Editorial: Alcançamos a marca de 2 Milhões de Pageviews!

2 milhões de pageviews

Parecia ontem, quando atingimos a marca de 1 milhão de pageviews do site, no dia 04/03/15. E agora estamos com mais de 2 milhões de pageviews! Essa marca foi atingida no dia 15/10/15. Um detalhe que precisa ser mencionado é que contamos esse número a partir do dia 16/09/13, quando o site foi reformulado.

 

Nesse período publicamos mais de 800 posts, divididos em diversas categorias como:

  • Editorial;
  • Entrevistas;
  • Eventos;
  • Hardware;
  • Notícias;
  • Placas;
  • Software;
  • Oportunidades;
  • Vídeos.

 

Nós do Embarcados temos como foco inspirar qualidade e inovação tecnológica, disseminando o conhecimento da área de sistemas embarcados.

 

Estamos formando uma grande base de conhecimento acessível a todos e viabilizando a troca de informações e experiências que ajudam a crescer e desenvolver nossa capacidade como profissionais da área de sistemas embarcados.

 

 

História do Embarcados

 

Com esses objetivos em mente, Sergio Prado criou, em agosto de 2007, o Embarcados. Pouco tempo depois, Diego Sueiro, atual CEO do Embarcados, passou a integrar sua administração e gerar conteúdo. O site foi evoluindo e agregou funcionalidades que permitiam maior integração entre as pessoas.

 

Em pouco tempo, a média de acessos diários chegou a 300 visitas únicas com alguns picos de 700 visitas únicas. Pensando em agregar a comunidade e disseminar conhecimento e experiência na área, surgiu a necessidade de oferecer, também, seminários e workshops. Para isso contamos com a ajuda de Alberto Fabiano na organização de cada um deles.

 

Era uma oportunidade de crescimento, mas o site precisava de mudanças! Ele passou por uma reformulação, tanto visual quanto de conteúdo, e foi relançado em 16 de setembro de 2013. Agora, com uma equipe maior, composta por pessoas que desejam e têm prazer em compartilhar o conhecimento, acreditamos que o Embarcados pode contribuir ainda mais com o desenvolvimento tecnológico do país. Publicamos pelo menos um artigo por dia útil e nossa meta é ser referência, representando uma fonte de conhecimento e informação.

 

 

O que é o Embarcados?

 

Podemos definir o Embarcados como um portal de conteúdo em Português na área de sistemas eletrônicos embarcados, uma especie de revista digital com assuntos diversos na área eletrônica. Oferecemos não somente artigos, mas sim uma experiência rica no assunto. Organizamos eventos/workshops, divulgamos vídeos por meio do nosso canal no YouTube, realizamos pesquisas/estudos, criamos um fórum e divulgamos oportunidades de emprego da área. E ajudamos a comunidade divulgando eventos relacionados, sites/blogs e lojas online. O site é escrito para brasileiros e nossa principal missão é inspirar os profissionais e curiosos para que possam criar projetos com qualidade e que possam sempre ir além e aprender mais em sua área. Sonhamos que no Brasil todo, nos corredores das empresas, nas universidades e colégios técnicos, o pessoal que gosta e trabalha com eletrônica fale ainda mais de eletrônica e sobre projetos. Sabemos que só mostrando resultados podemos ajudar a mudar um pouquinho o Brasil e deixá-lo mais tecnológico.

 

 

O Embarcados para o público

 

Vamos detalhar um pouco agora o que você, leitor, pode ganhar/aproveitar com o site.

 

Editorial

 

Publicamos no site, em todos os dias úteis, artigos e notícias que contêm informações relativas a:

  • Projetos de hardware e firmware/software;
  • Notícias do que é novidade no mundo de sistemas embarcados;
  • Reviews de diferentes placas, que ajudam tanto o pessoal entusiasta de eletrônica a escolher a melhor placa para brincar e fazer seus projetos, quanto os profissionais e estudantes a escolher a melhor plataforma para seu produto ou pesquisa;
  • Reviews de processadores e CIs, que auxiliam a tomada de decisão de profissionais da área;
  • Artigos que auxiliam em partes específicas de projetos de sistemas embarcados, abordando sistemas bare-metal e sistemas baseados em RTOS’s;
  • Artigos sobre Linux Embarcado utilizando diferentes distribuições, compilações, processadores e placas;
  • Informação sobre os diferentes eventos que realizamos e os principais eventos que estão acontecendo no Brasil e no mundo;
  • Estado da arte e teoria em eletrônica, considerando microcontroladores, microprocessadores e lógica programável (FPGA, Verilog e VHDL);
  • História da eletrônica.

