COREDuino PIC18F4550

Conheça neste artigo o COREDuino. Trata-se de um kit de desenvolvimento Open Hardware que contém o microcontrolador PIC18F4550 da Microchip.
COREDuino
Este post faz parte da série COREDuino. Leia também os outros posts da série:

Olá caro leitor, tudo bem? Apresento-lhes neste artigo o COREDuino. Trata-se de um kit de desenvolvimento Open Hardware que contém o microcontrolador PIC18F4550 da Microchip. Contém Pinout Arduino que conta com diversos periféricos em seu hardware.

O Hardware do COREDuino

A placa do COREDuino possui microcontrolador PIC18F4550 da Microchip. É um microcontrolador de 8 bits, que contém 32 KBytes de memória Flash, 2 KBytes de memória RAM, 256 Bytes de memória EEPROM e pode operar a até 48 MHz. Esse microcontrolador possui diversos periféricos internos:

  • 1 x UART;
  • 1 x SPI;
  • 1 x I2C;
  • 1 x USB;
  • ADC 10 Bit;
  • Timers 1 x 8 Bit, 3 x 16 Bit.

Como dito anteriormente, a placa do COREDuino contém diversos periféricos em seu hardware e são eles:

  • Display de LCD 16×2;
  • 4 Push Button (para aplicação);
  • 2 Trimpot (para aplicação);
  • 1 Relé NA/NF;
  • Buzzer;
  • 2 LED (para aplicação).

A seguir apresento a imagem que demonstra os pinos e periféricos presentes no COREDuino PIC18F4550.

Pinos e periféricos presentes no COREDuino PIC18F4550
Figura 1 – Pin Out COREDuino PIC18F4550

O display de LCD possui 1 Trimpot (POT3) para o ajuste de contraste. A placa conta também com conector de fonte externa de 12V.

Um Push Button destinado para RESET (MCLR) e outro Push Buttun destinado para o Bootloader (Depende do firmware utilizado).

Além dos dois LED’s destinados à aplicação do usuário, existem mais dois LED’s na placa do COREDuino. O primeiro (LED1) indica se o hardware está energizado e o segundo é o LED do Bootloader (LED2 – Depende do firmware utilizado). A seguir temos o circuito elétrico do hardware:

Circuito Elétrico COREDuino PIC18F4550
Figura 2 – Circuito Elétrico COREDuino PIC18F4550

Gravador

Como gravar o firmware no microcontrolador? Pode ser por dois caminhos:

  • O primeiro, o hardware do COREDuino possui o barramento ICSP (In-Circuit Serial Programming), que faz-se necessário a utilização de um gravador externo;
  • O segundo caminho é através Bootloader previamente gravado no hardware, utilizando o USB como interface com o computador.

Arquivos do Projeto

Como dito anteriormente o COREDuino é um projeto open hardware. Os seus arquivos estão disponíveis para que todos utilizem, os mesmos se encontram disponíveis no Github. Projeto foi desenvolvido utilizando a ferramenta Proteus 8.1.

Licença

O projeto da placa COREDuino foi desenvolvido e publicado sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International Public License.

Conclusão

Pronto! Uma vez com o projeto finalizado e publicado, agora é com você caro leitor, vamos todos confeccionar e montar várias placas do COREDuino, desenvolver diversos projetos com esse hardware, colocar em prática diversos conceitos: de programação, eletrônica e sistemas embarcados. Para que assim possamos encorajar outras pessoas a desenvolver projetos open hardware e open source.

Agradecimentos

Agradeço, em especial os demais profissionais que se dedicaram ao projeto, pois sem eles, este projeto não sairia do papel:

Referências

PIC18F4550

COREDuino PIC18F4550

GitHub COREDuino PIC18F4550

Outros artigos da série

COREDuino com Pinguino IDE >>

Desenvolvedor de Sistemas Embarcados.
Sou formado Técnico em Instrumentação e Automação Industrial/Mecatrônica pelo Colégio Salesiano Dom Bosco de Americana-SP, cursei o Engenharia Elétrica com Ênfase em Eletrônica pela UNISAL Centro Universitário Salesiano de São Paulo e atualmente estou cursando Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UNIP Universidade Paulista.

Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

WEBINAR

Imagens de Ultrassom: Princípios e Aplicações

DATA: 26/10 ÀS 19:30 H