1 Comentário

Construa um Datalogger com Arduino

datalogger-destaque

Em muitas situações há a necessidade do armazenamento de valores lidos por sensores, para análise ou estudo. Por exemplo, pode-se armazenar a variação de temperatura, umidade ou pressão de um determinado ambiente, por um período de tempo e depois fazer a análise dos dados.  O equipamento que faz a leitura e armazenamento de dados é conhecido como datalogger. O datalogger registra os valores medidos em intervalos de tempo definidos e os armazenam em uma memória não volátil para leitura num momento futuro.

Geralmente são equipamentos compactos, alimentados por baterias e que podem coletar dados do ambiente durante meses. Existem diversos tipos de dataloggers para as mais diversas aplicações.

Um datalogger é composto basicamente por um circuito microcontrolado, entradas para sensores, conversor A/D e memória não volátil para armazenamento de dados.

As vídeo-aulas a seguir exibem como criar um datalogger utilizando um Arduino UNO e um SD card. São apresentados os códigos, o desenvolvimento de um shield para interface do SD card com o Arduino UNO e como fazer a leitura dos dados de forma gráfica.

As vídeo-aulas foram desenvolvidas por Wagner Rambo da WR Kits em seu canal no Youtube.

Datalogger com SD Card - Código Arduino

Nessa vídeo-aula é apresentado o código do datalogger desenvolvido no Arduino. Esse código foi desenvolvido na IDE 1.0.5 r2 e pode ser baixado nesse link. Confira todos os detalhes:

Faça um shield para cartão SD para uso no Arduino UNO

Nessa vídeo-aula é apresentado como criar um shield para cartão SD que será utilizado no projeto do datalogger. É exibido o esquemático desenvolvido no Proteus ISIS e também o código para teste, desenvolvido no Arduino. No final é exibida a montagem do shield junto ao Arduino. Confira:

Datalogger - Projeto Completo

Nessa vídeo-aula é finalizado o projeto do datalogger, usando o shield e o código desenvolvidos nas aulas anteriores. Também é demonstrado como exibir os dados em forma de gráfico utilizando o Excel.

Para mais vídeos sobre o assunto, acesse o canal do WR Kits no Youtube e bons estudos!

Qualquer dúvida deixe seu comentário ou acesse o nosso fórum e deixe sua pergunta.

O que achou do projeto? Deixe seu comentário ou sugestões para novos projetos. Bons estudos!

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Arduino » Construa um Datalogger com Arduino
Comentários:
Notificações
Notificar
guest
1 Comentário
recentes
antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Rafael Alves Alvas
rafael
20/04/2017 09:54

Primeiro, parabéns pela sua iniciativa muito bom seus videos. Mas estou tendo dificuldades pois não aparece a pasta "wrkits.txt" no meu cartão SD Inicializando SD card.....Sucesso na inicializacao! Escrevendo em arquivo...Escrita finalizada wrkits.txt hello SD Card Shield! hello SD Card Shield! hello SD Card Shield! hello SD Card Shield! hello SD Card Shield! hello SD Card Shield! hello SD Card Shield! hello SD Card Shield! hello SD Card Shield! hello SD Card Shield! hello SD Card Shield! hello SD Card Shield! hello SD Card Shield! hello SD Card Shield! hello SD Card Shield! hello SD Card Shield! hello SD Card… Leia mais »

Talvez você goste:

Séries

Menu

WEBINAR
 
Redes Mesh para Monitoramento
e Controle de Sensores

Data: 15/07 às 14:00h Apoio: Artimar| Microchip| Tecsus
 
INSCREVA-SE AGORA »



 
close-link