Equipe Uai!rrior da UNIFEI na Robogames

Equipe Uai!rrior da UNIFEI participou da Robogames, considerada Olimpíada Mundial da Robótica que aconteceu em Pleaseton na California.
Robogames

Me chamo Yago, sou estudante de engenharia eletrônica, e estou participando do meu quarto ano na Equipe Uai!rrior de Robótica da Universidade Federal de Itajubá UNIFEI. A equipe foi fundada em 2001 por alunos em Controle Automação com especialização em Batalhas de Robôs, esporte que nasceu no reino unido e veio para o Brasil no mesmo ano em 2001.

Temos atualmente mais de 60 títulos conquistados tanto nacionais e quanto internacionais e venho contar uma experiência que tive esse ano na considerada Olimpíada Mundial da Robótica chamada Robogames, que acontece em Pleaseton na California.

O campeonato junta robôs do mundo inteiro com mais de 50 categorias diferentes, como batalhas de robôs e suas várias categorias de peso, categoria como o Hóqueis de robôs e infinitas categorias de robôs autônomos.

Participamos da categoria Middleweight de 120 Lb (54,430 Kg) com o robô General, na categoria Lightweight 60 Lb (27,210 Kg) com o robô Federal, na categoria Beetleweight de 3 Lb (1,360 Kg) com o Ricota e por fim na categoria Antweight de 1 Lb (450 Kg) o robô Bacon.

Na Robogames a quantidade de participantes é muito grande por categorias, isso acaba resultando muitos rounds no mesmo dia, adrenalina da competição, fora as porradas brutais do robôs, que se encontra muito nos boxes. São sensações até difícil de explicar, normalmente após cada luta sempre precisamos fazer a manutenção em nosso robô, e como é muito próximo os rounds, as vezes temos que remontar o robô do zero em menos de 40 minutos. É uma adrenalina imensa, a luta contra o relógio e não fazer seu robô perder por W.O.

Nessa competição algo marcante foi a final do robô General (nosso robô da categoria de 54 Kg) contra o robô Nighthawk, robô americano. Na luta anterior à final, o robô General acabou queimando o motor da sua arma, que chamamos de duplo disco de impacto, e tivemos 40 minutos para abrir o robô e trocar tanto o motor quanto a eletrônica que realiza a partida do Robô (eletrônica desenvolvida pela própria equipe). Foi na conta exata do relógio que conseguimos fechar o General e ir preparado para a final.

Depois te um round muito eletrizante contra o robô americano, com toda a torcida gritando: –“Brasil” , o narrador anuncia que General havia acabado de se tornar o atual Campeão do Mundo na categoria MiddleWeight, titulo inédito para a Uai!rrior. Foi uma conquista que a equipe inteira teve muito orgulho, foram meses de preparação para o mundial, enfrentamos muitos problemas com relação a verbas para poder comprar passagens, hospedagem para os membros e vários equipamentos e usinagem para os
robôs. Mas depois de muitas rifas vendidas, camisetas da equipe, geladinho e a ajuda de muitos dos nossos patrocinadores conseguimos competir e levar essa medalha de ouro para casa.

No mesmo campeonato conseguimos levar a medalha de Prata com o Robô Federal e outra medalha de bronze com o robô Ricota, também com trajetórias emocionantes dentro da competição.

Ter participado dessa competição foi fantástico, é um network muito grande, vendo grandes robôs de vários países, o aprendizado em eletrônica e mecânica é muito intenso. Sem falar da grande emoção de voltar para Itajubá com o dever comprido. Já estamos ansiosos para a Robogames do ano que vem. #GoUai!rrior

Conheça mais a Equipe Uai!rrior

Site: www.uairrior.com.br

Pagina do Facebook: www.facebook.com/uairrior

Notificações
Notificar
guest
1 Comentário
recentes
antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Sergio Prado
15/05/2017 18:19

Legal Yago! Parabéns a você e a toda equipe!

WEBINAR

Visão Computacional para a redução de erros em processos manuais

DATA: 23/09 ÀS 17:00 H