Campus Party Brasil 8

Campus Party Brasil

Começa hoje em São Paulo, na Expo São Paulo, a oitava edição da Campus Party Brasil, o maior evento que alia inovação, tecnologia e cultura nerd do Brasil. O evento contará com mais de 600 palestras e workshops. Ocorrerá até o próximo sábado e está recheado de atividades na área de Sistemas Embarcados.

 

Os cerca de 8000 Campuseiros já chegaram ao local e ficam acampados lá por vários dias. Uma conexão de 50 GB é oferecida pela Telefonica aos Campuseiros, que ficam no evento todos plugados!  

 

O que vai ter de legal nessa Campus Party relacionado a Sistemas Embarcados? Selecionamos para vocês o que achamos que vai ter de mais legal relacionado a sistemas embarcados a seguir.

 

Desenvolvendo Soluções para Internet das Coisas

 

Palestra de David Ruiz

Data: 4 Fevereiro 10:30

Local: Palco Jupiter

 

Como desenvolver rapidamente soluções para Internet das Coisas utilizando a plataforma da Telefônica VIVO e os Kit's de Desenvolvimento IoT.

 

Drones + Lego Mindstorm + Geolocalização + Android

 

Palestra de Fernando Veiga, Matheus Marabesi e Ricardo da Silva Ogliari

Data: 4 Fevereiro 15:30

Local: Palco Jupiter

 

Demonstração de construção de drones usando Lego, com controle via Android e Geolocalização. Apresentação na prática, com demonstração dos robôs.

 

Desenvolvendo Wearables com JavaScript

 

Palestra de Vitor Leal

Data: 4 Fevereiro 11:45

Local: Palco Jupiter

 

Vamos ver como foi projetado o novo Kit de Desenvolvimento Wearable da Telefonica VIVO que utiliza Bluetooth Low Energy e NodeJS e como você pode desenvolver o seu.

 

Hardware hacking com Python e Pingo

 

Palestra de Luciano Ramalho

Data: 5 Fevereiro 11:45

Local: Palco Júpiter

 

Pingo é uma API multi-plataforma amigável e extensível para a programação de dispositivos com pinos GPIO programáveis em Python. Atualmente a biblioteca suporta nativamente Raspberry Pi, pcDuino, UDOO e também pode controlar e monitorar Arduinos remotamente via USB. O projeto Pingo vem sendo desenvolvido no Garoa Hacker Clube. O site oficial é http://pingo.io

 

Debate: Finalmente os Robôs rompem o isolamento nas Indústrias e chegam aos lares

 

Professor Josemar de Souza, HD Mabuse, Eduardo C Peixoto

Data: 4 Fevereiro 15:30

Local: Palco Saturno

 

Irá abordar as importantes mudanças que estão sendo vivenciadas pelo setor da robótica. A Robótica Emotiva abre um novo paradigma para desenvolvimento de robôs, onde mais importante que a destreza para desempenhar tarefas repetitivas é o pensamento sobre como essas atores vão interagir em rede com os seres humanos, compartilhando espaço, contexto e sociedade. Ainda será falado  sobre como está se formando o novo mercado da Robótica doméstica e o Chair da categoria @home da Competição Brasileira de Robótica mostrará como se desenvolve tecnologia de ponta através de desafios.

 

Debate: Competições da Robótica e a disseminação da Tecnologia

 

Adam Henrique Moreira Pinto e Diogo Lacerda

Data 4 Fevereiro 21:15

Local: Palco Saturno

 

Uma importante discussão sobre como competições iguais a Robocup são importantes para o desenvolvimento da robótica.

 

Debate: Internet das Coisas

 

Eric Leandri

Data: 5 Fevereiro 18:30

Local: Palco Saturno

 

Gestão do conjunto de entidades da Internet como objetos: a Internet como um todo.

 

Debate: A realidade e futuro da impressão em 3D

 

Maureu Jefferson Benvenho

Data 6 Fevereiro 17:30

Local Palco Saturno

 

Como e quando surgiu essa tecnologia? Quais os métodos e materiais utilizados para impressão 3D existentes? A tão falada impressão 3D promete uma revolução da indústria, mas só a indústria pode ser beneficiada com este novo modo de fazer as coisas? Como a impressão 3D pode auxiliar a educação e a robótica livre? Qual a influência e importância do software livre neste processo e quais softwares ou tecnologias abertas podem ser utilizados? O que é modelagem, e como funciona o Escaneamento 3D?

 

Convidado Especial: Shubham Banerjee

 

Data: 4 Fevereiro 14:30

Local: Palco Terra

Explicará porque resolveu começar o projeto da sua impressora braille de baixo custo e como foi se tornar o mais jovem CEO a receber um investimento da Intel Capital (venture capital), além de fazer algumas demonstrações com a segunda versão da sua impressora, que já está em fase de testes.

 

Shubham Banerjee é um estudante de ensino médio e fundador da Braigo Labs Inc. com sede no Silicon Valley. Aos 12 anos, ele inventou o Braigo (Braille+Lego), uma impressora Braile de baixo custo feita com Lego, e assim ele se transformou no empresário mais jovem a receber o financiamento Venture Capital para continuar desenvolvendo sua impressora, projeto que trabalhou durante suas férias de verão de 2014.

Ele já foi entrevistado em meios internacionais como CNN, NBC, ABC, PBS, Bloomberg e ganhou diversos prêmios pelo seu trabalho inovador; incluindo uma viagem à primeira feira de maker realizada na casa Branca com a presença do Presidente Barak Obama.

 

Hackaton focado em IoT - Internet of Things

Realização: Telefonica.

 

Nesse evento ela disponibilizará aos campuseiros que participarem dois kits:

  1. Um kit wearable, com uma pulseira com sensores, bateria recarregável e conectividade Bluetooth e Wi-Fi;  
  2. Um outro composto por um microcontrolador com sensores embutidos e uma placa Raspberry Pi.

 

E então sera realizada uma competição Geek!

 

E é isso pessoal. Você que esta na Campus e viu outra palestra interessante relacionada ao mundo dos sistemas embarcados e eletrônicos, mande pra gente que colocamos na lista das palestras recomendadas.

 

E caso não consiga ir no evento, acesse o site, uma plataforma que permite que geeks de todo o mundo assistam diversas palestras e workshops online.

 

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Deixe um comentário

avatar
 
  Notificações  
Notificar