Site icon Embarcados – Sua fonte de informações sobre Sistemas Embarcados

FTF 2015 – Freescale Technology Forum – Segundo Dia 23/06 – Parte 1

terceiro dia do FTF 2015

ftf2015 freescale

Hoje, Gregg Lowe, CEO da Freescale iniciou o dia no FTF 2015 com uma apresentação onde falava sobre os rumos da empresa Freescale. Ele focou sua apresentação em soluções para IoT, falou bastante sobre segurança para os sistemas eletrônicos que estarão conectados em rede e o futuro promissor dessas tecnologias no setor automotivo. Ele apresentou também um projeto realizado em conjunto com a Arrow com um carro da GM de automação de um veículo para que um ex-piloto, deficiente físico decorrente de um acidente automobilístico, pudesse voltar a dirigir mesmo tendo apenas os movimentos da cabeça.

Após sua apresentação foi concedida uma coletiva de imprensa e participei com uma pergunta. Perguntei a Richard Clemmer, CEO da NXP e a Gregg Lowe da Freescale qual a importância para o negócio da companhia sobre o fato de que bilhões de dispositivos vão se conectar a internet e a rede social, participando da vida das pessoas. A resposta esta no áudio abaixo.

Tech Lab do FTF 2015

Fiz três videos sobre as novidades que encontrei no Tech Lab. Confiram:

Conhecendo a linha i.MX 6SoloX

Estrevistei o David, FAE da Freescale sobre o i.MX 6SoloX, processador de aplicação com core ARM A9 e um core M4 em um mesmo SoC. Ele fez uma apresentação de um demo utilizando GPU, com processamento de video, onde mostra a comunicação entre esses dois cores, utilizando uma lib chamada Multicore Communication Library. No demo, ele mostra a comunicação entre o cortex M4, que solicita para que o cortex A9 entre em estado de economia de energia. E, então, o M4 fica ligado e continua o processamento com um nível bem baixo de consumo de energia.

Conhecendo a linha i.MX 6DualPlus/6QuadPlus

Conversei com Rafal da Freescale e ele apresentou um demo onde compara os processadores i.MX 6Dual Plus e 6QuadPlus rodando videos e cálculos matemáticos. As duas placas que utilizou são placas Freescale feitas especialmente para que clientes conheçam esses processadores. Na primeira demonstração, Rafal mostra as duas placas rodando o mesmo vídeo de alta definição (8 layer composition). Também apresenta uma performance de textura e mostra valores e FPS, onde pode-de ter um noção exata de comparação de performance. Um teste de reinderização também é mostrado no demo, chamado Fur Rendering. Um teste matemático com fractais, Julia Fractal também é demonstrado no video.

 

Fast Boot Linux em processadores i.MX 6

Conversei com Anna, e ela mostrou uma demo feita para o FTF2015 que mostra o boot rápido em uma placa utilizando um processador i.MX6. Assim que o reset é pressionado, em um segundo a placa já bootou e está funcional.