 

Os artigos publicados no Embarcados estão disponíveis gratuitamente de forma que qualquer  pessoa possa acessar a qualquer momento. Outra vantagem é que o leitor tem o contato direto com o autor do artigo podendo tirar dúvidas ou até mesmo se aprofundar no assunto através da seção de comentários no post.

 

Procuramos publicar as notícias mais recentes relacionadas à área, sempre tentando antecipar as novidades para o público brasileiro. Além disso, o Embarcados faz cobertura de eventos nacionais e internacionais mostrando as novidades do setor em vídeos e texto.

 

Blogs e lojas

 

O site também possui um seção para a comunidade onde são divulgados os sites e blogs da comunidade e lojas online relacionadas, proporcionando um acesso mais rápido para o leitor.

 

Fórum

 

Através do fórum é possível deixar perguntas de um assunto específico para que pessoas com a mesma experiência possam contribuir com a solução de um determinado problema. Também é possível anunciar placas usadas para venda ou troca.

 

Vídeos

 

Possuímos um canal de vídeo no YouTube onde são feitos vídeos de unboxing e review de placas. Também são disponibilizadas palestras de eventos já realizados, entrevistas e vídeos de coberturas de eventos.

 

Eventos

 

Já realizamos 10 eventos da área. Confira cada um deles: 

  • 3 Seminários Programação C&C++ para Sistemas Embarcados (2008, 2009 e 2010);
  • 2 Workshops Projetando Sistemas Embarcados - Com Jack Ganssle (2009 e 2011);
  • 1 Seminário RTOS (2010);
  • 1 Seminário Linux Embarcado (2011);
  • 1 Arduino Day (2014);
  • 1 Seminário Programação para Sistemas Embarcados (2014);
  • 1 Seminário Linux Embarcado (2015).

 

Concursos

 

Realizamos recentemente o concurso Casa Conectada 2015 em parceria com a Freescale, que foi um dos maiores concursos de projetos realizados no Brasil nos últimos tempos. Foram mais de 80 inscrições iniciais, das quais 25 foram selecionadas através de votação dos jurados e receberam um placa Freedom Board para desenvolvimento do respectivo projeto. Dos 25 projetos desenvolvidos, 10 foram classificados para a final que ocorreu no mês de setembro em São Paulo. Os 3 melhores projetos receberam premiação em dinheiro, conforme a classificação. Esse foi o primeiro de muitos concursos que serão realizados para promover o desenvolvimento de projetos e soluções baseados em um tema específico.

 

Pesquisas e estudos

 

Já realizamos duas pesquisas/estudos dentro da área de sistemas embarcados do Brasil. Em 2014 divulgamos um estudo sobre o mercado de desenvolvimento brasileiro de sistemas embarcados. Neste ano, em 2015, criamos uma pesquisa sobre o mercado de trabalho de sistemas embarcados. São oportunidades onde profissionais e empresas do setor compartilham dados, com os quais conseguimos gerar informação muito valiosa para quem atua na área e para aqueles que têm curiosidade e gostariam de ingressar nela. Os relatórios finais ficam disponíveis para a comunidade.

 

As pesquisas geralmente são  realizadas em parceria com a Netquest, especialista em coleta de dados online com operações no Brasil, Portugal, Espanha e vários países da América Latina. A Netquest  possui certificação ISO 26362:2009 e é membro das principais associações globais de pesquisa de mercado, seguindo suas normas e éticas. Entre elas, ESOMAR e ABEP, Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa de Mercado.

 

Em nenhuma hipótese, resultados de pesquisa de trabalho são divulgados de forma individual, onde quem responde possa de alguma forma ser identificado.

