Utilizando a Interface Digilent Analog Discovery na Orange Pi PC Plus

Há algum tempo possuo uma interface de aquisição de dados da Digilent, a Analog Discovery. Uma interface que, do meu ponto de vista, possui um excelente custo/benefício para os usuários caseiros, estudantes e até mesmo profissionais que não podem gastar muito em diversos instrumentos separadamente, como um osciloscópio, um gerador de sinais arbitrários, um analisador lógico, entre outras possibilidades.

 

Desde que recebi a interface fiquei imaginando que interessante seria transformá-la realmente em um instrumento móvel como um todo, sem depender de um notebook tradicional ou mesmo um desktop.

 

Com a popularização dos Single Board Computers enxerguei uma luz no fim do túnel, uma possível solução para portabilidade que desejava. Apesar das Rasp’s da vida serem muito populares e baratas, elas não se mostraram compatíveis com este dispositivo por algum problema de incompatibilidade com a ponte serial utilizada, algo que pode ser visto neste fórum.

 

Nas pesquisas descobri compatibilidade com a Beaglebone Black ou mesmo com a placa Zybo rodando um núcleo ARM, mas não eram opções financeiramente viáveis. Decidi então arriscar na série das Orange Pi, e fui bastante feliz.

 

Recentemente recebi minha Orange Pi PC Plus e, através deste post do articulista Pedro Bertoleti (e também de sua ajuda) consegui fazer a interface funcionar perfeitamente, e com isso surgiu a ideia de compartilhar os passos para outros usuários que possuam estes dispositivos ou mesmo para que tenham ideias diferentes dos tradicionais usos dados às SBC’s.

 

 

Passo a Passo

 

Partirei do princípio que o leitor já possui uma Orange Pi PC Plus funcionando de acordo com o post anteriormente citado.

 

Será necessário baixar o software Waveforms 2015 no site da digilent. Note que existem versões linux 32 bits, 64 bits e também com compilação específica para distros ARM based. Baixe a versão ARM deb mais recente. Conforme indicações no site, as distribuições linux dependem da instalação do software Adept 2, também da Digilent. Neste caso também baixe a versão ARM, sinalizada como Raspberry Pi.

 

Com os dois pacotes baixados partiremos para suas instalações. Para instalação utilize o comando genérico “sudo dpkg -i NOME_PACOTE”, semelhante ao que é apresentado a seguir, apenas lembre-se de substituir os x’s pela versão baixada (utilizar a tecla TAB para autocompletar ajuda bastante).

 

 

Utilize o comando a seguir para instalar possíveis dependências decorrentes das instalações anteriores.

  

 

Neste ponto já deve estar tudo ok, correto!? Bom, era o que eu pensei. Como sou iniciante em linux bateu aquela frustração ao clicar no ícone do Waveforms e notar que o mesmo não era iniciado. Seguindo a dica do Pedro Bertoleti tentei iniciar o software através do terminal, e com isso descobri que uma biblioteca estava faltando, conforme pode ser visto na figura a seguir.

 

Digilent Analog Discovery na Orange Pi PC Plus - Falta da Libpulse0
Figura 1 - Erro no terminal

 

Para corrigir a falta da Libpulse0 precisaremos realizar sua instalação.

 

 

Após sua instalação está tudo pronto, a interface é corretamente identificada e a transferência de dados ocorre de uma maneira muito fluida, semelhante a de um PC tradicional.

 

Digilent Analog Discovery na Orange Pi PC Plus - Waveforms 2015 iniciado com interface reconhecida
Figura 2 - Waveforms 2015 iniciado com interface reconhecida

 

Um exemplo da interface do gerador arbitrário de sinais rodando na SBC pode ser vista a seguir.

 

Digilent Analog Discovery na Orange Pi PC Plus - Formas de onda no gerador arbitrário de sinais
Figura 3 - Formas de onda no gerador arbitrário de sinais

 

Com este artigo espero ajudar outros usuários que possuam os mesmos dispositivos ou que possuam ideias semelhantes, mostrando que estas pequenas notáveis (SBC’s) podem nos surpreender bastante com relação à sua usabilidade.

 

Um abraço e até a próxima.

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Haroldo Amaral
Doutorando em Eng. Elétrica pela Poli-USP, mestre em Eng. Elétrica pela UNESP-Bauru e graduado em Tecnologia em Sistemas Biomédicos pela FATEC-Bauru.Um apaixonado por eletrônica que adora passar seu tempo "queimando alguns componentes" e escovando alguns bits. Entre outras paixões estão a música, uma boa reunião com os amigos, papear sobre tecnologia e afins.

2
Deixe um comentário

avatar
 
1 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Haroldo AmaralDiego Sueiro Recent comment authors
  Notificações  
recentes antigos mais votados
Notificar
Diego Sueiro
Visitante
Diego Sueiro

Muito bacana esse uso. Nunca tinha pensado nessa possibilidade.

Haroldo Amaral
Visitante
Haroldo Amaral

Diego TestDiego Teste:disqus é uma aplicação bastante interessante e diferente do bastante difundido uso das SBCs como media center ou mesmo emulador de consoles. O mais interessante é que roda tão fluidamente quanto no PC.