Desafio IoT

Desafio IoT

O Desafio IoT foi lançado durante a Futurecom 2015, que ocorreu em outubro, e visa estimular um empreendedorismo nacional envolvendo pessoas e empresas na criação de soluções inovadores que apliquem o conceito de Internet das Coisas para cidades inteligentes. O concurso é realizado em conjunto com CPqD, ITS - Instituto de Tecnologia de Software e com o Fórum Brasileiro de IoT

 

Os grupos de participantes serão incentivados a desenvolver um projeto com fim puramente prático capaz de se tornar um produto comercial, passando por etapas de preparação e estudos, desenvolvimento de projeto e planos de negócios para os possíveis produtos. No fim, os 3 melhores projetos serão selecionados, premiados e apoiados para se concretizarem, contando inclusive com exposição no stand do Espaço Inovação Futurecom 2016.

 

 

Inscrição no Desafio IoT

 

A inscrição para o evento deve ser realizada neste link e tem prazo limite para o dia 30 de Novembro de 2015, sendo permitida a inscrição de equipes com até 3 membros. Não deixe de conferir também o  Regulamento do concurso, para se inteirar de todas as regras aplicadas à competição.

 

Na inscrição o usuário deve confirmar se é pessoa física ou jurídica, preencher dados de identificação e contato, preencher um breve resumo pessoal e informar se já possui experiência em IoT, além de informar os demais participantes, caso hajam.

 

 

Etapas

 

O Desafio IoT está organizado na seguinte sequência de etapas, cada qual com suas datas limites e critérios de operação, com base no Regulamento do concurso.

 

1. Lançamento – 29/10/2015

2. Inscrições – 30/10 – 30/11/2015

3. Seleção – 11/12/2015

4. Preparação – 11/01 – 05/02/2016

5. Elaboração do Plano – 25/03 – 06/05/2016

6. Apresentação – 30/05/2016

7. Premiação – 08/06/2016

8. Desenvolvimento – de junho a outubro de 2016

9. Exposição – 17/10 – 20/10/2016

 

 

Premiação

 

Os 3 Planos de Negócios mais bem avaliados serão comunicados às respectivas equipes via e-mail até o dia 06 de Junho de 2016.

 

Já no dia 8 de Junho de 2016, das 10h até as 12h, ocorrerá um evento presencial para a distribuição dos certificados para as equipes que chegaram até presente fase do desafio, e também a premiação dos 3 melhores planos.

 

 

Capacitação Técnica

 

No mês de janeiro terá início o processo de capacitação técnica intensiva das equipes inscritas, a qual ocorrerá na modalidade de Ensino à Distância (EAD). Essa fase irá durar até dia 5 de fevereiro, com abordagem dos seguintes tópicos: 

  • Redes IoT;
  • Interoperabilidade;
  • Objetos Inteligentes;
  • Segurança em IoT.

 

Caso tenha curiosidade, veja os Webinars do CPqD correspondentes a estes tópicos neste artigo do Embarcados.

 

Terminada a fase de capacitação, terá início a etapa de elaboração dos planos de negócios, os quais deverão ser entregues no início de maio.

 

 

EAD

 

A capacitação será feita de forma intensiva, fazendo uso de EAD e alguns encontros presenciais, com objetivo de estudar e conhecer os principais conceitos, e apresentar as melhores práticas em desenvolvimento de produtos embasados em Internet das Coisas (IoT).

 

“Mas é fundamental que essas soluções sejam desenvolvidas com base em premissas técnicas adequadas, para que possam ter sucesso no mercado e, de fato, ajudar a resolver problemas reais das cidades”, explica Vinícius Garcia de Oliveira, responsável pelos processos de inovação da Diretoria de Redes Convergentes do CPqD – e coordenador do trabalho de capacitação dos participantes do Desafio.

 

Adiante, seguem duas listagem de vídeos, correspondentes aos Módulos 1 e 2, respectivamente, do treinamento EAD proporcionado pelo CPqD para o evento.

 

 

 

 

Faça já a sua inscrição!

 

Caso tenha alguma dúvida a respeito do evento, entre em contato com a organização do mesmo por meio deste link.

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

André Curvello
Graduado em Engenharia de Computação com ênfase em Sistemas Embarcados pela USP, campus São Carlos, possui MBA em gestão de TI pela UNIFRAN e Mestrado em Ciências pela EESC-USP. Atua como Team Leader na PST Electronics - Pósitron, sendo também professor de pós-graduação e instrutor de cursos na área de sistemas embarcados. Como hobby, gosta de programar tudo que pode ser programado, escovando bits sempre ao lado de um bom café. Gosta de compartilhar seu conhecimento por meio de palestras, e publicando artigos como colaborador dos sites Embarcados e FilipeFlop. Em 2018 foi premiado como Microsoft Most Valuable Professional em Azure IoT pela Microsoft.

Deixe um comentário

avatar
 
  Notificações  
Notificar