Fuchsia, o novo OS do Google

1414228815325188681

O Google vai lançar um Sistema Operacional Open Source chamado Fuchsia para explorar dispositivos de baixo consumo visando principalmente os que estão conectados na Internet. É um OS que não é baseado no kernel do linux, ele é completamente projetado pensando nas características dos dispositivos conectados à Internet das Coisas.

O Fuchsia é baseado no kernel do Magenta, baseado no kernel do projeto LittleKernel. O Magenta foi projetado para ser um competidor dos RTOSs comerciais com uC-os e FreeRtos e é facilmente escalável, o que permite que ele opere por exemplo em desktops. Nesse link você encontra as diferenças do que o Magenta tem e o que o LK nao tem.

Uma pergunta fica no ar… Por que o Google está desenvolvendo outro Sistema Operacional se ele já tem o Chrome OS e o Android, ambos baseados no kernel do Linux? Bom, o Chrome OS parece não ter obtido o grande sucesso que o Google esperava e esse novo OS, que promete funcionar não somente em dispositivos embarcados, mas também em PCs e SmartPhones, pode substituir todos os outros Sistemas Operacionais que já existem. Mas, claro, somente o futuro e a adesão a esse Sistema Operacional vai determinar o seu sucesso. Outra questão que tambem é dificil de entender é o que o Google vai fazer com o brillo, o pequeno OS que tambem estava sendo desenvolvido visando equipamentos embarcados conectados…

E há rumores que a Raspberry Pi 3 em breve será suportada por esse novo Sistema Operacional Open Source. Mas essa informação ainda não é oficial.

Links Interessantes para explorar o Fuchsia

Caso tenha ficado curioso, explore o repositório do projeto nesse link.

Para instalar o Magenta em seu PC e começar a enteder como funciona o Magenta, acesse o link. Funciona para MAC ou Ubuntu.

Para Saber mais sobre o Fuchsia

Android Police

ZDNet

Hackaday

Website | Veja + conteúdo

Sou formado em Engenharia Elétrica na USP Sao Carlos, com mestrado em Engenharia Elétrica no Rochester Institute of Technology pelo CsF. Tenho 17 anos de experiência em projetos de circuitos eletrônicos. Escrevo regularmente para o Embarcados, adoro eventos sobre tecnologia, onde posso rever amigos e conhecer pessoas do ramo.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Comentários:
Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Talvez você goste:

Séries

Menu