Enviando dados seriais para o EZ Web Lynx: Final

EZ WEB LYNX
Este post faz parte da série Módulo ETHERNET EZ WEB LYNX. Leia também os outros posts da série:

Finalizando o tema abordado sobre o módulo ethernet EZ WEB LYNX, irei mostrar agora um exemplo bem prático sobre como enviar caracteres pela serial do módulo.

Para isto utiliza-se o comando “SERIAL_SEND” (sem aspas), da IDE do próprio módulo, que como já foi dito, a mesma facilita e muito o desenvolvimento para este módulo.

Outro detalhe é que os caracteres serão enviados utilizando-se seus respectivos códigos da tabela ASCII, que pode ser baixada em qualquer site mediante uma pesquisa na internet.

Estes caracteres podem ser recebidos por qualquer microcontrolador utilizando um algoritmo padrão para captura de caracteres pela serial. Não irei adentrar a este assunto, motivo pelo qual iria fugir ao escopo do assunto.

Vamos direto ao código em HTML que será inserido na IDE do módulo EZ WEB LYNX e compilado, como já vimos em artigo anterior, segue o código.

Interface no browser para envio de dados seriais para o EZ Web Lynx
Figura 1 – Interface no browser

Veja que ao final do código ainda temos um status a respeito da porta, pois poderíamos adicionar um reed switch, por exemplo, na porta para setar um pino do módulo EZ WEB LYNX que está atuando como uma entrada digital (pino 1 no caso).

No código mostrado acima o comando “SERIAL_SEND” envia, como já foi dito, o caractere em código ASCII. Por exemplo, 0x42 em ASCII seria a letra “B”.

Após enviar o respectivo caractere o módulo EZ WEB LYNX precisa sofrer um reset (ver datasheet do mesmo), para isto utilizamos no código HTML o comando “RESET” com valor = 1 indicando um reset no dispositivo.  

Com isto finalizo esta matéria sobre este excelente módulo ethernet, desenvolvido para agilizar no desenvolvimento de algum produto que precisa ser conectado à rede de computadores.

 KIT DE DESENVOLVIMENTO (placa + módulo extra + CD com software IDE e outros)
Figura 2 – KIT DE DESENVOLVIMENTO (placa + módulo extra + CD com software IDE e outros)

Link do kit aqui.

É óbvio que existem muitas outras soluções no mercado para este tipo de desenvolvimento, porém o motivo pelo qual me objetivou a adotar este módulo para alguns projetos que desenvolvi no passado, foi o tempo que obtive entre aprende-lo e desenvolver e como já dizia Leonardo da Vinci, “A simplicidade é o último grau de sofisticação”.

Outros artigos da série

<< Enviando dados seriais para o EZ Web Lynx
Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Internet Das Coisas, Software
Comentários:
Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Talvez você goste:

Séries



Outros da Série

Menu

EVENTO ONLINE

Simplificando seus projetos de Internet das coisas com o iMCP HT32SX Sigfox

DATA: 18/05 às 15:00h