Embrio: Uma ferramenta de programação visual para Arduino

embrio

Embrio é um ambiente de programação Visual que permite a programação da plataforma Arduino de uma forma fácil e eficiente. Ao contrário de muitos outros ambientes gráficos, focados em Arduino, este é destinado a ser uma ferramenta de desenvolvimento séria e não apenas uma alternativa para programação. Além das ferramentas visuais é possível escrever o código diretamente na ferramenta, quando a codificação for melhor opção que os blocos. Além disso ele permite que você crie seus próprios blocos.

A programação é baseada em blocos denominados nodes e uma arquitetura paralela chamada de agent based. Com o Embrio é possível interagir com a placa Arduino em tempo real e verificar o funcionamento do programa antes de fazer a compilação e o upload da aplicação final.

O vídeo a seguir dá um visão geral da plataforma:

No site da plataforma é possível acessar diversos tutoriais que abrangem desde o nível iniciante até o nível avançado. Estão disponíveis também alguns exemplos de projetos, dentre eles um projeto bem interessante de um carro autônomo, que mostra os recursos avançados da ferramenta. O vídeo a seguir exibe um pouco deste projeto:

O Embrio pode ser baixado diretamente em seu site. É necessário ter o ambiente do Arduino instalado no computador, é recomendado a versão 1.6 ou superior. Após a instalação é preciso direcionar a pasta do Arduino nas configurações da ferramenta. Por enquanto está disponível apenas para Windows, é recomendado Windows 7 ou superior. Esta não é uma ferramenta gratuita, porém é possível testar alguns de seus recursos com a versão free. Para destravar todos os recursos é necessário comprar uma licença no valor de $50,00.

O Embrio é uma alternativa interessante para programação da plataforma Arduino, suportando a maioria da placas Arduinos existentes. É uma forma diferente de programação, com muitos recursos e possibilidades. Está apenas no inicio e ainda tem muito o que melhorar, porém já se mostrou uma plataforma promissora que com o tempo se tornará poderosa e flexível.

Para aprender mais, você pode  acessar a sessão de documentação e o fórum disponível no próprio site do Embrio.

Para aprender mais

Arduino – Primeiros Passos

Placas Arduino – trajetória até o UNO

Arduino UNO

Referências

http://www.embrio.io/
http://www.embrio.io/documentation/node-screen/nodes.aspx
http://www.embrio.io/documentation/agent-based/overview.aspx
http://www.embrio.io/projects/
http://www.embrio.io/projects/advanced-tutorials/advanced-projects/autonomous-car
http://www.embrio.io/download/
http://arduino.cc/en/Main/Software
https://www.embrio.io/buy/
http://www.embrio.io/documentation/
http://www.embrio.io/forum/
Website | Veja + conteúdo

Engenheiro, especialista em sistemas embarcados. Hoje é diretor de operações do portal Embarcados, onde trabalha para levar conteúdos de eletrônica, sistemas embarcados e IoT para o Brasil.

Também atua no ensino eletrônica e programação. É entusiastas do movimento maker, da cultura DIY e do compartilhamento de conhecimento, publica diversos artigos sobre eletrônica e projetos open hardware.

Com iniciativas como o projeto Franzininho e projetos na área de educação, leva a cultura maker para o Brasil capacitando e incentivando professores e alunos a usarem tecnologia em suas vidas. Participou da residência hacker 2018 no Red Bull Basement.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Comentários:
Notificações
Notificar
guest
17 Comentários
recentes
antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Luis Chavier
09/04/2015 14:53

Uma coisa que achei muito legal é que fica fácil fazer várias tarefas executando de forma concorrente. Isso é uma coisa que, até onde eu sei, ainda não foi resolvida muito bem na parte de software para microcontroladores, seja no Arduino ou em outras plataformas. Quando se precisa fazer alguma coisa multitarefa, um código mais tradicional tende a ficar “macarrônico”, com interrupção para todo lado emuito sujeito a erros. A outra alternativa seria usar algum RTOS, mas isso torna o desenvolvimento do software muito trabalhoso para fazer uma tarefa que deveria ser simples, além de usar muitos recursos do processador,… Leia mais »

Mateus Bione
Mateus Bione
Reply to  Luis Chavier
11/04/2015 15:13

State machine do the work

Luis Chavier
Reply to  Mateus Bione
11/04/2015 16:13

Sim, algum esquema usando máquinas de estados rodando em paralelo poderia ser uma solução legal para esse tipo de problema. Mas com as ferramentas de programação atuais, se você tentar fazer, por exemplo, N máquinas de estado em paralelo para piscar N LEDs em frequências diferentes, o código vai se tornar muito complicado para descrever uma coisa muito simples. Eu acredito que isso deveria poder ser feito com poucas linhas de código, quase que um Blink do Arduino.

Marcelo Flores
Marcelo Flores
09/04/2015 08:20

As possibilidades com arduino são as mesmas com a programação padrão em sua ide?
Pois outros como o ardublock ou s4a não nos dão todas as possibilidades. Pelo menos não vi com facilidade. Se este permitir possibilidades como uso de módulos de comunicação sem fio (todos), eu pago sem exitar..

Fabio_Souza_Embarcados
Fabio_Souza_Embarcados
Reply to  Marcelo Flores
09/04/2015 08:45

Olá Marcelo, essa plataforma se mostrou muito superior ao ardublock ou s4a. Existem muitos recursos disponíveis e ainda é possível inserir código diretamente na interface visual. Ainda é uma ferramenta nova que tem muito a evoluir. Da uma olhada na documentação para ver se atende suas necessidades: http://www.embrio.io/documentation/

Eduardo Scherrer
Eduardo C. Scherrer
09/04/2015 08:07

Puxa, só pela sua descrição, já parece ser muito interessante.
Deverá facilitar demais a implementação de projetos bem complexos.
A ferramente já suporta os arduinos com o cortex?

Fabio_Souza_Embarcados
Fabio_Souza_Embarcados
Reply to  Eduardo C. Scherrer
09/04/2015 08:43

Olá Eduardo, realmente é bem interessante essa plataforma. Ainda não testei todos os seus recursos. No momento não suporta o Arduino DUE e o ZERO, mas acredito que no futuro serão inseridos. Abraços.

trackback
02/06/2015 23:27

[…] Embrio: Uma ferramenta de programação visual para Arduino […]

trackback
02/06/2015 15:32

[…] Embrio: Uma ferramenta de programação visual para Arduino […]

trackback
21/05/2015 00:26

[…] Embrio: Uma ferramenta de programação visual para Arduino […]

trackback
16/05/2015 18:31

[…] Embrio: Uma ferramenta de programação visual para Arduino […]

trackback
05/05/2015 14:28

[…] Embrio: Uma ferramenta de programação visual para Arduino […]

trackback
22/04/2015 09:08

[…] Embrio: Uma ferramenta de programação visual para Arduino […]

trackback
14/04/2015 02:01

[…] Embrio: Uma ferramenta de programação visual para Arduino […]

Talvez você goste:

Séries

Menu