Universidade Columbia oferece curso online grátis de IoT

Há alguns dias escrevi um texto sobre um curso online que está sendo oferecido pela Universidade americana MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) sobre IoT (Internet da Coisas) chamado Internet of Things: Roadmap to a Connected World. Desta vez a Universidade Columbia (Columbia University) de Nova York nos Estados Unidos está oferecendo um curso online também sobre IoT e o melhor, de graça. O curso se chama Enabling Technologies for Data Science and Analytics: The Internet of Things. Esse curso faz parte de uma série de três cursos chamada Data Science and Analytics in Context e começada em Janeiro desse ano. É possível também fazer os dois primeiros cursos que estão disponíveis no site da plataforma edX, todos com acesso gratuito. Os cursos são Statistical Thinking for Data Science and Analytics e o Machine Learning for Data Science and Analytics.

 

Veja alguns tópicos que você vai aprender nesse curso de IoT, conforme a ementa disponibilizada pela Columbia:

  • Noção básica de Redes de Computadores, alguns protocolos e softwares para Internet of Things (IoT);
  • Como decisões e controle automático podem ser feitos com dispositivos em IoT;
  • Serão mostrados e discutidos alguns sensores, dispositivos e processadores de baixo consumo, hubs, gateways e plataformas para IoT na nuvem;
  • Serão abordados os fundamentos de extração de informações de imagens, classificação por tipos de dados e indexação por dimensão;
  • Serão apresentadas técnicas que poderão ser aplicadas para busca de imagens na nuvem, reconhecimento de face, detecção de cópias, mecanismos de busca por dispositivos móveis e segurança;
  • Analisar como são coletados, processados e analisados os dados desses dispositivos conectados em rede, na nuvem.

 

O curso de IoT começa dia 7 de março e tem duração de 5 semanas. Contará com a participação de 6 professores da Universidade Columbia dos departamentos de Engenharia Elétrica e Computação. É sugerido para esse curso uma dedicação entre 7 e 10 horas, empregadas em ver as aulas, ler os textos, incluindo artigos científicos e vídeos sugeridos pelos professores, fazer tarefas e participar de discussões entre os alunos e professores. Há a possibilidade de se obter um certificado da Universidade Columbia para esse curso. Esse certificado custa US$ 149,00 e pode ser adquirido no site do edX durante o curso.  

 

O curso será todo em inglês. Se você consegue acompanhar o curso e tem interesse na área de IoT, eu tenho certeza que é um ótimo negócio aproveitar esse curso da Columbia para aprimorar seus conhecimentos na área. O link direto para a inscrição no curso é esse. Bons estudos!

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Thiago Lima
Sou formado em Engenharia Elétrica na USP Sao Carlos, com mestrado em Engenharia Elétrica no Rochester Institute of Technology pelo CsF. Tenho 17 anos de experiência em projetos de circuitos eletrônicos. Escrevo regularmente para o Embarcados, adoro eventos sobre tecnologia, onde posso rever amigos e conhecer pessoas do ramo.

1
Deixe um comentário

avatar
 
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Franklin S.C. Bonfim Recent comment authors
  Notificações  
recentes antigos mais votados
Notificar
Franklin S.C. Bonfim
Visitante
Franklin Bonfim

Thiago Lima, estava relendo o artigo, aí tive uma dúvida. Será que eles vão gravar as vídeo aulas para serem assistidas outras vezes?