Display TFT com Arduino Esplora

Display TFT

A placa Arduino Esplora apresenta diversos recursos integrados que possibilitam variadas aplicações. Seu design lembra um joystick e motiva o desenvolvimento de jogos e interfaces homem máquina. Além dos sensores e saídas, é possível conectar um display TFT nos conectores headers disponíveis na placa, ampliando ainda mais as possibilidades de aplicações com ela.

 

Neste artigo vamos apresentar como desenvolver uma aplicação para leitura de sensores e exibição dos valores no display TFT.

 

Este display TFT foi adquirido em parceria com a loja FILIPEFLOP, fornecedora de placas e componentes eletrônicos no Brasil.

 

 

Display TFT para Arduino Esplora

 

O display TFT para Arduino Esplora possui 1,77" com 160 x 128 pixels de resolução. Possui backlight e, no lado de trás da placa, um conector para micro SD. Com este display é possível criar imagens coloridas assim como armazenar imagens ou outras informações no micro SD para uso posterior. A figura 1 exibe o display TFT:

 

Display TFT
Figura 1 - Display TFT

 

A interface com esse display é feita através de comunicação SPI. Você pode ver os detalhes desse display em seu datasheet. A figura 2 exibe os pinos utilizados para interface com o microcontrolador:

 

Pinagem do display TFT
Figura 2 - Pinagem do display TFT

 

Conforme se pode observar na figura 2, o display funciona com uma tensão de 5V. A comunicação tanto com o display quanto com o micro SD é feita através da SPI, note a presença de pinos CS para cada um.

 

Para a utilização do display na Arduino Esplora é necessário a utilização da biblioteca TFT library e a biblioteca SPI.

 

 

Exemplo de uso do display TFT

 

No exemplo abaixo será apresentado como escrever texto no display, assim como fazer a leitura de alguns sensores presentes na placa e exibir seus valores na tela. Não há a necessidade de nenhum hardware adicional, apenas a Arduino Esplora e o display TFT, conforme exibido na figura 3:

 

Display TFT conectado a Arduino Esplora
Figura 3 - Display TFT conectado a Arduino Esplora

 

O código a seguir exibe passo a passo como utilizar as bibliotecas para manipulação do display e a biblioteca para acesso de recursos da Esplora:

 

 

Conforme os comentários no código apresentado, com o uso destas bibliotecas você tem a facilidade de manipulação de textos e formas no display, escolhendo a cor de fundo, cor de escrita e tamanho de letras. Note que para não sobrescrever a tela é necessário apagar os últimos caracteres antes da atualização dos valores.

 

E você leitor, já utilizou esse display? Conte suas experiências.

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Fábio Souza
Engenheiro com experiência no desenvolvimento de projetos eletrônicos embarcados. Hoje é diretor de operações do portal Embarcados, onde trabalha para levar conteúdos de eletrônica, sistemas embarcados e IoT para o Brasil. Também atua no ensino eletrônica e programação pelo Brasil. É entusiastas do movimento maker, da cultura DIY e do compartilhamento de conhecimento, publica diversos artigos sobre eletrônica e projetos open hardware, como o projeto Franzininho Participou da residência hacker 2018 no Redbull Basement. Quando não está ministrando palestras, cursos ou workshops, dedica seu tempo “escovando bits” ou projetando placas eletrônicas.

3
Deixe um comentário

avatar
 
1 Comment threads
2 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Fabio_Souza_Embarcadossilvio cavalcante Recent comment authors
  Notificações  
recentes antigos mais votados
Notificar
silvio cavalcante
Visitante
silvio cavalcante

Olá Fábio muito bom o seu exemplo do display TFT com o arduino esplora, e acompanhado o seu exemplo eu fiz umas mudanças reescrevendo o sketch para um arduino nano.
Mas estou com dificuldades na seleção de cores não consegui entender como misturar as cores pois o verde, azul e vermelho e tramguilo mas o resto da palheta de cores não entendi.
voce pode me dar uma dica
Grato Silvio Cavalcante

Fabio_Souza_Embarcados
Visitante
Fabio_Souza_Embarcados

Olá Silvio,

Que bacana que está portando para o nano.

Para criar cores vc dever combinar o RGB, nas funções: EsploraTFT.background(0,0,0);
EsploraTFT.stroke(0, 0, 0);

No caso dessas funções a sequencia de cores está da seguinte forma: BGR.

Você pode ver a combinação de RGB para gerar outras cores nesse site: http://erikasarti.net/html/tabela-cores/

Abraços

silvio cavalcante
Visitante
silvio cavalcante

Fábio, obrigado pelo link
abraços