Cubietruck

Cubietruck

Antes de apresentar a CubieTruck, é interessante falar das duas placas que vieram antes dela. Em 2012 foi lançada a primeira placa chamada CubieBoard. O desenvolvimento dessa placa foi fruto de um crowdfunding IndieGoGo, lançado pelo CubieTeam. Ela vinha com um SoC Allwinner A10, o mesmo da Marsboard, com um processador single core ARM Cortex-A8 de 1 GHz, single GPU MALI400 e decoficador de vídeo e possuia 1GB de RAM e 4GB de NAND flash.

No ano seguinte, em 2013, a CubieBoard 2 foi lançada. Ela possui a mesma quantidade de RAM, 1GB e vinha equipada com um SoC Alwinner A20, o mesmo do OlinuXinoA20 e da nova MarsBoard: processador Dual Core ARM Cortex-A7 de 1 GHz, dual GPU MALI400MP2 e decodificador de vídeo. Essa placa possui a mesma periferia e as placa são bem parecidas.

Para mais detalhes dessas placas acesse o site em português que tem várias informações sobre as placas CubieBoard. Para quem se interessar, vale a pena conferir um comparativo entre a CubieBoard e a Raspberry Pi nesse link.Dê uma olhada na figura abaixo que ilustra a placa Cubieboard. A Placa Cubieboard 2 é bem parecida. Visualmente, apenas muda a inscrição do processador de A10 para A20.

A Cubietruck foi lançada no fim de 2013, e as vezes é chamada de CubieBoard3. Ela possui o mesmo SoC da CubieBoard2. O destaque da Cubietruck é que possui o dobro de RAM, 2GB e o dobro de NAND flash, 8GB. Além disso possui comunicação sem fio já na placa, saída VGA e conector SPDIF (audio).

Ela vem com o Android instalado e pronta para funcionar.

A figura abaixo ilustra tudo que a placa possui:

Veja abaixo algumas fotos da placa:

Faremos algumas experiências com essa placa aqui no Embarcados. Fique de olho nos próximos posts.

Para comprar uma placa dessas, uma das opções no Brasil é a Loja Mundi.

Referências:

Comparativo entre as três placas:

Unboxing

Esquemático

Documentação da placa

http://www.cubieboard.com.br/comparando-cubieboard-1-2-e-cubietruck/
http://www.cubieboard.com.br/

Linux:

Lubuntu

Android

Fedora

Desenvolvimento de Software

 Revisado por Patola, Carlos e Diego.