Durante o Arduino Day 2016 em São Paulo, tive a oportunidade de apresentar a palestra Construindo sua placa baseada em Arduino. O objetivo dessa palestra foi apresentar os caminhos para o desenvolvimento de placas baseadas no hardware do Arduino. Para essa apresentação foi desenvolvida a placa Franzino, uma placa open hardware e acessível a todos.
A placa Franzino é uma placa tipo standalone, e como seu próprio nome sugere, é uma placa enxuta que possui os componentes básicos para que você possa usar o microcontrolador ATmega328, tanto para estudo quanto para a aplicação em projetos.
Diferente dos standalones disponíveis no mercado, a placa Franzino possui pinagem Arduino UNO Rev 3 e conector para fácil ligação da interface serial. A facilidade de acesso aos pinos da interface serial possibilita que você ligue módulos de comunicações conforme a necessidade do projeto. Você conseguirá facilmente ligar conversores de comunicação serial: USB, RS232, RS485 e até mesmo um módulo Bluetooth, sem a necessidade do uso de shields.
Gravando o bootloader do Arduino UNO, é possível fazer o upload do seu sketch para placa usando um conversor USB/Serial, seguindo os mesmos passos que já está acostumado a fazer com a placa Arduino UNO, por exemplo.
O circuito
O circuito da Franzino é bem simples e possui os componentes básicos para uso do microcontrolador ATmega328, ou outros compatíveis. A figura a seguir exibe o circuito:
Layout da Franzino
O grande desafio desse projeto foi colocar o circuito em uma placa face simples e o uso dos headers padrão Arduino UNO R3. Os componentes ficaram nas seguintes posições:
Foram utilizados na maioria componentes PTH e alguns capacitores SMD (0805). Dessa forma a placa ficou muito fácil de montar. O roteamento da placa ficou da seguinte forma:
Infelizmente, com o circuito simplificado e com a limitação de placa em face simples, a Franzino ficou com algumas limitações, em relação à placa Arduino UNO:
- Não há regulador 3.3 V, dessa forma o pino 3.3 V não está conectado;
- O pino Vin não está conectado à alimentação;
- Os pinos SCL e SDA não estão conectados aos pinos A4 e A5;
- Não possui conversor USB/Serial;
- Precisa de um conversor USB/Serial para upload dos sketchs.
Mas essas limitações não impedem de explorar o ATmega328 como se tivesse uma Arduino UNO em mãos.
Interface de expansão Serial
A pinagem para interface serial permite que seja ligado facilmente um conversor USB/Serial externo, como exibido na figura a seguir:
Nesse conector, também estão disponíveis os pinos de alimentação (VCC e GND) e dois pinos de uso geral, que podem ser utilizados como I/O digital, soft serial, pinos de controle para RS485 ou outras aplicações.
É possível ligar módulos externos de comunicação serial, como conversores TTL/RS232, TTL/RS485 ou até mesmo módulos Bluetooth, tipo o HC05.
Arquivos do projeto
A Franzino foi desenvolvida no Eagle e publicada sob a licença CC BY-SA 4.0. Acesse os arquivos no github, reproduza, compartilhe com seus amigos, contribua com melhorias para a placa.
Acesse os arquivos da Franzino no meu Github.





Olá como faço para comprar uma placa franzino? onde comprar preciso dela para um trabalho de TCC.
Ola o FRAZINO tem um e-book iqual ao franzininho
Olá Renatto, ainda não tem.
bom dia eu consigo fazer uploud nesta placa com um arduino uno???
Sim, você pode usar o Arduino UNO como ISP. Funciona perfeito!
Fabio, fiquei surpreso com o novo leiaute, mas parabéns pela constante evolução, ao assumir esta nova interface, passamos a ter acesso ao monitor serial pela interface Arduino IDE? Essa era a limitação do Attiny85, certo?
Emanuel, essa placa é anterior a Franzininho.
Olá,eu gostaria de adquirir um franzino e a versao menor franzininho.gostaria de um orçamento.
acessa filipeflop, online, ou em São Paulo, compra na Mamute eletrônicos!
Olá Juliano. Entre em contato com o pessoal da Franzininho: contato@Franzininho Educacional.com.br
Qual a vantagem?
Se a ideia for preço… pelo que é pago por um atmega328 no brasil vc pega um arduino completo no aliexpress. Se for o nano, menos ainda
Olá Diego, obrigado pelo comentário. Esse projeto nasceu com o objetivo de incentivar o desenvolvimento de placas Arduino Compatíveis. Ela foi feita para uma palestra sobre esse tema no Arduino Day do ano passado. O circuito é em face simples e com componentes PTH. Ela não está a venda, é um iniciativa open hardware para pessoas que queiram montar a sua placa em casa ou em FAB LABs possam fazer facilmente, ou usar o projeto de hardware para suas aplicações.
Perfeito, muito obrigado por disponibilizar os arquivos. Excelente trabalho.
Valeu Daniel!
Fique a vontade para reproduzir, modificar e compartilhar.
Abraços,
Muito massa … Parabéns pelo projeto …
Obrigado Edson! Abraços
Que bacana, quero construir o meu arduino também. Vou assistir a sua palestra.
Olá Fábio, que legal que irá construir seu Arduino. Confira os slides da palestra nesse artigo: https://embarcados.com.br/resumo-do-arduino-day-2016/