Freedom Board CR20A

freedom board

A Freescale lançou uma placa Freedom FRDM-CR20A com um transceptor sem fio MCR20A que opera em 2,4 GHZ, compatível com IEEE 802.15.4, com consumo de corrente inferior ao dos chips similares de mercado e suporte Dual PAN que permite que ele participe de duas redes 802.15.4 simultaneamente. A placa FRDM-CR20A é do tamanho de outras Freedoms e deve ser utilizada como um shield, ou seja, uma forma fácil de testá-la é utilizando uma placa Freedom Board Freescale, conforme mostrado abaixo. Também é compatível com Arduino pois os componentes suportam 5V, possui pinagem com Arduino R3  e um transceptor está presente na placa para isso.

Esse componente permite o desenvolvimento de soluções proprietárias ou com protocolos de comunicação baseados no padrão 802.15.4 como ZigBeePRO, SMAC, IEEE802.15.4 PHY-MAC, Thread, RF4CE entre outros.

A placa FRDM-CR20A inclui:

  • Um transceptor MCR20AVHM 802.15.4 (2360 to 2480 MHz), operando em modulação OQPSK de baixo consumo;
    • Nó RF de baixo custo e com pequeno espaco em área de PCB;
    • Circuito de RF com Balun;
    • Potência de saída programada de –35 dBm a +8 dBm entregue ao conector SMA de saída;
    • -102 dBm de sensibilidade do receptor;
  • Antena integrada na PCB tipo F invertida e footprint preparado para porta SMA;
  • Oscilador de 32 MHz;
  • Led RGB e 2 push buttons;
  • Transceivers para GPIOs que podem operar em 3V3 ou 5V.
FRDM-CR20A-1
Pinagem da Placa FRDM-CR20A

Para que opere em low power mode, o transceptor pode ser acessado via SPI e o microcontrolador responsável pelo controle do transceptor configura esse modo de baixo consumo. O microcontrolador também tem acesso a diversos GPIOs do transceptor.

O manual do usuário e esquemático estão disponíveis no site da Freescale. Acesse para mais informações detalhadas sobre a placa.

Use a Freedom Board CR20A com a Freedom Board K64F ou KL46Z

O componente embarcado na placa Freedom Board CR20A é um transceiver 802.15.4 completamente “stand-alone” capaz de operar com qualquer microcontrolador. A Freescale criou essa placa para que os projetistas conhecessem de maneira rápida como esse componente funciona com seus microcontroladores. Então ela nasce pronta para operar com duas Freedom Boards diferentes. Está disponível o código fonte pata os microcontroladores das seguintes placas:

FRDM-K64F
Placa FRDM-K64F Freedom K64F

a) Freedom Board FRDM-K64F, que possui o microcontrolador K64, mais precisamente o MK64FN1M0VLL12 com core ARM Cortex M4 e pode operar até 120 MHz, possui 1 MB de Flash, 256 KB RAM, controlador USB full-speed e hardware especial para que se possa ter criptografia em hardware. A placa também possui um CI Freescale FXOS8700CQ Acelerômetro e Magnetômetro, Led RGB, controlador e conector Ethernet.

FRDM-KL46Z
FRDM-KL46Z

b) Freedom Board FRDM-KL46K, que possui o microcontrolador KL46K, com o MKL46Z256VLL4 com core ARM Cortex M0+ e pode operar até 48 MHz, possui 1256 KB Flash, 32 KB RAM com diversas características de baixo consumo, controlador de LCD e USB. A placa também possui um Acelerômetro Freescale MMA8451Q e Magnetômetro Freescale MAG3110, Led RGB.

 Para detalhes do software das Freedom Boards para a placa CR20A, acesse o site da Freescale.

Website | Veja + conteúdo

Sou formado em Engenharia Elétrica na USP Sao Carlos, com mestrado em Engenharia Elétrica no Rochester Institute of Technology pelo CsF. Tenho 17 anos de experiência em projetos de circuitos eletrônicos. Escrevo regularmente para o Embarcados, adoro eventos sobre tecnologia, onde posso rever amigos e conhecer pessoas do ramo.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Comentários:
Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Talvez você goste:

Séries

Menu