Desafio IoT

Desafio IoT

O Desafio IoT foi lançado durante a Futurecom 2015, que ocorreu em outubro, e visa estimular um empreendedorismo nacional envolvendo pessoas e empresas na criação de soluções inovadores que apliquem o conceito de Internet das Coisas para cidades inteligentes. O concurso é realizado em conjunto com CPqD, ITS - Instituto de Tecnologia de Software e com o Fórum Brasileiro de IoT

Os grupos de participantes serão incentivados a desenvolver um projeto com fim puramente prático capaz de se tornar um produto comercial, passando por etapas de preparação e estudos, desenvolvimento de projeto e planos de negócios para os possíveis produtos. No fim, os 3 melhores projetos serão selecionados, premiados e apoiados para se concretizarem, contando inclusive com exposição no stand do Espaço Inovação Futurecom 2016.

Inscrição no Desafio IoT

A inscrição para o evento deve ser realizada neste link e tem prazo limite para o dia 30 de Novembro de 2015, sendo permitida a inscrição de equipes com até 3 membros. Não deixe de conferir também o  Regulamento do concurso, para se inteirar de todas as regras aplicadas à competição.

Na inscrição o usuário deve confirmar se é pessoa física ou jurídica, preencher dados de identificação e contato, preencher um breve resumo pessoal e informar se já possui experiência em IoT, além de informar os demais participantes, caso hajam.

Etapas

O Desafio IoT está organizado na seguinte sequência de etapas, cada qual com suas datas limites e critérios de operação, com base no Regulamento do concurso.

1. Lançamento – 29/10/2015

2. Inscrições – 30/10 – 30/11/2015

3. Seleção – 11/12/2015

4. Preparação – 11/01 – 05/02/2016

5. Elaboração do Plano – 25/03 – 06/05/2016

6. Apresentação – 30/05/2016

7. Premiação – 08/06/2016

8. Desenvolvimento – de junho a outubro de 2016

9. Exposição – 17/10 – 20/10/2016

Premiação

Os 3 Planos de Negócios mais bem avaliados serão comunicados às respectivas equipes via e-mail até o dia 06 de Junho de 2016.

Já no dia 8 de Junho de 2016, das 10h até as 12h, ocorrerá um evento presencial para a distribuição dos certificados para as equipes que chegaram até presente fase do desafio, e também a premiação dos 3 melhores planos.

Capacitação Técnica

No mês de janeiro terá início o processo de capacitação técnica intensiva das equipes inscritas, a qual ocorrerá na modalidade de Ensino à Distância (EAD). Essa fase irá durar até dia 5 de fevereiro, com abordagem dos seguintes tópicos: 

  • Redes IoT;
  • Interoperabilidade;
  • Objetos Inteligentes;
  • Segurança em IoT.

Caso tenha curiosidade, veja os Webinars do CPqD correspondentes a estes tópicos neste artigo do Embarcados.

Terminada a fase de capacitação, terá início a etapa de elaboração dos planos de negócios, os quais deverão ser entregues no início de maio.

EAD

A capacitação será feita de forma intensiva, fazendo uso de EAD e alguns encontros presenciais, com objetivo de estudar e conhecer os principais conceitos, e apresentar as melhores práticas em desenvolvimento de produtos embasados em Internet das Coisas (IoT).

“Mas é fundamental que essas soluções sejam desenvolvidas com base em premissas técnicas adequadas, para que possam ter sucesso no mercado e, de fato, ajudar a resolver problemas reais das cidades”, explica Vinícius Garcia de Oliveira, responsável pelos processos de inovação da Diretoria de Redes Convergentes do CPqD – e coordenador do trabalho de capacitação dos participantes do Desafio.

Adiante, seguem duas listagem de vídeos, correspondentes aos Módulos 1 e 2, respectivamente, do treinamento EAD proporcionado pelo CPqD para o evento.

Faça já a sua inscrição!

Caso tenha alguma dúvida a respeito do evento, entre em contato com a organização do mesmo por meio deste link.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Eventos » Desafio IoT
Comentários:
Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Talvez você goste:

Séries

Menu

WEBINAR
 

Soluções inteligentes para acionamento de MOSFETs/IGBTs com família STDRIVE

Data: 08/10 às 15:00h - Apoio: STMicroelectronics
 
INSCREVA-SE AGORA »



 
close-link