Conhecendo a Deo-Nano

DE0-Nano

Publiquei no embarcados um artigo sobre a placa DE0-Nano, da Terasic - confira no link. Para relembrar, essa placa conta com FPGA Altera Cyclone IV EP4CE22F17C6N (com 22320 elementos lógicos), 32 MB de SDRAM, 2 Kb EEPROM, e uma memória serial de 64 KB utilizada para configuração.

 

cyc DE0-Nano

Figura 1: Placa com FPGA Cyclone IV De0-Nano

 

O vídeo a seguir, da própria Terasic, mostra como utilizar o software demo da placa para Windows, que vem com a mesma, para verificar em um painel de controle interativo todos os seus periféricos. Serve, assim, como uma ótima introdução à placa.

 

Também apresenta passo a passo os exemplos que vêm com a placa, incluindo um exemplo com potenciômetro para mostrar o funcionamento do conversor AD, uma experiência com acelerômetro e um último experimento com display e câmera. Vamos analisar alguns desses exemplos aqui no site, além de detalhes do hardware.

 

 

 

Instalação da placa

 

Antes de conectar a placa na USB, instale o software Quartus da Altera.

 

O Sistema Operacional Windows 8 deverá reconhecer automaticamente a placa quando conectada à porta USB. Caso tenha problema para instalação do driver, instale-o manualmente e utilize o caminho para a pasta do software Quartus da Altera \altera\13.0\quartus\drivers\usb-blaster-ii , onde conseguirá encontrar o driver necessário para o bom funcionamento da placa.

 

 

Saiba mais

 

Para aprender mais sobre FPGA confira os artigos de Andre Prado:

 

 

Referência

 

http://www.altera.com/literature/hb/cyclone-iv/cyiv-51001.pdf

http://www.terasic.com.tw/en/

http://www.altera.com/products/software/quartus-ii/web-edition/qts-we-index.html

 

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Thiago Lima
Sou formado em Engenharia Elétrica na USP Sao Carlos, com mestrado em Engenharia Elétrica no Rochester Institute of Technology pelo CsF. Tenho 17 anos de experiência em projetos de circuitos eletrônicos. Escrevo regularmente para o Embarcados, adoro eventos sobre tecnologia, onde posso rever amigos e conhecer pessoas do ramo.

Deixe um comentário

avatar
 
  Notificações  
Notificar