Curso Processamento Digital de Sinais em Português

Curso Processamento Digital de Sinais

A Unicamp lançou esta semana em paraceria com a Coursera, um curso on-line e em português para área de engenharia.

 

O curso será sobre Processamento Digital de Sinais - Amostragem, sendo ministrado pelo professor Renato da Rocha Lopes, da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação.

 

Curso Processamento Digital de Sinais
Figura 1 - Professor Renato da Rocha Lopes, instrutor do curso

 

O curso é destinado a alunos de graduação e interessados no assunto. O curso será focado em Amostragem de sinais, que permite que sinais como músicas e imagens sejam armazenados e processados em dispositivos digitais.

 

O curso é gratuito e você pode iniciar e fazer no seu ritmo. Será composto por 28 vídeos com duração de cerca de dez minutos e uma série de 40 exercícios. A avaliação será feita através das resoluções dos exercícios.

 

 

Ementa do Curso Processamento Digital de Sinais

 

Serão abordado os seguintes tópicos:

 

1. Introdução

Nesse módulo, veremos uma introdução geral do curso. Descreveremos brevemente todos os problemas que serão estudados, motivaremos as soluções que serão apresentadas.

 

2. Senóides Contínuas

Neste módulo, faremos uma breve revisão de sinais senoidais a tempo contínuo. Veremos que todo sinal na prática pode ser escrito como uma combinação de sinais senoidais. A vantagem disso é que em muitos casos, como na amostragem, é muito fácil ver o que um sistema faz com uma senóide. Usando o fato de que tudo é uma combinação de senóides, fica então fácil ver o que o sistema faz com um sinal qualquer.

 

3. Senóides Discretas

Nesse módulo, veremos as senóides a tempo discreto. Como no caso contínuo, também podemos construir qualquer sinal prático como combinação de senóides. Mas as senóides discretas possuem algumas particularidades. Em particular, veremos que existe uma maior frequência possível para a senóide discreta, e que alguns sinais de diferentes frequências podem ser indistinguíveis. Esse fenômeno está intimamente ligado, por exemplo, ao fato de que a roda de um carro de fórmula 1 parece que está parada na transmissão da TV.

 

4. Amostragem

Nesse módulo, estudaremos em detalhe a amostragem, o processo que converte um sinal analógico em um sinal digital. Isso é o que é feito, por exemplo, em uma câmera digital e na gravação de um áudio em um smartphone. Veremos primeiramente o que ocorre quando o sinal amostrado é uma senóide. Com isso, poderemos modelar o aliasing, a principal distorção introduzida no processo. A partir desse modelo, poderemos especificar sistemas que diminuem o impacto dessa distorção.

 

5. Reconstrução

Nesse módulo, estudaremos a reconstrução, o processo que transforma um sinal digital em um sinal analógico. Veremos como podemos modelar esse processo e, a partir desse modelo, como podemos especificar filtros que minimizem as distorções resultantes.

 

6. Conclusão

Esse módulo traz um resumo de tudo o que foi visto no curso. Nesse apanhado geral, veremos a principal conclusão da amostragem, chamada de teorema de amostragem: se a taxa de amostragem e os filtros forem adequadamente escolhidos, é possível recuperar perfeitamente um sinal a partir de suas amostras.

 

Ao final do curso, o aluno poderá receber o certificado. Porém, para gerar o certificado é necessário pagar para o Coursera o valor de $29, mas não sendo obrigatório para a realização do curso.

 

O curso está na sua primeira semana e você pode acessar o mesmo nesse link e aproveitar as ótimas aulas ministradas pelo professor Renato.

 

Boas aulas!

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Fábio Souza
Engenheiro com experiência no desenvolvimento de projetos eletrônicos embarcados. Hoje é diretor de operações do portal Embarcados, onde trabalha para levar conteúdos de eletrônica, sistemas embarcados e IoT para o Brasil. Também atua no ensino eletrônica e programação pelo Brasil. É entusiastas do movimento maker, da cultura DIY e do compartilhamento de conhecimento, publica diversos artigos sobre eletrônica e projetos open hardware, como o projeto Franzininho Participou da residência hacker 2018 no Redbull Basement. Quando não está ministrando palestras, cursos ou workshops, dedica seu tempo “escovando bits” ou projetando placas eletrônicas.

2
Deixe um comentário

avatar
 
1 Comment threads
1 Thread replies
2 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Fábio SouzaHigor Recent comment authors
  Notificações  
recentes antigos mais votados
Notificar
Higor
Visitante
Higor

ainda tem como participar?