Franzininho WiFi – Entrada Analógica ESP-IDF

O objetivo deste exemplo é apresentar projeto simples para configurar o ADC, ler o valor de uma entrada analógica controlada por um potenciômetro e imprimir o valor da conversão através da comunicação serial.

Introdução

Nesse exemplo vamos entender como usar o Conversor Analógico-Digital (Analog to Digital Converter(ADC)) na Franzininho WiFi. O objetivo deste exemplo é apresentar projeto simples para configurar o ADC, ler o valor de uma entrada analógica controlada por um potenciômetro e imprimir o valor da conversão através da comunicação serial. Ao final, estaremos preparados para fazer leitura analógica simples como também para utilização de sensores mais complexos.

Recursos

  • Placa Franzininho WIFI
  • Potenciômetro
  • Protoboard
  • Jumpers
  • Computador com ESP-IDF instalado e configurado.

Desenvolvimento

Um potenciômetro é um dispositivo analógico rotativo operado mecanicamente por meio de Um potenciômetro é um dispositivo analógico rotativo operado mecanicamente por meio de 3 terminais, ele fornece uma quantidade variável de resistência quando seu eixo é girado. Quando uma tensão é aplicada nos terminais do potenciômetro, que está conectado a uma entrada analógica, conseguimos medir uma resistência produzida pelo potenciômetro como um valor analógico.

image 152

O Conversor Analogico-Digital é um dispositivo que converte um sinal analógico num sinal digital. Logo, este exemplo vem com o intuito de monitorar o estado do potenciômetro a partir de uma comunicação serial, assim podemos ter base para trabalharmos futuramente com sensores analógicos.

Conecte os três fios do potenciômetro à sua placa. O primeiro fio vai de um dos pinos externos do potenciômetro para o GND. Já o segundo vai do outro pino externo do potenciômetro para 3,3 Volts. E por último, o terceiro vai do pino do meio do potenciômetro ao pino analógico GPIO1.

Quando se gira o potenciômetro, altera-se a resistência, impactando diretamente no pino central do potenciômetro, portanto, muda-se a tensão. Quando o eixo é girado no sentido direito a tensão se aproxima de 3,3V, ao contrário se aproxima de 0. Essa tensão que você está lendo na entrada analógica.

A Franzininho WIFI possui 20 entradas de ADC, sendo que o ADC1 possui 10 canais configurados do GPIO1 ao GPIO10, já o ADC2 possui 10 canais configurados do GPIO11 ao GPIO20(ver pinout abaixo). O conversor analógico-digital da ESP32-S2 que iremos utilizar possui 12bits de resolução, portanto, ele lê a tensão e a converte em um número entre 0 a 4095. A função adc1_get_raw() irá fazer a captura da quantidade de tensão aplicada ao pino do canal configurado.

pinout franzininho wifi

Esquemático

image 153

Em uma protoboard, conecte os três fios do potenciômetro na Franzininho WIFI. O primeiro vai de um dos pinos externos do potenciômetro para o GND. O segundo vai do outro pino externo do potenciômetro para 3,3 volts. O terceiro vai do pino do meio do potenciômetro ao pino analógico GPIO1.

Código

Compilação

Após a codificação vamos compilar o código, mas antes selecione o set-target para ESP 32-S2:

Após a compilação vamos enviar o código fonte para nossa placa, no editor pressione o ícone de raio para dar o FLASH e aguarde alguns segundos para assim dar início ao programa

image 154

Para vermos a saída de dados do nosso projeto clique no ícone no formato de monitor:

image 155

Resultados

Valores mostrados no terminal quando o potenciômetro é rotacionado.

image 156

Conclusão

Concluímos o estudo do periférico base para iniciar no desenvolvimento com microcontroladores da Espressif usando o Framework IDF, a partir desse artigo podemos replicar para as demais famílias do ESP32, estes conceitos podem ser levados também para trabalharmos com outros microcontroladores que utilizem C e uma programação mais abstrata. Este artigo visa no estudo do periférico ADC, ao final deste projeto é possível aprender a utilizar o ADC da Franzininho WiFi para leitura de dados analógicos e lhe dará o desafio de aplicar esse aprendizado na leitura de sensores analógicos para você aplicar em seus projetos utilizando o ESP-IDF. Bons estudos.

Outros artigos da série

<< Franzininho WiFi – Entrada Digital (botão) no ESP-IDFFranzininho WiFi – PWM com LEDC no ESP-IDF >>

Estudante de Engenharia da Computação na Universidade Federal do Ceará. Técnico em Informática. Interessado em Sistemas Embarcados, Internet das Coisas (IoT), Sistemas Operacionais de Tempo Real(RTOS) e Comunicações Sem Fio.

Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

WEBINAR

Imagens de Ultrassom: Princípios e Aplicações

DATA: 26/10 ÀS 19:30 H