Desenvolvedores de software estão se tornando obsoletos?

Será que os desenvolvedores de software estão se tornando obsoletos? A resposta a essa questão obviamente é “não” – ao menos em prazo curto. 

Mas é muito provável que o mercado de trabalho desses profissionais, bem como a forma como atuam, possam ser alterados em prazo mais curto, não só em função da presença de técnicas e ferramentas low code e no code, que já vem sendo utilizadas, mas também por conta de novidades trazidas por instrumentos como o AlphaCode, que está sendo desenvolvida pela  DeepMind, unidade de inteligência artificial do Google.

A ideia é que AlphaCode consiga desenvolver software a partir do zero, de forma similar à que faz um humano. A ferramenta, em seu estágio atual, foi testada na plataforma Codeforces, que de forma simples, promove competições de programação, visando apurar a velocidade e a precisão com que problemas computacionais são resolvidos; dessas competições participam milhares de profissionais espalhados pelo mundo. 

A performance do AlphaCode foi próxima à da média dos demais concorrentes, sendo a primeira vez que um sistema de geração de código baseado em inteligência artificial atingiu esse nível. Apesar dos bons resultados, a inteligência artificial ainda não está no nível dos seres humanos no desenvolvimento de código complexo a partir do zero. No entanto, à medida em que  evolui, o AlphaCode pode ser uma ferramenta útil para melhorar a produtividade dos profissionais da área e dar suporte a pessoas que não sabem codificar.

Mas essa não é a única iniciativa na área: em junho, foi lançada uma ferramenta semelhante, o GitHub Copilot , desenvolvida através de parceria da plataforma GitHub, da qual a Microsoft é proprietária, com a OpenAI, empresa de inteligência artificial com sede em São Francisco.

O GitHub Copilot teve seu desenvolvimento iniciado em 2019, com investimentos da ordem de US$ 1 bilhão feito pela Microsoft. Ao contrário da iniciativa da DeepMind, o GitHub Copilot funciona mais como um assistente inteligente para profissionais experientes, buscando eliminar bugs e otimizar o software construído.

Profissionais da área de desenvolvimento de software devem acompanhar a evolução dessas ferramentas, de forma a não se tornarem obsoletos.

JUNTE-SE HOJE À COMUNIDADE EMBARCADOS

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Home » Software » Desenvolvedores de software estão se tornando obsoletos?
Comentários:
Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Talvez você goste:
Nenhum resultado encontrado.
Menu