1 Comentário

Ferramentas Linux que todo técnico e engenheiro deveria conhecer

A motivação deste artigo foi o fato de anos trabalhando com projetos de diversas áreas e empresas, sempre notei uma carência do técnico/engenheiro/desenvolvedor conhecer as ferramentas certas para depurar/investigar em ambiente Linux.

A utilização do Sistema Operacional Linux em plataformas embarcadas e popularmente em RaspberryPI colabora ainda mais para o caso de não utilizar a ferramenta certa para o trabalho e querer sair desenvolvendo programas e scripts.

Todas as ferramentas descritas neste artigo funcionam em Linux Host(Computador/Notebook) e Linux Target(Placa com Sistema Embarcado).

 

I2C-Tools

 

Um conjunto de ferramentas(i2cget, i2cset, i2cdetect, i2cdump e i2ctransfer) que auxilia o profissional a procurar dispositivos no barramento I2C, gerando uma tabela com a lista de dispositivos detectados no especifico barramento.

Listando barramentos disponíveis:

Listando os dispositivos em um barramento especifico:

Use a opção -F para consultar as funcionalidades do barramento i2c.

Utilizando i2c-dump para ler no BUS(3), endereço (0x2e) e imprimir no formato word(w) o range de endereço de 0x0 a 0xf.

Alterando de word(w) para byte(b):

O campo UU diz que o dispositivo foi registrado pelo kernel, possivelmente há um driver manipulando este dispositivo.

 

 

SPItools

Pacote que contem comandos que auxiliam na configuração e uso do SPI em Linux.

Um detalhe importando para uso correto e funcionalidade desta ferramenta é habilitar CONFIG_SPI_SPIDEV no kernel do Linux e também confirmar se o node SPI da placa esta com compatible spidev no device-tree, como exemplo veja o device-tree do módulo Colibri iMX6 da Toradex - imx6dl-colibri-eval-v3.dts, basta alterar de "disabled" para "okay".

Obtendo o valor de clock e na sequência alterando:

 

Minicom/Picocom

Outra ferramenta indispensável para qualquer desenvolvimento em Sistemas Embarcados é um comando para manipular porta serial.

No Linux uso ambos Minicom e Picocom tanto no Linux Host como no Linux Target, a seguir um exemplo de como abrir uma porta serial com cada um.

Para sair pressione Ctrl+A, depois pressione Z para abrir o Menu, em seguida X e confirmar selecionando ‘YES’.

Para sair pressione Ctrl+A e depois X.

 

CAN-Utils

Uma das ferramentas que utilizo com frequência é a can-utils(candump, canplayer, cansend, cangen e canbusload), seja em projetos do Agronegócio ou na Indústria Automotiva no qual realizamos algum trabalho.

Para o correto utilização desta ferramenta é necessário algumas configurações no Kernel Linux para correto suporte do SocketCAN no qual é requisito para funcionar, uma interface de rede é criada no Linux para a comunicação.

Não tem como demonstrar o uso dos comandos, mas estou anexando o vídeo a seguir que é rápido e mostra o uso do can-utils do canal Open Garages.

 

 

USB-Utils

 

Com a popularização de placas com processadores multi-cores ARM e baixo custo, muitas soluções e projetos foram surgindo e em sua maioria sempre é necessária interagir com algum dispositivo USB, seja um conversor USB-Serial, Dispositivo HID, Oximetro, Adaptador Bluetooth BLE, Adaptador WiFi.

Utilizando as ferramentas do pacote usb-utils(lsusb, usb-devices, usbhid-dump) conseguimos obter precisamente diversas informações do USB Host e dos dispositivos conectados, qual barramento esta sendo utilizado, consumo dos dispositivos e claro Fabricante e Modelo do dispositivo.

A seguir um exemplo executando o comando lsusbem meu notebook:

Neste momento em uma das portas USB(002) tenho um HD Externo Samsung e em outra porta USB(001) esta o leitor de cartão SD além de outros dispositivos que já conectei e removi hoje, o ID 0bda:0129 respectivamente VENDOR ID e PRODUCT ID.

Utilizando ainda o lsusb, podemos habilitar mais detalhes com -v e especificar um device:

 

Considerações Finais

Encerramos este artigo com 6 ferramentas que todo profissional na área de Sistemas Embarcados poderá utilizar para manipular/depurar I2C, SPI, Porta Serial, CAN e USB.

Deixe seu comentário para sabermos de alguma necessidade sua ou da empresa em que trabalha se há alguma duvida ou dificuldade no Linux e que poderia escrever sobre o caso ou uma ferramenta.

Até a próxima!

 

Referências

Sem licença

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Notícias » Ferramentas Linux que todo técnico e engenheiro deveria conhecer
Talvez você goste:

Nenhum resultado encontrado.

Comentários:

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comentários
0 Respostas
1 Seguidores
 
Discussão de maior alcance
Discussão mais quente
1 Autores de comentários
Leandro Teixeira Souza Comentários recentes
  Notificações  
recentes antigos mais votados
Notificar
Leandro Teixeira Souza
Visitante
Leandro Teixeira Souza

show..de bola

Séries

Menu