Editorial: CES 2015

CES 2015

A CES (Consumer Electronics Show) de 2015, realizada anualmente pela Consumer Electronics Association (CEA), aconteceu dos dias 6 a 9 de janeiro em Las Vegas, EUA. Podemos dizer que é o maior evento para a eletrônica de consumo, já que possui números impressionantes. Conseguem imaginar mais de 3.600 exibidores - dentres eles um recorde de número de startups -  e mais de 170.000 profissionais - mais de 45.000 de fora dos EUA - buscando conhecer as mais novas tecnologias do momento, que provavelmente influenciarão as tendências da área durante o ano de 2015?

 

Neste ano os dispositivos e ferramentas com conectividade foram sensação na CES. Isso mostra que IoT, Wearables e Smart Cars vieram forte para ficar e mudar nossas vidas.

 

Tentamos listar algumas das novidades mais interessantes para o pessoal da área de sistemas embarcados que foram apresentadas no evento, além de apontar as tendências do mercado.

 

 

Atmel | SMART SAM L21 

 

img_5037

 

O microcontrolador Atmel SAM L21 possui o core ARM Cortex-M0+, que apresenta um consumo de energia abaixo de 40 µA/MHz em modo ativo e 200nA em modo sleep. Além disso, oferece USB host e device full-speed, Event System e Sleepwalking, 12-bit ADC, AES, sensor capacitivo ao toque e mais. É ideal para handheld e dispositivos operados por bateria para uma variedade de aplicações IoT.

 

 

Low-Power Bluetooth Smart Platform

 

btlc

 

A Atmel apresentou mais uma novidade para aplicações em IoT, o BTLC1000 da família BlueTooth Smart. Este é um módulo de baixíssimo consumo operando em menos de 1µA no modo standby. É possivelmente a menor solução da categoria disponível no mercado com dimensões que chegam a 2,1mm X 2,1mm, interessante para aplicações em wearables e em outras onde o espaço é crítico. É destinado à interface com qualquer microcontrolador através de uma API UART ou SPI, exigindo recursos mínimos do mesmo.  Possui integrado um microcontrolador ARM Cortex-M0, expandindo os recursos com interface analógica e periféricos de comunicação.

 

No vídeo a seguir, Bert Fransis, gerente de produtos para microcontroladores wireless, apresenta o lançamento desta novidade durante a CES 2015.

 

 

 

Plataforma Dual-mode Wi-Fi/Bluetooth

 

WILC3000_Sub-FamilyBanner_496x193_121814

 

A Atmel já tinha a família WILC1000 de módulos Wi-Fi + Bluetooth, mas apareceu um tal de Bluetooth 4.0 (BLE - Bluetooth Low Energy) que fez a fabricante de chips aumentar seu portfolio. NA CES 2015 foi lançada a família WILC3000. Com esses módulos é possível trabalhar com conexão Wi-Fi e Bluetooth ao mesmo tempo, por meio das interfaces SDIO, SPI, I2C, UART e GPIO. Além disso, possui interface UART e PCM para áudio.

 

 

Intel Curie

 

550x275xBK_Button2_TW-FINAL-550x275.png.pagespeed.ic.GmketciQe5 

É um módulo com dimensões bem reduzidas, no formato de uma bateria tipo moeda. Como é bem pequeno pode ser conectado a qualquer roupa, tênis, bolsas, ou qualquer acessório que utilizamos, como bonés, pulseiras, etc.

 

O módulo Intel Curie possui:

  • Um processador de baixo consumo Intel Quark, de 32-Bits;
  • 384kB de memória Flash e 80kB de SRAM;
  • Giroscópio e Acelerômetro;
  • Circuito carregador de bateria;
  • Bluetooth de baixo consumo.

 

 

Veja o artigo do Thiago Lima sobre esse dispositivo aqui.

 

 

NXP introduz chip para chave de carro trabalhando abaixo de 1 GHz

 

NXP_keyless-entry

 

O que diferencia um carro do outro, além do veículo em si, é a sua chave. E por que não fazer uma chave diferencial? É isso que a NXP está propondo com o seu novo chip NCF29A1, focado em adicionar inteligência à chave do carro, por meio de uma solução contendo um dispositivo keyless passivo, um transmissor RF para controle remoto, um imobilizador e, por fim, um microcontrolador programável de baixa potência.

 

O dono do carro, portando a chave do seu carro, ao aproximar-se do veículo, é identificado pelo carro por meio do seu único ID a uma faixa de 5 a 10 metros. O carro confirma a identificação acendendo luzes. Uma vez que o usuário toca a maçaneta do carro, que contém um sensor capacitivo sensível ao toque, faz com que o carro acorde e abra a porta. Aí é só preciso dar ignição no carro!

 

As grandes vantagens é o baixo consumo de energia, ocasionado pela sensibilidade à baixa-frequência do sensor (310 MHz a 447 MHz, sendo possível 868/915 MHz), o baixo número de componentes externos ao chip, o que reduz custo para o fabricante da chave, e a criptografia AES implementada na comunicação para evitar clonagem.

 

 

Outros lançamentos interessantes

 

  • Broadcom anuncia Chips e Socs Wifi 5GHz para roteadores, gateways e set-top boxes;
  • Broadcom integra Wifi, Bluetooth Smart e NFC em um único dev kit;
  • Imagination anuncia framework do PowerVR para Android;
  • Lançado o emSSL, socket seguro para dispositivos embarcados;
  • Compilação feita pelo Embedded.com sobre os principais lançamentos.

 

 

Considerações

 

Gostaríamos de agradecer a todos os articulistas que participaram da escrita deste artigo: Diego SueiroFábio Souza,  Henrique Rossi e  Thiago Lima.

 

 

Referências

 

http://www.cesweb.org/

http://blog.atmel.com/2015/01/22/video-andreas-eieland-talks-atmel-smart-sam-l21/

http://blog.atmel.com/2015/01/23/leadership-in-iot-connectivity-with-bluetooth-smart/

http://www.atmel.com/products/Wireless/wifi/smart-connect.aspx

http://www.embedded.com/electronics-news/4438237/NXP-reveals-its-sub-GHz-wireless-car-key-IC-at-CES

http://www.embedded.com/electronics-products/electronic-product-reviews/connectivity/4438230/CES--Broadcom-announces-New-5G-WiFi-Chips-and-SoCs-for-routers--gateways-and-set-top-boxes

http://www.embedded.com/electronics-products/electronic-product-reviews/prototyping-and-development/4437867/Broadcom-integrates-Wi-Fi--Bluetooth-Smart--and-NFC-into-single-dev-kit-

http://www.embedded.com/electronics-products/electronic-product-reviews/prototyping-and-development/4438272/CES--Imagination-announces-PowerVR-imaging-framework-for-Android

http://www.embedded.com/electronics-products/electronic-product-reviews/safety-and-security/4438271/SEGGER-releases-emSSL--secure-sockets-for-embedded-devices-

http://www.embedded.com/electronics-blogs/other/4438278/Embedded-news--Week-of-Jan--5---9--2015

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Deixe um comentário

avatar
 
  Notificações  
Notificar