O Futuro da Automação Industrial

Automação Industrial

O desenvolvimento das tecnologias para a Indústria 4.0 está em ritmo acelerado. Há motivos para otimismo de que o futuro da automação industrial será escalável, aberto e integrado. Neste texto vamos explorar algumas das principais tendências destinadas a impactar os fabricantes de máquinas e as operações na fábrica.

Controle Distribuído

A maioria dos sistemas de automação industrial hoje utilizam estratégias de controle centralizado com o controlador lógico programável (PLC) no centro do sistema. As soluções centradas em PLC fornecem acesso remoto limitado, nenhuma segurança ou comunicação máquina a máquina (M2M) e controle de segurança separado. Em um sistema Mestre-Escravo, dispositivos autônomos dificilmente podem coexistir, pois todas as entradas / saídas de sensores ou atuadores devem ser conectadas de/para um CLP diretamente ou através de alguns dispositivos ativos ou passivos. (Figura 1.)

A próxima fase da indústria mudará do controle centralizado de cima para baixo (top-down) em favor de arquiteturas de controle distribuídas com proteção e segurança incorporadas. O controle distribuído move efetivamente a segurança, o processamento e a inteligência para mais perto da borda e permite o processamento dinâmico em tempo real. Um nível mais alto de inteligência por dispositivo elimina a necessidade de controladores centrais caros, distribuindo a lógica entre os dispositivos. O controle distribuído, com comunicações máquina a máquina (M2M) em tempo real e conectividade com aplicações corporativas, irá conduzir a uma mudança de paradigma no mundo da automação industrial centralizada e hierárquica.

Automação industrial
Figure 1: Diagrama de Blocos de sistemas de automação industrial atuais. (Fonte: Molex)

Convergindo para Tecnologia FieldBus

Cada vez mais, as fábricas substituirão as redes Fieldbus convencionais por redes Fieldbus baseadas em Ethernet para aproveitar os benefícios desta conectividade. As tecnologias Fieldbus baseadas em Ethernet oferecem confiabilidade e acessibilidade a um preço atraente. Facilitando o fluxo de dados rápido, seguro e preciso, o Fieldbus fornece comunicação compartilhada em uma única rede local, com acesso à Internet. Uma rede pode incorporar conectividade com e sem fio para maior transparência, monitoramento e controle mais próximos sobre a produção, gerenciamento de recursos e operações simplificadas.

Protocolos Abertos

A automação dinâmica requer redes abertas e interoperáveis. Os construtores e fabricantes de máquinas não devem ficar presos a soluções proprietárias / semiabertas no futuro. Em um ecossistema aberto da Indústria 4.0, todos os dispositivos estão interconectados sem restrições de protocolo. As arquiteturas abertas darão aos fabricantes de máquinas e equipamentos, e também aos seus clientes, a liberdade de personalizar e usar as tecnologias mais recentes e adicionar ou desativar dispositivos no ecossistema com mais facilidade.

Caminhando para a Indústria 4.0

A Indústria 4.0 não é uma revolução no verdadeiro sentido da palavra. A automação industrial muda uma máquina por vez. Existem tecnologias para suportar redes distribuídas abertas e poderosas com controle e lógica baseados em máquinas modulares, sem ter que substituir todos as máquinas em uma linha. A Molex Industrial Automation Solution 4.0 (IAS4.0) fornece uma arquitetura aberta projetada para controle distribuído e sincronia de dispositivos, de sensores a máquinas, a aplicações corporativas e em nuvem. (Figura 2.) A plataforma integrada IAS4.0 foi desenvolvida para atender à necessidade de uma abordagem modular em blocos. Um construtor de máquinas ou usuário final pode conectar um ou mais dispositivos e aumentar no ritmo e escala que eles escolherem. Uma plataforma ponta a ponta, o IAS4.0 pode ser usado para servir máquinas e robôs simples ou altamente complexos, também como controladores, gateways e módulos IO, juntamente com plataformas para desenvolver aplicações baseadas em nuvem. O núcleo agnóstico de protocolo permite comunicações M2M em tempo real, independentemente do protocolo legado existente.

Automação industrial
Figura 2: Solução para Automação Industrial 4.0 da Molex. (Fonte: Molex)

Para artigos como esse, acesse o link.

Artigo publicado no blog da Molex na página da Mouser Electronics: The Future of Industrial Automation 

Traduzido por Equipe Embarcados.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Internet Das Coisas
,
Comentários:
Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Talvez você goste:

Séries

Menu

EVENTO ONLINE

Simplificando seus projetos de Internet das coisas com o iMCP HT32SX Sigfox

DATA: 18/05 às 15:00h