eSIM: novo chip embarcado para autenticação

Obtenha mais informações sobre o eSIM, o SIM embarcado da ST que possui diversos benefícios para aplicações principalmente na área de IoT.
SIM integrado da ST

Recentemente a STMicroelectronics se tornou a primeira fabricante de chips a ser credenciada pelo GSMA (órgão de comércio, originalmente europeu, que representa os interesses das operadoras de redes móveis em todo o mundo) para o carregamento do chip eSIM, que tem como objetivo fornecer a melhor experiência de conectividade celular possível.

Os dispositivos móveis se tornam cada vez menores e mais integrados com o passar do tempo e, consequentemente, os fabricantes precisam de um SIM que se adapte a essa evolução. Pensando nisso a ST lançou o CI eSIM, disponível em formatos muito pequenos, como UFDFN, QFN ou WLCSP.

O grande diferencial dos eSIMs é que eles são personalizados com credenciais de conexão, que permitem formatos menores, maior segurança, maior flexibilidade, e certificados e perfis de operador, antes do envio. Dentre as outras vantagens dos eSIMs é que eles são embarcados e eletronicamente reprogramáveis e, assim, economizam espaço dentro dos smartphones para recursos extras ou para bateria. Com isso, é possível utilizá-los em diversas aplicações como em wearables, smartwatches, medidores inteligentes, gateways, principalmente na área de IoT.

Os eSIMs são baseados em cima do microcontrolador ST33 e prontos para uso sem requerer nenhuma programação adicional com isso. A ST consegue fornecê-los de forma personalizada de acordo com as necessidades dos seus clientes. Assim, os clientes conseguem dinamizar a cadeia de suprimentos do eSIM para economizar custos de manuseio e reduzir o tempo de lançamento dos seus produtos no mercado.

Features do ST33 usado no eSIM.
Figura 1 – Features do ST33 usado no eSIM.

Outro ponto relevante do eSIM ser baseado no ST33 é que ele proporciona um alto nível de segurança, uma grande quantidade de memória e alto desempenho para transferência de dados OTA e armazenamento seguro de novas assinaturas de operadores de redes móveis.

Saiba mais

Webinar Gravado: Arquiteturas para IoT na nuvem: segurança, conformidade, resiliência, OTA e inteligência com AWS e Microchip

Segurança da informação para IoT

Criptomoedas de IoT: WaBi

Referências

https://www.st.com/en/secure-mcus/sim-esim.html
https://www.eetimes.com/document.asp?doc_id=1333423

Engenheira eletricista, especialista em desenvolvimento de software embarcado na V2COM e mestranda na área de 5G na Unicamp.

Notificações
Notificar
guest
1 Comentário
recentes
antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Wiliam
Wiliam
19/10/2019 20:39

Parabéns pela matéria! O eSIM parece uma adaptação do TPM (Trusted Plataform Module)

WEBINAR

Visão Computacional para a redução de erros em processos manuais

DATA: 23/09 ÀS 17:00 H