Conheça algumas Ferramentas de Desenvolvimento para RISC-V

RISC é a sigla de conjunto de instruções reduzidas para computador (Reduced Instruction Set Computer). Desenvolvido em 2010, RISC-V (pronuncia-se risc five) é uma arquitetura de conjunto de instruções (ISA) livre e aberta que permite a inovação do processador por meio de colaboração de padrão aberto. Isso torna o RISC-V de código aberto, utilizável em um ambiente acadêmico e disponível em qualquer projeto de hardware ou software sem royalties.

Quem não gosta de código aberto isento de royalties?

Para desenvolvedores, isso significa que o RISC-V é ideal para aplicações embarcadas, de aplicações IoT a dispositivos de computador, aplicações automotivas e para computador. Com o RISC-V, os desenvolvedores estão criando processadores personalizados projetados para lidar com os requisitos de demandas de trabalho mais recentes para inteligência artificial, aprendizado de máquina, Internet das coisas, realidade virtual e aplicações de realidade aumentada.

As possibilidades de desenvolvimento são infinitas. Este texto examina três produtos no ecossistema de computadores pessoais RISC-V que os desenvolvedores deveriam adotar, caso ainda não o façam.

Vamos verificar e depurar o núcleo do nosso herói

Seeed Studio Sipeed Longan Nano Development Board

A placa de desenvolvimento Seeed Studio Sipeed Longan Nano é ideal para quem deseja conhecer os processadores RISC-V. A placa é baseada no MCU GD32VF103CBT6 com um núcleo RISC-V de 32 bits da GigaDevice. A placa é pequena (46,1 mm x 20 mm), mas tem muitas funcionalidades. Inclui uma tela LCD RGB de 24 mm, o que significa que você não vai querer assistir a um filme de sucesso de verão nela. A placa tem um de layout de pinagem de duas fileiras com espaçamento de 700mils, feita apara ser utilizada diretamente em uma protoboard. Ela também tem um oscilador de cristal passivo de 8M on-board, oscilador de cristal de baixa velocidade RTC de 32,768kHz, mini slot TF e usa interface USB Type-C.

Microchip Technology PolarFire® SoC FPGAs

Os SoC FPGAs PolarFire® da Microchip Technology são as primeiras FPGAs SoC com um cluster de CPU RISC-V. São muitas siglas. Mas os desenvolvedores que trabalham na área automotiva, de defesa, aeroespacial e para industria que precisam de soluções lógicas programáveis ​​automotivas e de defesa encontrarão os dispositivos ideais para sistemas conectados e aplicativos inteligentes, incluindo dispositivos IoT. Mais uma boa notícia para os desenvolvedores: PolarFire FPGAs oferecem recursos de segurança no chip que permitem uma comunicação segura, um fluxo de bits criptograficamente protegida, garantindo soluções à prova de adulteração.

SiFive HiFive Unmatched Linux Development Platform

SiFive HiFive Unmatched Linux Development Platform é uma ferramenta de desenvolvimento construída em um formato padrão Mini-ITX de desktop (170 mm x 170 mm) para plataformas embarcadas. A SiFive considera seu produto a plataforma de desenvolvimento RISC-V nativa mais rápida do mundo. O HiFive Unmatched apresenta o processador RISC ‑ V Freedom U740 com capacidade para Linux, multi-core e 64-bit dual-issue. A placa-mãe vem com um ambiente de desenvolvimento completo onde os desenvolvedores podem criar aplicativos baseados em RISC-V desde sistemas bare-metal até sistemas baseados em Linux.

Dica

O ISA de base fixa simples e as extensões modulares de padrão fixo tornaram simples para pesquisadores, professores e alunos utilizar os princípios RISC-V para aprender e expandir os limites do design. Isso é sempre um bom sinal.

Artigo escrito por Tommy Cummings e publicado no blog da Mouser Electronics: New Tech Tuesdays: RISC-V Designers Can Turn to These Development Tools

Traduzido e Adaptado por Equipe Embarcados.

Notificações
Notificar
guest
1 Comentário
recentes
antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Rogerio Moreira
Membro
24/05/2021 13:58

Show de bola !!!

WEBINAR

Visão Computacional para a redução de erros em processos manuais

DATA: 23/09 ÀS 17:00 H