Família de microcontroladores Microchip AVR® DA

Neste texto vamos explorar um pouco os detalhes do AVR DA, ressaltando as características dos periféricos microcontroladores para que você possa utilizá-los em seus projetos futuros.
Família de microcontroladores Microchip AVR® DA

Uma das novidades que a Microchip apresentou na linha de microcontroladores de baixo consumo é a linha AVR® DA, evolução dos tradicionais micros AVR originalmente desenvolvidos pela Atmel, empresa adquirida pela Microchip. Neste texto vamos explorar um pouco os detalhes dessa família, ressaltando as características dos periféricos microcontroladores para que você possa utilizá-los em seus projetos futuros.

Características da Família de microcontroladores Microchip AVR® DA

A família de microcontroladores AVR DA traz a já bem conhecida AVR® CPU, presente nos microcontroladores ATtiny e ATMega, utilizados em diversos projetos já há muito tempo, agora com capacidade de operar a até 24 MHz em toda a faixa de tensão de alimentação de 1,8 V a 5,5 V. 

Essa família de microcontroladores conta com três opções de Memória Flash interna: de 32 KB, 64 KB e 128 KB. A linha recém-lançada pela Microchip conta com opções de micros com 4KB, 8KB ou 16 KB de Memória SRAM. A alta densidade de memórias Flash e RAM da família AVR DA permite que sejam criadas aplicações que necessitam de pilha de comunicações, tanto para comunicação com fio quanto sem fio.

Os microcontroladores da linha AVR DA se destacam por opções de encapsulamento de 28, 32, 48 ou 64 pinos. Os microcontroladores estão disponíveis em encapsulamentos SMT SSOP, SOIC e VQFN e também em PTH, em formato SPDIP, para fácil prototipação. Esses encapsulamentos já são bem tradicionais e mantém a tradição dos microcontroladores da linha AVR.

A AVR DA uma família que apresenta poucos periféricos, suficientes para que se possa criar sistemas que consomem pouca energia e desempenham funções simples. Esse fato faz com que eles tenham custo baixo para sistemas eletrônicos que precisem apenas dos periféricos que esses micros têm embarcados.  Entre os periféricos disponíveis na família destacamos as comunicações serial, como I2C, SPI e USART. Há três opções da família de microcontroladores Microchip AVR DA, que varia conforme a quantidade de pinos dos microcontroladores:

  • 3 UARTs, 2 SPIs, 1-I2Cs
  • 3 UARTs, 2 SPIs, 2-I2Cs
  • 5 UARTs, 2 SPIs, 2-I2Cs
  • 6 UARTs, 2 SPIs, 2-I2Cs

Possui diversos canais de conversor Analógico-Digital, que podem ser utilizados por exemplo para construção de teclados de toque capacitivo: dependendo do número de pinos, possuem 10, 14, 18 ou 22 canais de ADC de 10-bits. Além disso, todos os micros da família possuem 3 comparadores internos.

Aplicações da família de microcontroladores AVR DA

A família AVR DA foi criada para permitir o projeto de funções de detecção de toque capacitiva e controle em tempo real para aplicações, incluindo controle industrial, produtos de eletrodomésticos, automotivo e Internet das Coisas (IoT).

A família traz os mais recentes periféricos independentes de núcleo desenvolvidos pela Microchip com recursos de baixo consumo de energia e operação de 5V para maior imunidade a ruídos. 

O Event System, Configurable Custom Logic (CCL), juntamente com periféricos analógicos inteligentes, como ADC diferencial de 12 bits, Zero-Cross Detect (ZCD), DAC e o Peripheral Touch Controller (PTC) tornam o AVR Família DA perfeita para aplicações de controle de baixa latência e interfaces de usuário de toque capacitivas. 

Microcontroladores AVR DA – Part Numbers disponíveis

Abaixo destacamos duas tabelas com todos os onze modelos de microcontroladores que estão disponíveis na linha de Microcontroladores Microchip AVR DA:

Screenshot from 2020 09 29 09 58 49
Screenshot from 2020 09 29 09 59 11

Confira mais detalhes da família de Microcontroladores Microchip AVR DA no video a seguir:

Quer saber mais? Entre em contato com a Artimar e esclareça suas dúvidas, ou deixe um comentário no texto logo abaixo.

(*) este post foi patrocinado pela ARTIMAR. 

Aplicações Eletrônicas Artimar Ltda, ou somente Artimar como é conhecida no mercado, foi fundada em 1962 pelo Sr. Artur Rabner.
Seu intuito, foi trazer ao mercado brasileiro novos recursos e produtos que ajudassem o setor da indústria eletro-eletrônica brasileira a se desenvolver e sair do estado defasado ao qual se encontrava.
Esta crença e força de vontade consolidaram a estrutura de filosofia da Artimar, que continua viva até os dias atuais.
Hoje, a Artimar possui em seu line card várias empresas de diferentes segmentos da indústria eletro-eletrônica de alta tecnologia.
Portanto, são mais de 50 anos de tradição, parcerias e muitas novas amizades construídas, sempre buscando inovar, descobrir e desenvolver o mercado brasileiro de eletro-eletrônica.

Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

WEBINAR

Imagens de Ultrassom: Princípios e Aplicações

DATA: 26/10 ÀS 19:30 H