Fab Labs possuem ótimos recursos para prototipação

Qualquer pessoa envolvida na construção de protótipos sabe que uma das primeiras tarefas é encontrar um lugar para trabalhar. Encontrar um local para trabalhar geralmente não é um problema para engenheiros corporativos cuja empresa fornece espaço e equipamentos de laboratório. No entanto, fabricantes e engenheiros empreendedores trabalham por conta própria.

Existem muitos tipos de makerspaces disponíveis, como laboratórios, studios e hackerspaces. Cada um tem suas próprias vantagens e desvantagens, mas seu papel é possibilitar que um engenheiro construa protótipos e modelos rapidamente. As principais diferenças entre esses espaços são quem pode usá-los, o custo envolvido em seu uso e os tipos de treinamento necessários para usar o espaço. Por exemplo, um studio voltado para designers pode não incluir equipamentos de engenharia elétrica, como osciloscópios ou analisadores de espectro. Uma oficina só está disponível para uso por técnicos treinados devido ao complexo maquinário disponível para construção.

O conceito de Fab Lab

Os Fab labs oferecem uma opção atraente para muitos engenheiros. Um fab lab é um espaço de prototipagem técnica que é impulsionado pelo movimento maker e permite que os usuários façam “quase tudo”. É um local físico com diferentes tipos de ferramentas de prototipagem que os colaboradores podem usar para brincar, criar e inovar. Neil Gershenfeld, diretor do Center for Bits and Atoms do MIT, foi quem trouxe o conceito de Fab Lab. Após o sucesso do curso “How To Make Quase Anything”, Gershenfeld percebeu o potencial de criar uma rede de pequenas oficinas contendo uma coleção de máquinas de fabricação acionadas por computador disponíveis comercialmente que permitem a todos fazer “quase qualquer coisa”.

Localizações dos Fab Labs e disponibilidade

Os fab labs estão localizados em todo o mundo e geralmente vivem em uma organização centralizada conhecida como Fab Foundation. O site https://fablabs.io/ lista todos os possíveis locais de fab labs. Os Fab Labs estão situados em institutos educacionais, incubadoras/aceleradoras, cidades com um amplo movimento empreendedor ou de criação e até mesmo em entidades corporativas, embora normalmente tenham acesso restrito.

A maioria dos fab labs cobra taxas pelo uso do espaço. No entanto, um fab lab oficial deve ser aberto à comunidade por um custo pequeno ou gratuito. The Fab Charter declara: “Os Fab Labs estão disponíveis como um recurso da comunidade, oferecendo acesso aberto para indivíduos, bem como acesso agendado para programas”. Obter acesso aos recursos do fab lab geralmente requer primeiro treinamento e orientação sobre as instalações e seus equipamentos. Depois que o acesso é concedido, a maioria dos fab labs tem horários de funcionamento durante os quais os membros da comunidade podem ir às instalações e construir coisas. Durante essas horas, há pessoal especializado e treinado e pessoal de segurança, disponíveis enquanto o fab lab estiver aberto.

Equipamentos dos Fab Labs e Recursos

Os Fab Labs são normalmente bem equipados para a construção de protótipos. A Fab Foundation define os padrões de equipamentos que os fab labs devem aderir se quiserem ser aceitos como parte da rede Fab Lab. No mínimo, os fab labs devem ter um conjunto de equipamentos e ferramentas digitais essenciais. Os principais equipamentos e ferramentas digitais incluem:

  • Equipamento para prototipação básica utilizando eletrônica
  • Cortador a laser
  • Cortador de vinil
  • Fresadora CNC de precisão
  • Roteador CNC
  • Impressora 3D

Muitas vezes, dependendo da localização do fab lab, há garantia de ser equipamento adicional adaptado para disciplinas de engenharia específicas. Por exemplo, um fab lab com foco mais em engenharia elétrica terá uma grande quantidade de soldadores, ferramentas de depuração e equipamento de fabricação de placa de circuito.

Dito isso, os fab labs não são necessariamente voltados para tipos específicos de projetos de engenharia. Embora os projetos de engenharia elétrica possam certamente ser feitos em um fab lab, e alguns fab labs possam ser mais bem equipados para esses tipos de projetos do que outros, os fab labs geralmente são mais usados ​​como um espaço onde você pode tirar proveito de vários tipos de equipamentos de prototipagem. Este equipamento incluiria impressoras 3D, fresadoras, cortadores a laser e ferramentas usadas para fabricar protótipos físicos.

Os Fab Labs disponibilizam excelentes recursos para prototipagem eletromecânica. Enquanto os hackerspaces são mais orientados para a computação, os fab labs são principalmente voltados para a fabricação e construção de protótipos. Dois fatores principais impulsionam a popularidade dos fab labs para prototipagem:

  • A disponibilidade de ferramentas de prototipação
  • Uma comunidade habilidosa e útil de fabricantes para auxiliar na prototipação
  • Ter acesso a uma comunidade de inovadores é uma vantagem significativa de trabalhar em laboratórios de fabricação. A comunidade do fab lab frequentemente tem experiência em projetos de engenharia elétrica, bem como em um amplo espectro de outras disciplinas de engenharia.

Selecionando um Fab Lab

Ao procurar um fab lab específico como um lugar onde você pode fazer seu trabalho de prototipagem, veja quais equipamentos eles têm para ajudá-lo em seu projeto específico e veja que tipo de projetos os outros estão fazendo naquele espaço. Além disso, lembre-se de que os fab labs devem atender aos requisitos mínimos de equipamentos de laboratório para que sejam considerados parte da rede Fab Lab. Isso os diferencia de outros tipos de incubadoras digitais e de hardware, que não possuem padrões sobre instalações de laboratório.

Conclusão

Os Fab Labs representam apenas um tipo de recurso que um engenheiro empreendedor pode utilizar quando estiver pronto para começar a construir protótipos. Eles fornecem acesso confiável ao equipamento e espaço de trabalho a um custo razoável, com o benefício adicional de acesso a uma comunidade de pessoas com espírito de engenharia. Quando se trata de construir protótipos, um bom fab lab é o melhor lugar para começar para muitos projetos de engenharia.

Para artigos como esse, acesse o link.

Artigo escrito originalmente por Sal Amarasinghe para Mouser Electronics: Fab Labs Are Great Resources for Prototyping

Traduzido por Equipe Embarcados.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Maker » Fab Labs possuem ótimos recursos para prototipação
Comentários:
Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Talvez você goste:

Séries

Menu