Fuchsia, o novo OS do Google

O Google vai lançar um Sistema Operacional Open Source chamado Fuchsia para explorar dispositivos de baixo consumo visando principalmente os que estão conectados na Internet. É um OS que não é baseado no kernel do linux, ele é completamente projetado pensando nas características dos dispositivos conectados à Internet das Coisas.

O Fuchsia é baseado no kernel do Magenta, baseado no kernel do projeto LittleKernel. O Magenta foi projetado para ser um competidor dos RTOSs comerciais com uC-os e FreeRtos e é facilmente escalável, o que permite que ele opere por exemplo em desktops. Nesse link você encontra as diferenças do que o Magenta tem e o que o LK nao tem.

Uma pergunta fica no ar… Por que o Google está desenvolvendo outro Sistema Operacional se ele já tem o Chrome OS e o Android, ambos baseados no kernel do Linux? Bom, o Chrome OS parece não ter obtido o grande sucesso que o Google esperava e esse novo OS, que promete funcionar não somente em dispositivos embarcados, mas também em PCs e SmartPhones, pode substituir todos os outros Sistemas Operacionais que já existem. Mas, claro, somente o futuro e a adesão a esse Sistema Operacional vai determinar o seu sucesso. Outra questão que tambem é dificil de entender é o que o Google vai fazer com o brillo, o pequeno OS que tambem estava sendo desenvolvido visando equipamentos embarcados conectados…

E há rumores que a Raspberry Pi 3 em breve será suportada por esse novo Sistema Operacional Open Source. Mas essa informação ainda não é oficial.

Links Interessantes para explorar o Fuchsia

Caso tenha ficado curioso, explore o repositório do projeto nesse link.

Para instalar o Magenta em seu PC e começar a enteder como funciona o Magenta, acesse o link. Funciona para MAC ou Ubuntu.

Para Saber mais sobre o Fuchsia

Android Police

ZDNet

Hackaday

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Notícias » Fuchsia, o novo OS do Google
Comentários:
Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Talvez você goste:

Séries

Menu