O Estado do Movimento Maker no Brasil

maker

Recentemente, Manoel Lemos do site Fazedores apresentou no SXSW 2015 em Austin, no Texas, Estados Unidos, seu estudo sobre o Estado do Movimento Maker no Brasil (Título de sua apresentação em inglês: “The State of The Maker Movement in Brazil“).

Vamos destacar alguns dados que achamos interessantes. Clique para ter acesso a apresentação clique acima.

Manoel destaca as dificuldades normalmente encontradas para quem mora e trabalha em nosso pais, de modo geral:

maker-1

Foi destacado também alguns atores presentes nesse ecossistema Maker brasileiro:

maker-2

O site Embarcados é citado entre os sites de referencias do movimento Maker e nos orgulhamos de fazer parte desse grupo seleto. Torcemos para que mais sites e eventos apareçam nessa linha de compartilhar o conhecimento e fomentar esse movimento no Brasil. Estão em destaque tambem em sua apresentação a Robocore, FilipeFlop, Android Brasil, Makers, Fazedores, o hacherspace Garoa Hacker Clube, diversos fabLabs e eventos como o Arduino Day.

Alguns dos maiores nomes citado na apresentação de Manoel que fazem com que o movimento Maker aconteça:

maker-3


 

  • Jefferson Simões: CNC
  • Gabi Agustini: Fablab
  • Luciano Ramlho: Garoa Hacker
  • Claudio Olmedo: Maker
  • Felipe Juca Sanches: Impressora 3D
  • Luis Leao: Maker

Apesar de Manoel Lemos não estar na lista, ele é o fundador do site Fazedores e um dos maiores incentivadores do movimento Maker!

Alguns projetos brasileiros que chamaram a atenção e que destacou em sua apresentação:

maker-4

CNC Brasil, XMobots, Garagino, Metamaquina 2, Kit IoT, Protoptimus.

Veja a rápida evolução da quantidade de Hackerspaces, Makerspaces e FabLabs e perceba como esse movimento está crescendo no Brasil:

maker-5

Status dos projetos desenvolvidos – Estamos apenas no começo da revolução Maker no Brasil:

maker-6

Com os dados apresentados podemos concluir que o Movimento Maker no Brasil está começando em um ritmo bastante acelerado e que há muito espaço para seu crescimento. As pessoas, conforme conhecem as ferramentas open source, criam seus projetos e os compartilham, aumentam essa onda que promete ser a inspiração de novos negócios e inovação em geral.  O Embarcados é um grande incentivador e quer fazer parte cada dia mais da cultura Maker.

Confira a apresentação completa abaixo:

Thiago Lima contribuiu com esse post. Ele também faz parte da turma que escreve pro Fazedores. Acesse o Fazedores e confira. 

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Comentários:
Notificações
Notificar
guest
4 Comentários
recentes
antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Claudio Olmedo
10/04/2015 16:50

E uma grande oportunidade, poder colaborar com o Movimento Maker no Brasil, em esta faze inicial, muito trabalho a por ser feito, mais esperamos que em breve as sementes cresçam e virem uma floresta gigante.

trackback
28/03/2016 10:01

[…] Artigo sobre movimento maker no Brasil […]

trackback
03/06/2015 01:03

[…] Lemos, o responsável pelo site Fazedores, apresentou uma palestra no SXSW 2015, em Austin nos Estados Unidos chamada O Estado do Movimento Maker no Brasil, onde expos […]

trackback
19/03/2015 14:00

[…] “Recentemente, Manoel Lemos do site Fazedores apresentou no SXSW 2015 em Austin, no Texas, Estados Unidos, seu estudo sobre o Estado do Movimento Maker no Brasil (Título de sua apresentação em inglês: “The State of The Maker Movement in Brazil”).” [referência: embarcados.com.br] […]

Talvez você goste:

Nenhum resultado encontrado.

Séries

Menu