 

Sorteios

 

Frequentemente, juntos aos nossos parceiros, realizamos sorteios de placas, livros, cursos e outros itens. Para se ter uma ideia, na última pesquisa de mercado foram disponibilizados 29 itens para sorteio entre placas e treinamentos.

 

 

O Embarcados para as empresas

 

As empresas podem tirar muita vantagem do Embarcados. Os nossos articulistas são profissionais muito competentes e dedicados em contribuir com a comunidade. Esse desejo está muito ligado com a era em que vivemos, do compartilhamento e também do poder ensinar! Fiquem atentas, temos talentos muito valiosos aqui!

 

Podem ser divulgadas vagas de emprego no site também! E o mais interessante, de forma gratuita! Isso mesmo! Tem uma vaga na sua empresa, divulgue-a para para a comunidade!

 

Além disso disponibilizamos um espaço para publicação de posts patrocinados e anúncio de marcas por meio de banners, que é de onde vem a receita do site. Com isso temos a possibilidade de investimento em outras iniciativas.

 

Temos um relacionamento muito próximo com fabricantes, distribuidores, lojas, etc, de componentes/soluções de sistemas embarcados, o que nos proporciona negociar com eles o oferecimento de kits, placas, componentes e outros para escrita de artigos e sorteios/ações promocionais para o público do site. Isso é muito importante, pois o custo Brasil tem dificultado a comunidade para conseguir tais componentes para estudos.

 

Alguns números recentes, dos últimos 24 meses:

  • Mais de 2 milhões de pageviews;
  • Mais de 1 milhão de visitantes;
  • Média de 170.000 pageviews por mês;
  • Mais de 5800 usuários registrados no site;
  • Mais de 5500 seguidores no Facebook.

 

 

Como contribuir com o Embarcados?

 

Temos certeza de que você, leitor, cercado de informação e conhecimento que o site lhe proporciona, sentiu pelo menos uma pequena vontade em contribuir com o site. O que você pode fazer: 

  • Sugerir artigos para a gente - Isso é muito importante porque os artigos são criados em tempo real. Pode acreditar, queremos ouvir todos que lêem o que escrevemos. Os comentários anteriores foram filtrados e mutas das solicitações foram atendidas e melhoramos o site conforme o leitor sugeriu;
  • Enviar artigos avulsos;
  • Escrever artigos com frequência, tornando-se, então, um articulista e, então participando de um grupo fechado onde podemos trocar experiências mais de perto;
  • Ajudar no fórum, perguntando e respondendo dúvidas;
  • Compartilhando os artigos do site em redes sociais (LinkedIn, Facebook, Twitter e Google+).

 

Ser um articulista traz muitos benefícios, dentre os quais podemos listar:

  • Tem o perfil na lista de articulistas do site;
  • Participa da lista de discussão do editorial do site;
  • Seus artigos são divulgados em redes sociais e outras mídias.

 

O Embarcados é um meio pelo qual o especialista que tem conhecimento em sistemas eletrônicos embarcados pode expor seu trabalho para todo o país, seja para reconhecimento profissional, seja para satisfazer ambições pessoais. Somos o maior portal de conteúdo desse assunto no Brasil, e ao compartilhar conteúdo no site você atinge um público muito qualificado, realmente interessado em sistemas embarcados, promovendo, assim, o seu nome como profissional. Isso pode lhe gerar frutos, lhe proporcionando eventualmente alguma oportunidade, de emprego, de consultoria, de ensino, de palestra, etc.

 

Proporcionamos, assim, um meio para que o profissional possa ser encontrado pelo seu conhecimento em determinado assunto.

 

​Pode escrever artigos avulsos​ ou se tornar um articulista do site. Olha que legal! Se quiser somente postar conteúdo avulso e sem compromisso, sem problemas! Tem o nosso apoio!

