Desenvolvedor, inspire-se

Este post faz parte da série Jornada de Desenvolvimento. Leia também os outros posts da série:

A inspiração é fundamental para que possamos criar. E criamos a partir de nossas ideias e experiências e, claro, de nossa vontade de agir. E essa prática é fundamental para quem trabalha com pesquisa e desenvolvimento, ou está envolvido no mundo da tecnologia.

 

Para colocar as ideias em prática e melhorá-las, é necessário rascunhar, colocar as ideias no papel. As ideias que vêm pouco a pouco brotando na nossa cabeça podem ser anotadas para formarem um quebra-cabeça ou mosaico que pode vir a ser o começo de um projeto. Experimentar, prototipar talvez é preciso, mesmo antes de efetivamente escrever suas ideias. Errar e se frustrar também faz parte desse processo de experimentação, para verificar a viabilidade de uma ideia inicial. O processo de criação pode demorar muito e uma série de testes de bancadas ou de software precisam ser feitos antes de efetivamente descobrir que determinada ideia é viável.

 

Mas como fazer para se inspirar e criar projetos incríveis? Acreditamos que existem diversas atividades que podemos fazer que estimula a nossa criatividade: leia e estude livros da sua área de atuação, conheça projetos que estão sendo desenvolvidos por pessoas e empresas no mundo todo, acompanhe o trabalho de quem você se inspira, em especial de quem trabalha com tecnologia, escute as músicas que gosta e descubra outras que ainda não ouviu, participe de seminários, cursos online, eventos e palestras e converse muito com as pessoas. E principalmente, COMPARTILHE. Ao compartilhar seu conhecimento, falando, ensinando, escrevendo e chamando outras pessoas a ler ou publicando em plataformas online como o Embarcados, você de fato procura entender melhor o assunto que têm interesse e, assim, aprende mais.

 

Online encontramos várias fontes de inspiração. Em português, o Embarcados traz diversos textos e artigos compartilhados por membros da comunidade ou empresas da área, sempre relacionados à eletrônica, além de Webinars onde os desenvolvedores podem assistir e participar com o convidado. Em inglês, o site All About Circuits e Instructables por exemplo são ótimas fontes de leitura para quem quer ver o que as pessoas estão desenvolvendo pelo mundo. No Youtube há uma lista grande de canais dedicados a dividir conhecimento na área de eletrônica e IoT.

 

No site da Mouser Electronics encontramos uma série de datasheets e application notes, além de ebooks com compilação de alguns temas atuais que podem fazer parte da complementação da formação dos desenvolvedores, servir como leitura para atualização ou inspiração para novos projetos. Inteligência Artificial, Movimento Maker e Robótica são alguns dos temas presentes nos ebooks da Mouser. Através das redes sociais, a Mouser estimula a educação em áreas relacionadas a ciências (STEAM), a cultura maker, além de promover competições relacionados a projetos de sistemas eletrônicos.

 

Estar atualizado frequentemente sobre as novas tecnologias e tendências e saber quais as ferramentas e dispositivos estão sendo utilizados para tornar essas tendências uma realidade é importante para ajudar o desenvolvedor a ter novas ideias e já imaginar de forma mais concreta como fazer para colocar em prática esse conhecimento. Além de documentação, no site da Mouser também estão disponíveis bibliotecas de footprints e símbolos que podem auxiliar no projeto, além de outras ferramentas para engenheiros. Uma das características que chama bastante atenção no site é como é simples fazer a comparação entre componentes similares, que pode ser importante na hora de analisar a viabilidade econômica ou técnica de determinado componente, placa, conector, qualquer que seja a parte utilizada no projeto. Como o estoque e disponibilidade de dispositivos é enorme, as comparações podem ser feitas com diversos itens de mercado que podem ser utilizados no projeto. O acúmulo dessas informações e ferramentas no site, e conhecimento trazido por vídeos e artigos técnicos permitem que estejamos mais informados e propicia, em conjunto com as atividades sugeridas anteriormente, o surgimento de ideias criativas.

 

Bote pra fazer, rascunhe, teste, a partir das ideias que surgem e que julga ser viável. Compartilhe, converse, documente e parta para a criação. Inovar é, afinal de contas, uma forma bem bacana de mudar o mundo de forma prática e efetiva.

 

Receba novidades exclusivas da Mouser Electronics

Cadastre-se para receber novidades da Mouser
  • Obs: os dados deste formulário serão repassados à Mouser

 

(*) este post foi patrocinado pela MOUSER ELECTRONICS

Outros artigos da série

Pesquisa e Desenvolvimento >>
NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Mouser Electronics
Mouser Electronics é um dos líderes mundiais em distribuição de semicondutores e componentes eletrônicos e distribuidor autorizado de mais de 500 fornecedores líderes da indústria. Nosso foco é a excelência em serviço ao cliente, oferendo rápida entrega e embarque imediato com a precisão no processo, desde a colocação dos pedidos até a sua entrega. Mouser oferece uma ampla seleção de produtos em estoque para rápido envio a mais de 170 países.

Deixe um comentário

avatar
 
  Notificações  
Notificar