Sensor permite que você veja e ouça com a língua

A empresa Sapien LLC lançou recentemente uma campanha de financiamento coletivo do Cthulhu Shield, uma plataforma open source que pode ajudar pessoas com deficiência ouvirem, enxergarem ou enviarem comandos através da língua.

 

Cthulhu Shield

 

O Cthulhu é um shield para Arduino Uno ou similar, que permite que uma matriz de eletrodos entre em contato com a língua e envie/receba comandos diversos, como, por exemplo, digitar códigos para Arduino:

 

Cthulhu Shield - Comandos pela língua

A língua é incrivelmente sensível. Há muitos nervos em sua língua e, por causa da presença de um eletrólito (saliva) e do tipo de tecido na língua, é incrivelmente fácil estimulá-lo com pulsos elétricos de baixa tensão. Além disso, há muito poder intelectual dedicado a controlar o movimento da língua e processar sinais de toque vindos da língua. Essa combinação de recursos o torna ideal para substituição sensorial, bem como para interface com computadores e máquinas.

 

Sendo assim, o Cthulhu Shield permite que qualquer pessoa experimente e crie dispositivos que possam expandir sua experiência sensorial!

 

Confira o vídeo da Campanha no Kickstarter:

 

 

Além dos eletrodos, o Shield também possui uma matriz de LEDs que permite a visualização da ativação dos eletrodos.

 

Eles estão trabalhando em um conjunto de bibliotecas e exemplos para facilitar as aplicações com o Cthulhu Shield.

 

Se você quiser começar a testar o Cthulhu Shield, durante a campanha no Kickstarter sai pelo valor de $75. Há também outras opções de kits de hardware disponíveis.

 

O esquemático da placa, bibliotecas e exemplos de aplicações estão disponíveis no repositório do GitHub.

A seguir são apresentados alguns vídeos exemplos:

 

 

 

 

 

 

Confira mais detalhes sobre o projeto e pesquisa na página do Sappien LLC.

 

O que achou do projeto? Deixe seu comentário abaixo.

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Fábio Souza
Engenheiro com experiência no desenvolvimento de projetos eletrônicos embarcados. Hoje é diretor de operações do portal Embarcados, onde trabalha para levar conteúdos de eletrônica, sistemas embarcados e IoT para o Brasil. Também atua no ensino eletrônica e programação pelo Brasil. É entusiastas do movimento maker, da cultura DIY e do compartilhamento de conhecimento, publica diversos artigos sobre eletrônica e projetos open hardware, como o projeto Franzininho Participou da residência hacker 2018 no Redbull Basement. Quando não está ministrando palestras, cursos ou workshops, dedica seu tempo “escovando bits” ou projetando placas eletrônicas.

2
Deixe um comentário

avatar
 
1 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Fábio SouzaElton Egydio Mauris Recent comment authors
  Notificações  
recentes antigos mais votados
Notificar
Elton Egydio Mauris
Visitante
Elton Egydio Mauris

Parabéns pela matéria.