Campus Party Bahia 2 – FPGA e o mundo Open Hardware, quais os limites?

Confira neste artigo uma breve descrição e o vídeo sobre a palestra de Luckas Faria, na Campus Party Bahia 2 (CPBA 2), a qual ele comenta sobre FPGA e o mundo Open Hardware.
CPBA 2 - FPGA e o mundo Open Hardware
Durante a Campus Party Bahia 2, realizada de 17 a 20 de Abril de 2018, Luckas Farias conduziu uma palestra sobre o “FPGA (e mundo Open Hardware), quais os limites?”.
 
Luckas começou a palestra falando sobre a definição de Open Hardware, que é uma extensão de software livre para hardware, onde seus processos são expostos de forma livre para que qualquer pessoa tenha acesso e possa utilizar. Outro tema que ele também comentou foi sobre os Núcleos IP e o quanto eles são significantes para FPGAs na questão de Open Hardware. E deu exemplos desses hardwares que são total ou parcialmente abertos.
 
Também falou sobre as arquiteturas de hardware e conjunto de instruções, e como elas são importantes para projetar um hardware. Depois, Luckas define o que é e como funciona um FPGA.
 
Em seguida Luckas levantou uma série de questões: Por que hardware? Por que é vantajoso projetar um hardware? Por que é legal existir hardware livre? Por que devo utilizá-lo? E citou os recursos que ele oferece, e como fazer uma boa escolha entre dispositivos de alta ou baixa performance.
 
Mais adiante, Luckas fala sobre as duas fabricantes de FPGA das quais ele mais irá comentar, a Altera, que foi comprada pela Intel, e a Xilinx, e sobre alguns exemplos de placas e suas principais características. 
 
Por fim, ele fala sobre o futuro desta área, como ela deve evoluir e quais as expectativas.
 
Confira o vídeo abaixo sobre a participação de Luckas na Campus Party em Salvador.
 

Saiba mais

Como estruturar projetos em FPGA e VHDL

FPGA: Confira quantos recursos de hardware são gastos e veja como os otimizar

Conheça a Fipsy, placa FPGA para educação

O Embarcados tem como foco inspirar qualidade e inovação tecnológica, disseminando o conhecimento da área de sistemas embarcados.

Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

WEBINAR

Visão Computacional para a redução de erros em processos manuais

DATA: 23/09 ÀS 17:00 H