Curso microcontroladores PIC16F

Os microcontroladores PIC16F fabricados pela empresa Microchip são muito utilizados para desenvolvimento de projetos nos dias atuais.
Microcontroladores PIC

Os microcontroladores PIC16F fabricados pela empresa Microchip são muito utilizados para desenvolvimento de projetos nos dias atuais, apesar de estarem a um bom tempo no mercado. Possuem arquitetura interna de 8 bits baseado em uma arquitetura HARVARD RISC modificada com apenas 35 instruções. Possuem memória FLASH, para armazenamento do programa, além de memória EEPROM integrada. Possui diversos periféricos integrados como: Timers/Counters, conversores A/D (10 bits), módulos PWM, comunicação serial (USART, I2C, SPI, USB…) entre outros. Estes microcontroladores podem ser aplicados em diversos segmentos da indústria, desde projetos simples com contadores/temporizadores, a projetos mais complexos para controle e interface com usuário.

São microcontroladores interessantes para aprendizado e início de estudo sobre sistemas embarcados devido ao set reduzido de instruções e à grande quantidade de informações disponibilizadas na internet.

Outra característica interessante para iniciantes são os encapsulamentos DIP, muitos comuns para esta família de microcontrolador, que auxiliam na construção de protótipos caseiros.

Curso PIC – Básico

Baseado nessa plataforma de hardware, desenvolvi um curso para ensino de dos microcontroladores PIC16F com linguagem C. Este curso aborda desde conceitos sobre sistemas de numeração, passando pela estrutura básica de um microcontrolador e explorando a arquitetura interna do PIC16F883. Mais à frente é abordada a linguagem C, baseada no compilador CCS C Compiler. São apresentados os principais recursos do PIC16F883, onde são estudadas as portas de I/O digitais com técnicas de leitura de teclas, acionamento de displays de 7 segmentos, os TIMERS internos, interrupções, conversor A/D, comunicação serial e memória EEPROM, sempre com exemplos e exercícios de fixação.

Abaixo é exibido a apresentação do curso, que pode ser baixada no Slideshare:

 

O compilador utilizado pode ser baixado neste link como versão de avaliação por 45 dias.

Os arquivos do curso, bem como a documentação da placa pode ser baixado neste link.

Referências

https://www.microchip.com/
http://www.ccsinfo.com/

Engenheiro, especialista em sistemas embarcados. Hoje é diretor de operações do portal Embarcados, onde trabalha para levar conteúdos de eletrônica, sistemas embarcados e IoT para o Brasil.

Também atua no ensino eletrônica e programação. É entusiasta do movimento maker, da cultura DIY e do compartilhamento de conhecimento, publica diversos artigos sobre eletrônica e projetos open hardware.

Com iniciativas como o projeto Franzininho e projetos na área de educação, leva a cultura maker para o Brasil capacitando e incentivando professores e alunos a usarem tecnologia em suas vidas. Participou da residência hacker 2018 no Red Bull Basement.

Notificações
Notificar
guest
5 Comentários
recentes
antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Guest
Guest
18/02/2014 09:41

Muito bom. Irei acompanhar o curso 🙂

Roniere Rezende
Roniere Rezende
08/10/2016 10:47

@Fabio Carriao Filho Souza, eu consigo realizar o curso utilizando o MPLAB como compilador? Eu baixei ele a um tempo atrás mas ainda não utilizei, se for possível seria interessante para mim.

Fabio_Souza_Embarcados
Fabio_Souza_Embarcados
Reply to  Roniere Rezende
08/10/2016 16:59

@roniererezende:disqus Você pode usar o MPLAB como IDE, porém para esse curso foi usado como compilador o CCS, integrado ao MPLAB.

Abraços

Roniere Rezende
Roniere Rezende
Reply to  Fabio_Souza_Embarcados
09/10/2016 14:07

Então não haverá problemas. Ontem estudando outro tutorial, eu acabei instalando o CCS.

Fabio_Souza_Embarcados
Fabio_Souza_Embarcados
Reply to  Roniere Rezende
09/10/2016 20:32

excelente!

WEBINAR

Visão Computacional para a redução de erros em processos manuais

DATA: 23/09 ÀS 17:00 H