Exemplos AVR Libc – Franzininho DIY

franzininho diy avr libc
Este post faz parte da série Franzininho DIY - AVR LibC. Leia também os outros posts da série:

O projeto Franzininho tem o objetivo de incentivar as pessoas nas áreas de eletrônica e programação. Através das oficinas de soldagem e programação na IDE Arduino, diversas pessoas tiveram o seu primeiro contato com essas áreas. Saiba mais sobre o projeto Franzininho.

Esse material tem o objetivo de mostrar os primeiros passos para programação de microcontroladores usando linguagem C e com abordagem mais próxima ao hardware. Serão apresentados uma sequência de exemplos(com explicação detalhadas sobre a Arquitetura do Attiny85) para programação da Franzininho DIY usando a AVR Libc.

É importante que você tenha o pinout da Franzininho DIY para fazer as ligações conforme orientações nos exemplos.

Pinagem completa Franzininho DIY V2RV2 fundo branco

Ferramentas necessárias

Você não precisará de um compilador específico ou IDE para compilar os exemplos apresentados. Porém, é importante que tenha as seguintes ferramentas instaladas na sua máquina:

  • GCC AVR
  • avr libc
  • binutils-avr
  • make

Instalação das ferramentas necessárias (Linux):

A placa Franzininho deve estar com o bootloader Micronucleus( bootloader oficial para a Franzininho DIY).

Compilação no Linux

Arduino IDE

Você também poderá reproduzir todos os exemplos apresentados diretamente na IDE Arduino (sem usar o framework Arduino). Isso facilitará no processo de instalação e configuração das ferramentas e também no upload.

Repositórios e materiais de apoio

Todos os exemplos serão hospedados no github do projeto Franzininho. É importante que você use o datasheet do Attiny85 como material de apoio, assim como a documentação da AVR Libc.

Aproveite essa jornada.

Saiba mais

Franzininho – Um Arduino para todos

Documentação Franzininho DIY

Exemplos AVR LIB C – Franzininho DIY

Outros artigos da série

Hello, World! Linguagem C >>
Website | Veja + conteúdo

Engenheiro, especialista em sistemas embarcados. Hoje é diretor de operações do portal Embarcados, onde trabalha para levar conteúdos de eletrônica, sistemas embarcados e IoT para o Brasil.

Também atua no ensino eletrônica e programação. É entusiastas do movimento maker, da cultura DIY e do compartilhamento de conhecimento, publica diversos artigos sobre eletrônica e projetos open hardware.

Com iniciativas como o projeto Franzininho e projetos na área de educação, leva a cultura maker para o Brasil capacitando e incentivando professores e alunos a usarem tecnologia em suas vidas. Participou da residência hacker 2018 no Red Bull Basement.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Comentários:
Notificações
Notificar
guest
2 Comentários
recentes
antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Marco Aurelio Santos Cunha
Marco Aureliuo Santos Cunha
04/06/2021 21:02

Boa noite, eu posso usar uma placa SP32 no lugar do Frazininho?

Talvez você goste:

Séries



Outros da Série

Menu