Considere uma situação onde de maneira simples e objetiva apresente necessidade de um contador automático de eventos. Podendo ser a quantidade de peças produzidas em um processo, sequenciar o tempo de funcionamento de determinada máquina, ou até mesmo a contagem de produtos como garrafas pet para a embalagem de um fardo, como representa a situação a seguir:
Em Eletrônica Digital essa ação pode ser obtida de inúmeras formas, e uma delas é através de Circuitos Contadores.
Um dos componentes mais empregados para esta finalidade é o Circuito Integrado CD4510. É um Contador Síncrono com tecnologia CMOS (semicondutor de metal-óxido complementar) e opera em Código BCD (código binário decimal 0-9) 8421 (4 bits).
A contagem se permite através de pulsos (clocks), podendo Incrementar ou Decrementar valores em código BCD em suas saídas. Seu funcionamento é muito simples, vamos descobrir suas características principais e função de cada pino.
Para desenvolver um projeto utilizando o CD4510, é necessário conhecer suas características físicas e limitações de uso, que são disponibilizadas por seus fabricantes em seus devidos catálogos ou folha de dados (datasheet).
Segue algumas das mais importantes informações do CD4510, e que com certeza devem ser consideradas na montagem de projetos:
- Tensão Mínima de Trabalho: 5V DC;
- Tensão Máxima de Trabalho: 15V DC (varia de cada fabricante);
- Corrente de Porta (corrente de saída): 15mA;
- Velocidade Média de Operação: 8MHz;
- Pinagem.
Cada pino possui uma característica importante para o funcionamento deste Circuito Integrado. Segue análise da pinagem e finalidade de cada pino.
- CLOCK
- UP/DONW – U/D
- Output A, B, C e D – Q1, Q2, Q3 e Q4
- Count Enable – CI
- Load Input – Paralelo Enable / Entradas load input
- Carry Out
- RESET
Uma das aplicações mais comuns do Contador Síncrono CD4510 é a utilização de Displays de 7 Segmentos juntamente ao Decodificador BCD CD4511, que exibimos no artigo anterior. Logo o CD4510 executa a contagem e emite o código BCD em suas saídas, o decodificador CD4511 recebe esse mesmo código nas entradas e decodifica para algarismos decimais (0 a 9), tornando então possível a exibição nos Displays de 7 Segmentos, como retrata a situação a seguir:
Quer saber mais sobre o Circuito Integrado CD4510, simulações explicativas e sua aplicabilidade em Eletrônica Digital? Não perca a vídeo aula abaixo feita pelo Canal Eletrônica Fácil através do Professor Rodolpho Chrispim de Oliveira.
Aproveite e se inscreva no canal Eletrônica Fácil e fique por dentro de todos os assuntos do mundo da eletroeletrônica.
Rodolpho vc faz um trabalho simplesmente maravilhoso. Seus vídeos e seu site são ótimos. Parabéns e obrigada!!!
Boa noite,
Estou elaborando um placar eletronico com contador decrescente. Como faço pra iniciar em 20:00 ou em qualquer outro tempo?
Obrigado, abraço
Boa tarde meu amigo, tudo bom?
Tenho uma pequena empresa, e gostaria de saber se esse sistema consigo efetuar a contagem dos meus materiais ( pinos, valvulas, capsulas, cabos , etc) pois vem do meu fornecedor e preciso ter a precisão da quantidade que tenho em mãos.
Desde já agradeço
Grande abraço
muito obrigado.
ótimo Professor meus parabéns
tem como eu programar o CI 4510 pra que comece do digito 6 ao invés de 9?
Da sim Rodrigo, basta usar as entradas paralelas dele chamadas de A1,A2,A3 e A4.