarcados.com.br/garotas-maker-parte-3/

 

Carolina Darski: Graduada em Ciências da Computação pela Unisinos, Carolina de Oliveira Darski mora em Canoas-RS e é desenvolvedora pela SAP Labs Latin America. Desenvolveu projetos de monitoramento de sinais vitais e Clouds com Arduino Yun, Lilypad e Nano, o que a levou a palestrar na The Developers Conference Porto Alegre.

 

Carolina Darski
Figura 4 - Carolina Darski

 

Confira a história completa em: https://innovation.embarcados.com.br/garotas-makers-parte-4/

 

Lhaís Rodrigues: Estudante de Engenharia da Computação pela UFPE, Lhaís Rodrigues Silva é de Recife-PE e realizadora de projetos de incentivo à mulheres na Tecnologia e denúncia de violência contra a mulher. Participou de diversas atividades em comunidades e eventos, com projetos e palestras sobre Tecnologia.

 

Lhaís Rodrigues
Figura 5 - Lhaís Rodrigues

 

Confira a história completa em: https://innovation.embarcados.com.br/garotas-makers-parte-5/

 

Thallyta Cristina: Estudante de Engenharia Elétrica pela UNESP Guaratinguetá, Thallyta Cristina Pedroso mora em Guaratinguetá-SP e é membra da equipe FEG-Robótica, pela Universidade onde estuda. Realiza e auxilia no desenvolvimento da eletrônica de robôs de combate, e também faz trabalhos sociais pela equipe, divulgando robótica em escolas públicas.

 

Thallyta Cristina
Figura 6 - Thallyta Cristina

 

Confira a história completa em: https://innovation.embarcados.com.br/garotas-makers-ii-parte-1/

 

Juliana Karoline: Estudante de Engenharia da Computação pela Universidade Federal de São Carlos, Juliane Karoline de Sousa é natural de Franca-SP, reside atualmente em São Carlos-SP e é co-fundadora do Grupo Pyladies São Carlos. Tem realizado projetos envolvendo plataformas Intel de desenvolvimento, e atuado no crescimento de mulheres nos cursos de Tecnologia.

 

Juliana Karoline
Figura 7 - Juliana Karoline

 

Confira a história completa em: https://innovation.embarcados.com.br/garotas-makers-ii-parte-2/

 

Sileide Campos: Estudante de Engenharia da Computação e Engenharia de Controle e Automação pela Faculdade Área 1, Sileide Santana Campos é de Salvador-BA e tem atuado em projetos envolvendo robótica e automação residencial. Venceu concursos na Campus Party e Embarcados, foi juíza em torneios de Robótica e tem realizado palestras. Também atua em segmento empreendedor.

 

Sileide Campos
Figura 8 - Sileide Campos

 

Confira a história completa em: https://innovation.embarcados.com.br/garotas-makers-ii-parte-3/

 

Dayane Kelly: Estudante de Engenharia da Computação pela UFPE, Dayane Kelly Rodrigues da Silva mora em Recife-PE e trabalha na área de robótica da empresa CESAR. Desenvolve projetos na área de Robótica pela empresa onde trabalha e a CIn-UFPE, onde estuda. Também atua no desenvolvimento de apps.

 

Dayane Kelly
Figura 9 - Dayane Kelly

 

Confira a história completa em: https://innovation.embarcados.com.br/garotas-makers-ii-parte-4/

 

Rafaella Tolesani: Formada Gestão Empresarial pela FATEC Americana, Comunicação Visual pela ETEC Americana e Moda e Estilo pelo SENAC Americana, Rafaella Tolesani Pereira Verdi mora em Americana e atualmente é professora e coordenadora escolar na Little Maker, ensinando crianças a realizarem seus próprios projetos no mundo maker.

 

Rafaella Tolesani
Figura 10 - Rafaella Tolesani

 

Confira a história completa em: https://innovation.embarcados.com.br/garotas-makers-iii-parte-1/

 

Jordane Gabriella: Ex-aluna do curso Técnico em Informática no IFG Inhumas, Jordane Gabriella Soares de Oliveira Pires mora em Goianira-GO e possui enorme desejo em cursar Engenharia de Software. Realiza projetos, palestras e mini cursos sobre programação e seu projeto envolvendo coleta de dados para área ambiental e florestal.

