EasyEDA - Simulador de circuitos on-line

Conhecer novas ferramentas de desenvolvimento é sempre interessante (e por que não dizer uma diversão?). Através de um comentário realizado por um visitante no artigo sobre o simulador Paul Falstad’s Circuit Simulator Applet, tomei conhecimento sobre o Simulador de circuitos on-line EasyEDA.

 

A ferramenta EasyEDA traz uma proposta muito interessante ao integrar todo um ecossistema online para desenvolvimento de circuitos a partir de seu esquemático, simulação spice, roteamento da PCB com possibilidade de exportar os gerber/drill files ou mesmo confeccionar sua PCB através do próprio sistema, ajudando na manutenção da ferramenta.

 

Existe um ar colaborativo onde os projetos desenvolvidos ficam disponíveis a todos da comunidade, podendo ser “clonados” e modificados. Existe ainda a possibilidade de desenvolver projetos privados. No plano padrão, o usuário possui inicialmente acesso a dois projetos privados que ficam hospedados na nuvem, entretanto também pode escolher por salvar os projetos diretamente em seu desktop. Através de algumas ações colaborativas, o utilizador pode ganhar o acesso a novos projetos privados. Dependendo da necessidade, o usuário pode adquirir um plano Professional ou Enterprise.

 

Existe um tutorial explicando as principais funcionalidades da ferramenta, além de um ebook sobre a simulação spice.

 

O vídeo a seguir apresenta de maneira resumida as funcionalidades da ferramenta EasyEDA.

 

 

Clicando em resource são apresentados os projetos compartilhados com a comunidade e exemplos da ferramenta.

 

easyeda resource
Figura 1 - Resources, projetos disponibilizados a comunidade

 

Por fim, aproveite mais essa ferramenta online que pode facilitar o dia a dia dos hobistas, técnicos, engenheiros e makers.

Haroldo Amaral
Doutorando em Eng. Elétrica pela Poli-USP, mestre em Eng. Elétrica pela UNESP-Bauru e graduado em Tecnologia em Sistemas Biomédicos pela FATEC-Bauru.Um apaixonado por eletrônica que adora passar seu tempo "queimando alguns componentes" e escovando alguns bits. Entre outras paixões estão a música, uma boa reunião com os amigos, papear sobre tecnologia e afins.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificar
avatar