 

Embarcados Innovation

 

Ha alguns meses nós iniciamos a atividade de outro site, o Embarcados Innovation. Este novo site tem por objetivo viabilizar ideias para que elas saiam do papel e se tornem produtos eletrônicos. Em cima desse conceito, temos várias iniciativas para que o processo de transformação de uma ideia em produto eletrônico seja potencializado, entre elas destacamos o espaço inédito no Brasil para pitch virtual, uma espécie de página personalizada para que uma startup de hardware ou futuro empreendedor possa mostrar sua ideia e ouvir o feedback do público. Diversas ideias já foram publicadas lá e o públco pode comentar sobre cada uma delas. Além disso oferecemos assessoria de marketing para Campanhas de Crowdfunding, matérias sobre Empreendedorismo e Engenharia de Produto e notícias para inspirar quem inova. Fizemos já algumas Entrevistas e Seminários com especialistas no cenário de desenvolvimento de produto e também relacionado a negócios. Disponibilizamos hoje um cadastro de startups de hardware, que podem mostrar sua marca em nosso site. Uma lista de cursos, palestras, concursos, workshops e roadshows é constantemente atualizada para que as pessoas conheçam os novos eventos relacionados à área de tecnologia. Além disso ofereceremos mentoria aos que desejam ter um direcionamento em seus trabalhos.

 

Esperamos com isso contribuir para o crescimento de nossa economia, atrair o interesse de investidores, aceleradoras e incubadoras para as novas invenções mostradas no site e criar um ambiente virtual propício a empreendedorismo. Esperamos também que tomadores de decisão, gerentes e diretores de empresas de tecnologia também frequentem o site pois os artigos também versarão sobre boas práticas de projeto e assuntos relacionados à cadeia de suprimentos. Nos juntamos a diversos sites que já trabalham com esses assuntos relacionados a empreendedorismo, mas nos concentraremos em produtos eletrônicos. Queremos ser conhecidos pelos que são apaixonados por ideias de produtos eletrônicos e pelos que desejam participar ou que já participam de startups de hardware.

 

E nesses últimos dias o Embarcados Innovation apoiou a primeira campanha de financiamento de uma placa eletrônica do Brasi. E deu certo! Batemos a meta!!! Vinícius Senger e Yara da Globalcode fizeram história com sua placa IoT Surfboard e até dobraram a meta! Essa foi então a primeira campanha de Crowdfunding que teve sucesso e com uma meta ambiciosa para a nossa realidade e economia atual. Outras campanhas já estão engatilhadas e esperamos que, com nossa assessoria a campanha possa ser um sucesso.

  

Redes sociais

 

O Embarcados está presente nas principais redes sociais, onde publicamos diariamente artigos, notícias e eventos. Temos uma movimentação maior no Facebook, onde além de publicar nossos artigos, sempre compartilhamos notícias e novidades de páginas relacionadas, empresas e pessoas públicas do setor. Recentemente atingimos a marca de 5.000 seguidores no Facebook.

 

Temos uma página no LinkedIn, onde publicamos diariamente artigos e notícias. Além disso temos um grupo de discussão onde os seguidores podem compartilhar informações e comentar sobre um determinado assunto.

 

O Google+ segue a mesma linha do Facebook, já no Twitter compartilhamos notícias e tweets das principais empresas e profissionais do setor de embarcados do mundo.

 

Caso você não conheça algum de nossos perfis nas redes sociais apresentadas, convidamos para seguirem e participarem dos comentários que sempre agregam ao aprendizado. Caso desejem receber as notícias de forma imediata, habilitem as notificações presentes em cada plataforma.

 

 

Agradecimentos

 

Estamos muitos felizes com essa marca e só temos a agradecer aos nossos leitores, articulistas, empresas que nos apoiam, pessoas que enviaram artigos avulsos e empresas que anuncaram vagas e eventos, alem de todos que acreditam em nosso trabalho. Acreditamos no Brasil e que com o compartilhamento de conhecimento na área de sistemas eletrônicos teremos um país melhor com profissionais mais qualificados e nossos projetos e profissionais serão destaques no mundo. Deixamos claro que sonhamos, queremos e estamos trabalhando para que o Brasil seja um pais de ponta na área de sistemas eletrônicos. Em nosso trabalho não queremos deixar nada a desejar com relação aos melhores sites do mundo no assunto.

 

Tem alguma sugestão para nos dar? Pode enviar um comentário ou mensagem pelo contato do site. Fiquem à vontade para criticarem.

 

Ahhh...que tal escrever um artigo técnico e mandar pra gente?