Editorial: Novo layout do Embarcados - Cara nova!

Desde o ano passado vínhamos alertando os leitores do Embarcados sobre a reformulação do site, que precisava ser alterado para melhorar a experiência oferecida ao usuário. Pois bem, essa mudança ocorreu este ano e em julho o novo layout do Embarcados estava pronto.

 

Antes de focarmos nas mudanças, conheça um pouquinho mais o Embarcados.

 

História do Embarcados

 

O Embarcados, desde seu início, inspira qualidade e inovação tecnológica, e ajuda a disseminar o conhecimento da área de sistemas embarcados.

 

Estamos formando uma grande base de conhecimento acessível a todos e viabilizando a troca de informações e experiências que ajudam a crescer e desenvolver nossa capacidade como profissionais da área de sistemas embarcados.

 

Sergio Prado criou, em agosto de 2007, o Embarcados. Pouco tempo depois, Diego Sueiro, atual CEO do Embarcados, passou a integrar sua administração e gerar conteúdo. O site foi evoluindo e agregou funcionalidades que permitiam maior integração entre as pessoas.

Em pouco tempo, a média de acessos diários chegou a 300 visitas únicas com alguns picos de 700 visitas únicas. Pensando em agregar a comunidade e disseminar conhecimento e experiência na área, surgiu a necessidade de oferecer, também, seminários e workshops. Para isso contamos com a ajuda de Alberto Fabiano na organização de cada um deles.

Era uma oportunidade de crescimento, mas o site precisava de mudanças! Ele passou por uma reformulação, tanto visual quanto de conteúdo, e foi relançado em 16 de setembro de 2013. Agora, com uma equipe maior, composta por pessoas que desejam e têm prazer em compartilhar o conhecimento, acreditamos que o Embarcados pode contribuir ainda mais com o desenvolvimento tecnológico do país. Publicamos pelo menos um artigo por dia útil e nossa meta é ser referência, representando uma fonte de conhecimento e informação importante na área de sistemas eletrônicos.

O que é o Embarcados?

Podemos definir o Embarcados como um portal de conteúdo em Português na área de sistemas eletrônicos embarcados, uma espécie de revista digital com assuntos diversos na área eletrônica.

Oferecemos não somente artigos, mas sim uma experiência rica no assunto. Organizamos eventos/workshops, divulgamos vídeos por meio do nosso canal no YouTube, realizamos pesquisas/estudos, criamos um fórum e divulgamos oportunidades de emprego da área. E ajudamos a comunidade divulgando eventos relacionados, sites/blogs e lojas online.

O site é escrito para brasileiros e nossa principal missão é inspirar os profissionais e curiosos para que possam criar projetos com qualidade e que possam sempre ir além e aprender mais em sua área.

Sonhamos que no Brasil todo, nos corredores das empresas, nas universidades e colégios técnicos, o pessoal que gosta e trabalha com eletrônica fale ainda mais de eletrônica e sobre projetos.

Sabemos que só mostrando resultados podemos ajudar a mudar um pouquinho o Brasil e deixá-lo mais tecnológico.

Os números do Embarcados

Os números aproximados do site até o momento são:

  • Visualizações de página: quase 4 milhões;
  • Visitantes únicos: mais de 1 milhão;
  • Usuários registrados: mais de 8.300;
  • Matérias publicadas: mais de 1100.

O que há de novo no Embarcados?

O site para desktop foi reformulado e demos uma atenção especial para a versão mobile, que antes não existia.

Vamos dar uma olhada na versão desktop?

Versão desktop

Criamos novas seções na home do site. Antes tínhamos uma página principal composta pelos artigos publicados de forma cronológica, sejam eles artigos técnicos ou notícias. Fazíamos uso da barra lateral do site para expor banners de propaganda e outros conteúdos, como oportunidades de emprego, parceiros e lista de artigos mais visualizados.

