Elk - uma placa para blockchain e aplicações web descentralizadas

elk blockchain

Elk é uma placa de desenvolvimento focada em aplicações com blockchain e web descentralizada. Ela traz a simplicidade do Arduino para o desenvolvimento de aplicações IoT com suporte nativo a redes descentralizadas. A proposta é que com poucas linhas de código você possa criar aplicações com Ethereum, IPFS, Whisper e muito mais. 

 

A placa foi lançada em uma campanha no Kickstarter.

 

Vamos ver os detalhes do seu hardware.

 

 

Hardware da Elk

 

A Elk foi baseada no SoC da Allwinner H3 e também traz um ARM Cortex M4. A seguir são apresentados os detalhes do hardware:

elk blockchain

 

  • Quad Core 1Ghz Linux SoC (H3 da Allwinner) com 512MB @ DDR3 RAM
  • 8GB eMMC
  • Microcontrolador de 32 bits STM32F411 da ST @100Mhz 
  • Módulo Wi-Fi 2.4Ghz WiFi com antena integrada
  • LED RGB
  • 2 push-buttons
  • Compatível para uso com protoboard

 

Pinos de I/O (todos são 3.3V mas tolerantes a 5V):

  • 28 Digital
  • 10 Analog
  • 2 UART
  • 3 I2C
  • 3 SPI
  • 21 PWM

elk blockchain

A Elk é plug-and-play exatamente como um Arduino, inclui um SDK compatível com Arduino e um aplicativo móvel que permite a comunicação com o hardware de maneira privada por meio de tecnologias descentralizadas.

elk blockchain

O SDK oferece suporte às seguintes tecnologias:

elk blockchain

 

Aplicações potenciais para o Elk incluem a construção de plataformas que permitem enviar e aceitar moedas criptografadas, como um caixa eletrônico homebrew ou até máquinas de venda automática, projetar sistemas de comunicação privatizados ou criar dispositivos IoT que permitem carregar dados do sensor para Swarm ou IPFS.

 

Confira o video da campanha no Kickstarter:

 

 

Videos com os primeiros passos:

 

 

 

 

A placa está atualmente em campanha de financiamento coletivo no Kickstarter e recompensas a partir de $59. A previsão de entrega está para março de 2020. Confira todos os detalhes da campanha: Elk: The Dev Board for the Decentralized World

 

Saiba mais

 

Webinar Gravado: Criptomoedas: Blockchain e IoT

Criptomoedas de IoT

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Fábio Souza
Engenheiro, especialista em sistemas embarcados. Hoje é diretor de operações do portal Embarcados, onde trabalha para levar conteúdos de eletrônica, sistemas embarcados e IoT para o Brasil. Também atua no ensino eletrônica e programação. É entusiastas do movimento maker, da cultura DIY e do compartilhamento de conhecimento, publica diversos artigos sobre eletrônica e projetos open hardware.Com iniciativas como o projeto Franzininho e projetos na área de educação, leva a cultura maker para o Brasil capacitando e incentivando professores e alunos a usarem tecnologia em suas vidas. Participou da residência hacker 2018 no Red Bull Basement.

1
Deixe um comentário

avatar
 
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Ivan Assaritti Recent comment authors
  Notificações  
recentes antigos mais votados
Notificar
Ivan Assaritti
Membro

Após atingirem praticamente o dobro do que pleiteavam no KickStarter os desenvolvedores cancelaram a campanha, disponibilizaram os arquivos do hardware mas não os do software (até este momento) e principalmente informaram que não devolverão o dinheiro, nem entregarão o que foi prometido para quem investiu. Vamos aguardar desdobramentos futuros.