Conheça o SCR

O SCR (Silicon Controlled Rectifier) faz parte da família dos tiristores, que são dispositivos semicondutores de 4 camadas usados em diversas aplicações na indústria.

 

É semelhante ao diodo, conduz em apenas um sentido, porém de forma controlada. É formado por quatro camadas, PNPN e possui 3 terminais: (A) anodo, K(catodo) e G (gate).

 

O Gate, localizado em uma das junções semicondutoras centrais, possibilita controlar a condução do componente. Assim, com um pequena corrente no gate, pode-se controlar altos níveis de corrente no SCR.

 

Algumas aplicações deste dispositivo: Retificador controlado, chave de estado sólido, controle de potência, entre outras.

 

Para facilitar o entendimento da teoria sobre o SCR e verificar o seu funcionamento na prática, a seguir é apresentada uma excelente aula, desenvolvida pelo Engenheiro Wagner Rambo da WR Kits em seu canal no Youtube.

 

 

SCR

 

 

Para mais vídeos, acesse o canal do WR Kits no Youtube e bons estudos!

 

Qualquer dúvida deixe seu comentário ou acesse o nosso fórum e deixe sua pergunta.

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Deixe um comentário

avatar
 
  Notificações  
Notificar