 

Jordane Gabriella
Figura 11 - Jordane Gabriella

 

Confira a história completa em: https://innovation.embarcados.com.br/garotas-makers-iii-parte-2/

 

Elaine Martins: Graduada em Ciência da Computação pela PUC-PR e cursando pós Graduação em Banco de Dados, Elaine Martins da Silva é de Curitiba-PR e realiza pesquisas sobre células-tronco na PUC-RS. Realiza projetos com Arduino e Raspberry Pi envolvendo Astronomia, controle de acesso e automação residencial.

 

Elaine Martins
Figura 12 - Elaine Martins

 

Confira a história completa em: https://innovation.embarcados.com.br/garotas-makers-iii-parte-3/

 

Audrey Oliveira: Mestranda em Ciência da Computação pela Unicamp e Engenheira de Computação pela Faculdade de Ciência e Tecnologia de Montes Claros, Audrey Malone Alencar Oliveira é natural de Montes Claros-MG e reside em Campinas-SP. Realiza projetos na área maker envolvendo IoT, apps e Arduino. Também realizou palestras sobre Arduino Lilypad e Wearables.

 

Audrey Oliveira
Figura 13 - Audrey Oliveira

 

Confira a história completa em: https://innovation.embarcados.com.br/garotas-makers-iii-parte-4/

 

Carla Barcellos: Técnica em Informática (ISERJ) e em Mecatrônica (FUNCEFET), estudante de Ciência da Computação pela Faculdade Veiga de Almeida, Carla Teixeira Barcellos é do Rio de Janeiro-RJ e realiza projetos juntamente com seus pais envolvendo Arduino, Raspberry Pi, Eletrônica, programação e conectividade. Tem apresentado seus projetos em eventos de tecnologia no RJ.

 

Carla Barcellos
Figura 14 - Carla Barcellos

 

Confira a história completa em: https://innovation.embarcados.com.br/garotas-makers-iii-parte-5/

 

Bruna Santos: Técnica em Meio Ambiente pela ETEC Jacareí, Formada em Ciência e Tecnologia e estudante de Engenharia Biomédica pela UNIFESP São José dos Campos, Bruna Maria dos Santos é de São José dos Campos e mora em Jacareí, SP. Seus projetos são voltados à área médica, como próteses em impressão 3D e projetos envolvendo Arduino e eletrônica.

 

Bruna Santos
Figura 15 - Bruna Santos

 

Confira a história completa em: https://innovation.embarcados.com.br/garotas-makers-iv-parte-i/

 

Elis Cruz: Formada em Química pela Faculdade Osvaldo Cruz, com especialização em Química pela Faculdade Osvaldo Cruz e  UNESP, Ciências Biológicas e Pedagogia pela Uninove, Elisângela Cruz de Carvalho mora em São Paulo-SP e é professora orientadora de informática na EMEF José Hermínio Rodrigues, em São Paulo. Realiza projetos com seus alunos envolvendo programação em Scratch e robótica com Arduino em kits educacionais.

 

 

Elis Cruz
Figura 16 - Elis Cruz

 

Confira a história completa em: https://innovation.embarcados.com.br/garotas-makers-iv-parte2/

 

Jamille Cerqueira: Formada em Sistemas de Informação pela Faculdade Santíssimo Sacramento e mestranda em Computação Aplicada pela UEFS, Jamille Cerqueira é de Inhambupe e mora em Alagoinhas, BA. Atua como professora de Códigos Digitais no Colégio Cenecista, organiza eventos na área de Tecnologia na Bahia,palestras na área de programação e Arduino, sobre seu projeto de TCC. Também atua na mentoria de projetos.

 

Jamille Cerqueira
Figura 17 - Jamille Cerqueira

 

Confira a história completa em: https://innovation.embarcados.com.br/garotas-makers-iv-parte-3/

 

Erika Takata: Técnica em Processamento de Dados, Bacharel em Direito pela USCS e pós graduada em Direito Empresarial, Erika Mayumi Takata é de São Caetano do Sul-SP e atua na Secretaria de Planejamento do Estado de SP. Realiza projetos com Arduino e participa de eventos na área Hacker, Maker e Empreendedorismo.

