Faça sua Placa de Circuito Impresso

Placa de Circuito Impresso

A Placa de Circuito Impresso (PCI), ou em inglês Printed Circuit Board, é uma placa isolante geralmente feita de fenolite ou fibra de vidro, que possui em sua superfície uma película de cobre onde são desenhadas as trilhas condutoras, nas quais serão ligados e soldados os componentes.

Uma placa de circuito impresso (PCI) pode ter uma, duas ou mais camadas de cobre, dependendo da quantidade de componentes e recursos que serão colocados na placa.

O processo de fabricação de uma PCI é bem trabalhoso, e o objetivo principal é retirar o cobre da placa, deixando apenas as trilhas de ligações dos componentes, que foram desenhadas em um software CAD, como por exemplo o EAGLE.

Para confecção de placas comerciais e em grandes volumes há empresas especializadas que possuem maquinário e processo controlados. Porém, em alguns casos, é necessário confeccionar uma placa protótipo para validar um projeto ou testar um circuito. Se a placa for de uma ou duas faces é possível fazer o processo de forma caseira. Para isso são necessárias algumas ferramentas, habilidades e itens de segurança.

Para aprender o processo, a seguir é apresentada uma excelente vídeo aula desenvolvida pelo Engenheiro Wagner Rambo da WR Kits em seu canal no Youtube.

Como fazer uma placa de circuito impresso dupla face

Para mais vídeos, acesse o canal do WR Kits no Youtube e bons estudos!

Qualquer dúvida deixe seu comentário ou acesse o nosso fórum e deixe sua pergunta.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Comentários:
Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Talvez você goste:

Séries

Menu