Curiosity – Primeiros passos com MPLAB X e compilador XC8

xc8

Vimos no artigo anterior todos os detalhes de hardware da placa Curiosity. Neste artigo vamos dar os primeiros passos com o MPLAB X e o compilador XC8 fazendo um exemplo de Hello World para placa.

Para esse tutorial serão necessárias as ferramentas:

Já apresentamos um tutorial sobre os primeiros passos com MPLAB X e XC8, porém nesse artigo vamos apresentar novamente todos os passos com foco na placa Curiosity. Vamos lá!

Criando um novo projetos para a Curiosity

Após instalado o MPLAB X e compilador XC8, abrir o MPLAB X IDE. Para iniciar um novo projeto deve-se escolher a opção: File->New Project onde será aberta uma janela para escolha do tipo de projeto, conforme exibido na figura 1. Selecione as opções Microchip Embedded -> Standalone Project e clique no botão Next.

XC8-New-Project
Figura 1 – Escolha do tipo de projeto

Próximo passo é a escolha do microcontrolador alvo. Como vimos a Curiosity vem com o PIC16F1619. Selecione Mid-Range 8-bit MCUs (PIC10/12/16/MCP) e depois procure pelo PIC16F1619 em device. Depois clique em Next:

XC8-selecionando-microcontrolador
Figura 2 – Selecionando o Microcontrolador

A próxima janela será a escolha do debug header, como apresentado na figura 3. Em nosso caso não utilizaremos este recurso e deixaremos a opção None selecionada. Pressione o botão Next nessa janela:

XC8-debugger
Figura 3 – Escolha do Debug Header

Próximo passo é a escolha da ferramenta de programação/debug. Como a Curiosity já possui integrada tal ferramenta não há a necessidade de uma ferramenta externa. Com a placa plugada no computador será exibida a opção mostrada na Figura 4. Selecione  a Curiosity e clique em Next:

XC8-select tool
Figura 4 – Selecionando ferramenta de programação/debug

Agora vamos escolher o compilador que será utilizado para a aplicação. No caso vamos trabalhar com o XC8 da própria Microchip. Selecione a versão instalada no computador e clique em Next, conforme exibido na figura 5:

XC8-Compilador
Figura 5 – Escolha do compilador

Por último, vamos dar um nome ao projeto e selecionar a pasta onde o mesmo será salvo. Para este projeto pode ser dado o nome de helloWorld, por exemplo, e depois escolha um diretório para o mesmo, conforme figura 6 abaixo. Para finalizar clique no botão Finish:

XC8-nome do projeto
Figura 6 – Nomeando o projeto

Pronto! O nosso projeto foi criado e deverá exibir uma tela inicial conforme a figura 7 a seguir:

XC8-projeto
Figura 7 – Tela inicial do projeto

Código exemplo para a Curiosity

Vamos criar um exemplo  que piscará um LED na placa Curiosity. O código será bem simples e servirá de base para outros projetos com a placa Curiosity. Antes de iniciarmos com a codificação é necessário criar o código fonte do projeto. Escolha a opção main.c conforme figura 8:

XC8-novo arquivo c
Figura 8 – Inserindo o código fonte

Será exibida uma janela para criar o novo código fonte em C, conforme figura 9. Vamos dar o nome de “main” para este arquivo e depois clicar em Finish:

XC8-nomeando o c
Figura 9 – Nomeando o código fonte

Será aberto um arquivo em branco no editor de código fonte conforme Figura 10. Para iniciar a programação, vamos inserir as seguintes linhas de código:

XC8-código main
Figura 10 – Editando o código fonte

A estrutura de código apresentada é o mínimo necessário para poder compilar o programa. A diretiva #include<xc.h> é necessária em todos os projetos com o compilador XC independente do microcontrolador utilizado no projeto. Nesse arquivo header, o compilador terá acesso às características do microcontrolador, como nome de registradores e demais estruturas. A função main() é a função principal do nosso código fonte.

Para que o microcontrolador PIC funcione corretamente, além da lógica do programa, é necessário também fazer a correta configuração dos Configurations bits, também conhecidos como Fuse bits. No MPLAB X existe uma interface gráfica que auxilia nessa tarefa. O acesso a esse recurso é feito em: Window -> PIC Memory Views -> Configurations Bits, conforme exibido na figura 11, a seguir:

XC8-configuration bits
Figura 11 – Acessando os configurations bits

Será aberta uma janela para a configuração dos bits, conforme exibido na figura 12 a seguir:

XC8-janela configuration bits
Figura 12 – Configurations bits

Selecione as opções de Configurations bits conforme apresentados na figura 12. Após a configuração, pressione o botão Generate Source Code to Output, e será gerado o código, conforme figura 13:

XC8-codigo configuration bits
Figura 13 – Código gerado para bits de configuração

O código gerado deverá ser inserido no código fonte do projeto. Para isso selecione e copie todo o código gerado e depois cole no código fonte, que deverá ficar da seguinte forma:

Exemplo

Para nosso exemplo vamos piscar o LED presente no pino RA5, conforme exibido na figura 14:

XC8-circuito teste
Figura 14 – Circuito da Curiosity

O nosso exemplo ligará e desligará o LED em intervalos de 1 segundo. Para isso precisamos digitar a seguinte sequência de código em nosso projeto:

O código apresentado acima é bem simples. Na função principal temos a configuração do pino RA5 e no loop infinito a inversão do estado do pino em intervalos de 1 segundo.

Como exercício pode-se manipular os outros LEDs (D5, D6, D7) presentes na placa Curiosity, conforme exibido na Figura 14

Conclusão

Os passos apresentados acima podem ser utilizados para inicialização de qualquer projeto utilizando a IDE MPLAB X e o compilador XC8. O foco desse artigo foi os primeiros passos com a placa Curiosity, placa que estamos utilizando para sequência de artigos sobre o assunto.  A aplicação foi bem simples, apenas os primeiros passos, onde apenas foram manipulados os registradores relacionados ao pino que o LED está ligado. No próximo artigo será exibido passo a passo como fazer a configuração utilizando o Microchip Code Configurator (MCC) e fazer uma aplicação mais elaborada para a placa Curiosity.

O que achou do exemplo apresentado? Deixe seu comentário e sugestões para os próximos artigos.

Outros artigos da série

<< Curiosity – Nova placa de desenvolvimento da MicrochipCuriosity – Iniciando com o MPLAB Code Configurator >>
Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Software » Curiosity - Primeiros passos com MPLAB X e compilador XC8
Comentários:
Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Talvez você goste:

Séries



Outros da Série

Menu
WEBINAR
Além da IoT
DATA: 27/01 às 19:30H