 

Erika Takata
Figura 18 - Erika Takata

 

Confira a história completa em: https://innovation.embarcados.com.br/garotas-makers-iv-parte-4/

 

Laís Bandeira: Estudante de Engenharia de Computação na UFPE, Laís Bandeira Miranda da Silva é de Olinda-PE e realiza projetos makers desde a infânica. Apaixonada por Robôs, participa de campeonatos e torneios de robótica em Pernambuco.

 

Laís Bandeira
Figura 19 - Laís Bandeira

 

Confira a história completa em: https://innovation.embarcados.com.br/garotas-makers-iv-parte-5/

 

Lucia Nobuyasu: Formada em Design de produto pela UNESP Bauru, Lucia Nobuyasu Guimarães mora em Bauru-SP. Seu projeto de TCC explora a área maker para desenvolvimento de figurinos, resultando num projeto Wearable chamado LUCEM.

 

Lucia Nobuyasu
Figura 20 - Lucia Nobuyasu

 

Confira a história completa em: https://innovation.embarcados.com.br/garotas-makers-v-parte-1/

 

Denise Barros: Tecnóloga em Banco de Dados pela FATEC São José dos Campos e Mestranda em Engenharia da Computação pelo ITA, Denise Alves de Barros é natural de Campos do Jordão e atualmente mora em São José dos Campos, SP. Realizou projeto de Graduação na área de Wearables, que obteve muito sucesso, por isso participou de bancas de TCC e ministrou palestras e cursos de férias.

 

Denise Barros
Figura 21 - Denise Barros

 

Confira história completa em: https://innovation.embarcados.com.br/garotas-makers-v-parte-2/

 

Vitória Carolina: Estudante do 3º Ano do Ensino Médio no Colégio Objetivo Baixada, Vitória Carolina Ferreira Pereira é natural de Santos e mora em São Vicente, litoral de São Paulo. Realizou um projeto na área maker, sendo finalista na FEBRACE 2016. Também atua como voluntária em eventos de Tecnologia.

 

Vitória Carolina
Figura 22 - Vitória Carolina

 

Confira a história completa em: https://innovation.embarcados.com.br/garotas-makers-v-parte-3/

Carla Werkhaizer: Formada em Publicidade e pós graduada em Design, ambas pela PUC Minas, Carla Queiroga Werkhaizer mora em Belo Horizonte-MG e lidera duas comunidades makers em BH, chamadas BH Arduiners Meetup e Movimento Maker Minas. Realiza projetos e eventos com estas comunidades, envolvendo Arduino, impressão 3D entre outros.

 

Carla Werkhaizer
Figura 23 - Carla Werkhaizer

 

Confira a história completa em: https://innovation.embarcados.com.br/garotas-makers-v-parte-4/

 

Ana Assis: Estudante do 3º ano do Ensino Médio no IFMT, Ana Carolina Silva de Assis é de Cuiabá-MT. Realiza juntamente com o Canal Arduino Brasil projetos e vídeos tutoriais e diários de bordo. Também atua em oficinas de Arduino em escolas de Cuiabá, juntamente com a equipe.

 

Ana Assis
Figura 24 - Ana Assis

 

Confira a história completa em: https://innovation.embarcados.com.br/garotas-makers-v-parte-5/

 

Espero que tenham se inspirado a integrar o Movimento Maker e desenvolver projetos, oficinas, palestras e organizar eventos em sua comunidade, cidade e região. Agradeço a cada Garota Maker que se dispôs a escrever sua história, que é contada em eventos por mim através de palestras e em breve fará parte de um projeto futuro.

 

Deixe seu comentário, sugestão ou dúvidas abaixo, conte a história que lhe inspirou e seja sempre alguém que participa e incentiva a presença da mulher no Movimento Maker! 

 

Lugar de mulher é onde ela quiser, inclusive na Tecnologia! Vamos juntas! We can do it!

Mestranda em Automação e Controle de Processos, Engenheira de Controle e Automação, Técnica em Automação Industrial, todos pelo IFSP. Atualmente trabalha como Técnica de Laboratório Jr no Fab Lab Insper. Pesquisadora no LABORE (Laboratório de Robótica e Reabilitação do IFSP). Hobbista e Maker, realizou projetos, palestras e oficinas nas áreas de Arduino, Wearables voltados para entretenimento e Mulheres no mundo Maker. Fã de Angry Birds 😀