ESP32-S3-DevKitC-1: Placa para avaliar o poderoso ESP32-S3

A família de SoCs ESP32 não para de crescer. Agora não se pode apenas dizer que está trabalhando com ESP32, precisa ser mais específico. Por exemplo, no projeto Franzininho WiFi trabalhamos com o EP32-S2. Ele traz características como USB OTG, comunicação WiFi (não tem bluetooth), co-processador RISC-V e um core Xtensa® 32-bit LX. E ainda existem: o ESP32, ESP32-C3, ESP32-C6, ESP32-S3. Cada um com suas particularidades e recursos.

Sorte nossa que framework ESP-IDF dá suporte para toda a família, facilitando o desenvolvimento das aplicações e possibilitando a portabilidade entre os diferentes SoCs.

Recentemente um dos meus alunos do Treinamento online Embarcados: Aprenda programar o ESP32 com ESP-IDF usando a Franzininho WiFi, o professor José Alberto Ferreira da UNIFEI me presenteou com uma placa ESP32-S3-DevkitC-1. Uma placa recém-lançada pela Espressif para avaliação do seu poderoso ESP32-S3.

Nesse artigo eu mostrarei todos os detalhes da placa e as características do ESP32-S3.

Conhecendo o ESP32-S3-DevKitC-1

A placa de desenvolvimento ESP32-S3-DevKitC-1 vem com o módulo ESP32-S3-WROOM-1 e também é compatível com ESP32-S3-WROOM-1U. A diferença entre os dois módulos está na antena. O ESP32-S3-WROOM-1 vem com antena PCB. Já o ESP32-S3-WROOM-1U vem com um conector para antena externa. Existem algumas variações desses módulos em relação aos recursos de memórias, conforme exibido aqui.

ESP32-S3-DevKitC-1
Figura 1: ESP32-S3-DevKitC-1

A maioria dos pinos do módulo estão disponíveis nos headers da placa, sendo ela compatível com protoboard. Ela traz ainda como recursos um LED RGB do tipo Neopixel, conversor USB/Serial (CP2102), botões de reset e boot, dois conectores USB micro (um para a UART e outro para USB nativa):

Diagrama deblocos da ESP32-S3-DevKitC-1
Figura 2: Diagrama de blocos do ESP32-S3-DevKitC-1

Para mais destalhes sobre a placa acesse sua documentação.

O poderoso ESP32-S3

O grande destaque para essa placa está no SoC usado. O ESP32-S3 é um SoC que possui um microprocessador dual-core de alto desempenho Xtensa® 32-bit LX7 operando em até 240 MHz, um co-processador de baixa potência, suporta Wi-Fi de 2,4 GHz e Bluetooth® Low Energy (Bluetooth LE), e vem com diversos periféricos. 

Diagrama de blocos do ESP32-S3
Figura 3: Diagrama de blocos do ESP32-S3

Além de um rico conjunto de periféricos, ele possui aceleração para computação de rede neural e cargas de trabalho de processamento de sinais. Isso torna o ESP32-S3 uma ótima escolha para uma ampla variedade de cenários de aplicações relacionados à IA e Inteligência Artificial das Coisas (AIoT). 

Exemplos de aplicações

  •  Hub de sensor IoT genérico de baixo consumo
  •  Registradores de dados genéricos de IoT de baixo consumo
  •  Câmeras para streaming de vídeo
  •  Reconhecimento de fala
  •  Reconhecimento de imagem
  • Automação residencial
  • Automação industrial
  • Agricultura inteligente
  • Áudio
  • Aplicações de cuidados de saúde
  • Brinquedos com Wi-Fi
  • Eletrônicos vestíveis

Para mais detalhes sobre o ESP32-S3 acesse sua documentação.

Conheça a placa ESP32-S3-DEVKITC-1 uma placa para AIoT

Confira o video onde mostro os detalhes da placa:

Agradeço ao professor José Alberto Ferreira pelo presente. Agora explorarei os seus recursos com o ESP-IDF, em especial as aplicações quem envolvam IA.

Se você quer dominar o ESP-IDF, o framework oficial da Espressif para toda família de SoCs ESP32, aproveite a oportunidade de participar de um super Treinamento online Embarcados: Aprenda programar o ESP32 com ESP-IDF usando a Franzininho WiFi. Aproveite que as vagas são limitadas.

Saiba Mais

Novo SoC RISC-V ESP32-H2 da Espressif virá com IEEE 802.15.4 (Zigbee e Thread) e Bluetooth 5.2 (LE)

Última novidade da Espressif: ESP32-S2-MINI

ESP32 – Lidando com Multiprocessamento – Parte I

JUNTE-SE HOJE À COMUNIDADE EMBARCADOS

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Home » Hardware » ESP32-S3-DevKitC-1: Placa para avaliar o poderoso ESP32-S3
Comentários:
Notificações
Notificar
guest
1 Comentário
recentes
antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Denis Rogério da Silva
Denis
17/04/2022 11:07

Essa placa possui erros no conversor AD também?

Talvez você goste:
Menu