Dessa forma, a identidade do site, para novos visitantes, era formada indiretamente pelos últimos artigos publicados. Se em uma semana tivessem sido publicados muitos artigos de Linux, Arduino ou hardware, por exemplo, acabávamos sendo rotulados temporariamente por sermos um site cobrindo somente esses assuntos. E isso não é verdade, e o leitor que nos acompanha pode confirmar isso.

Somos um site que abrange os mais diversos assuntos dentro da área de sistemas eletrônicos embarcados, incluindo conteúdo maker. Caso não exista um conteúdo que lhe agrade, caro leitor, pode nos avisar que vamos atrás disso para você!

Tendo esses pontos em mente, resolvemos criar uma seção logo no início contendo os quarto artigos publicados de mais destaque no momento, para que o leitor saiba o que foi publicado no dia e o que está em evidência no site.

Novo layout do Embarcados - Seção de destaque no Embarcados
Figura 1 - Seção de destaque no Embarcados

Criamos uma área de notícias, chamada “Notícias”! Assim fica mais fácil procurar por esse conteúdo, ao invés de procurar no site todo por um post dessa categoria. É possível navegar pelas notícias por meio das setas dispostas no lado esquerdo inferior da seção.

Novo layout do Embarcados - Seção de notícias no Embarcados
Figura 2 - Seção de notícias no Embarcados

Caso ainda queira visualizar os artigos publicados na ordem cronológica, mantivemos essa opção, com a seção “Artigos”. Ao lado do título da seção, é possível selecionar as sessões que mais te agradam e apenas visualizar artigos sobre aquele assunto.

Novo layout do Embarcados - Seção de artigos gerais no Embarcados
Figura 3 - Seção de artigos gerais no Embarcados

Tendo em vista que cobrimos muitos assuntos desde a reinauguração do site, em 16/09/2013, decidimos criar uma área de conteúdo aleatório, para serem exibidos artigos mais antigos também. Chamamos essa seção de “Você vai gostar de ler”.

Novo layout do Embarcados - Seção de artigos aleatórios no Embarcados
Figura 4 - Seção de artigos aleatórios no Embarcados

Continuamos a publicar oportunidades de emprego para o nosso público. Já foram publicadas mais de 100 oportunidades de emprego até agora. Veja como ficou o novo layout.

Novo layout do Embarcados - Seção de oportunidades no Embarcados
Figura 5 - Seção de oportunidades no Embarcados

Queremos muito saber o que vocês acharam do novo layout. Mandem e-mail para gente pelo link ou insira um comentário neste post. Todas as opiniões são muito importantes pois, afinal de contas, o Embarcados é feito pensando em vocês, leitores que são apaixonados por eletrônica.

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

3
Deixe um comentário

avatar
 
2 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
Diego SueiroCarlos QueirozLeandro G Ribeiro Recent comment authors
  Notificações  
recentes antigos mais votados
Notificar
Carlos Queiroz
Visitante
Carlos Queiroz

Parabéns Embarcados, ficou ótimo o novo layout, só tenho uma dica quanto a página de login, ao logar no site o usuário é levado para a página administrativa do wordpress, mesmo que exista um controle de acesso, essa solução tem muita vulnerabilidade, aconselho trazer o login para o front-end do wordpress, existem plugins que auxiliam nesse processo, como por exemplo: https://br.wordpress.org/plugins/wp-user-frontend/ Eu tive acesso ao Visual Composer, a versão do wordpress utilizada (deve ser atualizada para o WordPress 4.6) com esses dados a invasão é facilitada, aconselho também substituir o endereço padrão de login do wordpress wp-admin/admin.php Mais informações de… Leia mais »

Diego Sueiro
Visitante
Diego Sueiro

Olá Carlos,

Muito obrigado pelas dicas.
Já repassamos essa informação ao nosso desenvolver.

Leandro G Ribeiro
Visitante
Leandro

ÓTIMA INICIATIVA COMO SEMPRE.